• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 12 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Artigos

Minha visão para revitalizar as Nações Unidas

por Liz Elaine
11 de janeiro de 2017
em Artigos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A
Berlin, Germany - November 04: Antonio Guterres, High Commissioner for Refugees of UNHCR, attends a press conference in german foreign office  on November 04, 2015 in Berlin, Germany. (Photo by Michael Gottschalk/Photothek via Getty Images)

Berlin, Germany - November 04: Antonio Guterres, High Commissioner for Refugees of UNHCR, attends a press conference in german foreign office on November 04, 2015 in Berlin, Germany. (Photo by Michael Gottschalk/Photothek via Getty Images)

 por António Guterres

Quando eu era um jovem estudante, costumava ler livros de história nos quais as guerras sempre pareciam ter um vencedor. Hoje em dia, nas guerras atuais, está cada vez mais claro que ninguém vence. Todos perdem. Tome, como exemplo, o terrível banho de sangue na Síria. Um conflito que ocorre num país e que está criando instabilidade em escala global. Anos de combates brutais levaram caos a uma região inteira, com tremores sentidos ao redor do mundo. Décadas de desenvolvimento econômico foram revertidas. Vários milhões de crianças e de jovens estão expostos agora ao ciclo da privação, do subdesenvolvimento, da radicalização e do conflito.

Os conflitos, ao redor do mundo, tornaram-se mais complexos e interconectados – gerando grandes violações do direito humanitário internacional e abusos de direitos humanos. As pessoas estão fugindo de suas casas em níveis jamais vistos em décadas. O terrorismo global ameaça cada região. Enquanto isso, a mudança climática, o crescimento da população, a rápida urbanização, a insegurança alimentar e a escassez de água contribuem para tensões e instabilidade.

A maior deficiência da comunidade internacional hoje é a falha em prevenir conflitos e em manter a segurança global. Como secretário-geral das Nações Unidas eu pedi um aumento da diplomacia para a paz e lancei um apelo para que 2017 seja um Ano para a Paz.  A ONU nasceu da guerra. Hoje, precisamos estar aqui para a paz.

Prevenir conflitos significa retornar ao básico – reforçar as instituições e construir sociedades resilientes. Como tantos conflitos são gerados a partir da marginalização e da privação de direitos, é preciso colocar o respeito pelos direitos humanos no centro das políticas nacional e internacional.  Significa também proteger e dar autonomia a mulheres e meninas, um dos passos mais importantes no desenvolvimento sustentável.

Onde as guerras já ocorrem, precisamos de mediação, de arbitragem e de uma diplomacia criativa apoiada por todos os países com influência. Os membros do Conselho de Segurança têm que cumprir com suas responsabilidades. A ONU e eu, pessoalmente, estamos prontos para atuar na resolução de conflito em qualquer parte e em qualquer momento que possamos ajudar e ser úteis. Olhando a frente, temos que assegurar que os países não sejam levados a um caminho de instabilidade e conflito, mas que possam resolver suas diferenças de forma pacífica, beneficiando as pessoas e o planeta.

A ONU tem feito avanços importantes nos últimos anos. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por líderes mundiais dois anos atrás, é um projeto para tornar o nosso mundo mais equitativo, mais sustentável e habitável. Para implementar este plano e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, precisamos ampliar o círculo de ação para incluir governos, organizações bilaterais e internacionais e as instituições financeiras internacionais. As parcerias com a sociedade civil, a comunidade empresarial e outros são fundamentais para o sucesso.

Eu também estou comprometido em assegurar que o Sistema da ONU seja reformado para proporcionar o apoio ao desenvolvimento necessário aos países-membros para atingirem estas metas.  Para que a ONU alcance o seu propósito e o seu potencial, ela também tem que mudar. É hora de reconhecermos nossas deficiências e transformarmos a maneira que  trabalhamos.

Primeiramente, precisamos levar mais coesão e consistência aos nossos esforços de construir e manter a paz.  Com frequência, os capacetes-azuis da ONU se deparam com a impossível tarefa de manter a paz em países ainda em guerra e por isso não existe uma paz real a ser mantida. Maior clareza conceitual e um entendimento compartilhado sobre o alcance de uma operação de paz deve ser a base para reformas urgentes que possam criar uma continuidade, desde prevenção e resolução de conflitos até manutenção e construção da paz, assim como o desenvolvimento.

Em segundo lugar, precisamos reformar o gerenciamento interno da ONU através de  simplificação, descentralização e flexibilidade. As Nações Unidas devem focalizar em resultados em vez de processos, nas pessoas em vez da burocracia. Eu estou comprometido a construir uma cultura de prestação de contas, um gerenciamento forte de performance e proteger com eficiência pessoas que fazem denúncias. A paridade de gênero é fundamental. Pretendo assegurar que as mulheres assumam seus lugares, de direito, em níveis seniores da ONU, e também quero criar um roteiro claro com referências e prazos para recrutar mais mulheres em todos os níveis da organização.

Mas estas reformas vitais dependerão da confiança entre os líderes, as pessoas e as instituições – nacionais e internacionais.  Nós temos de ir além do receio mútuo que tem dirigido decisões e atitudes ao redor do mundo. É hora de os líderes ouvirem e demonstrarem que eles se importam com seus próprios povos. Que eles se preocupam com a estabilidade global e com a solidariedade da qual todos dependemos.

É hora de lembrarmos dos valores da nossa humanidade comum, dos valores que são fundamentais a todas as religiões e que formam a base da Carta da ONU: paz, justiça, respeito, direitos humanos, tolerância e solidariedade. Todos que têm poder e influência têm uma responsabilidade particular de reafirmar estes ideais.  Nós enfrentamos desafios globais enormes. Eles só podem ser resolvidos se trabalharmos todos juntos.

Antônio Guterres é secretário-geral das Nações Unidas

Notícia Anterior

Mercado de falsificados causa perda de 2,5 milhões de empregos

Próxima Notícia

Bird prevê aquecimento da economia mundial

Notícias Relacionadas

Artigos

Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso

7 de maio de 2026
Artigos

A construção de Brasília não foi apenas um projeto de governo

21 de abril de 2026
Artigos

Brasília: 66 anos da capital onde o Brasil encontra o mundo

21 de abril de 2026
Próxima Notícia
Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial

Bird prevê aquecimento da economia mundial

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Tailândia faz atendimento consular em São Paulo - Tailândia faz atendimento consular em São Paulo -

Embaixadora Kundhinee Aksornwong acompanhou o trabalho da equipe, com o apoio do ITTC

Entre os dias 6 e 10 de maio de 2026, a embaixada da Tailândia, em Brasília, realizou um serviço consular itinerante em São Paulo para prestar serviços consulares aos cidadãos tailandeses residentes em São Paulo e cidades próximas. Os serviços incluíram registro civil (registro de nascimento), solicitação de passaporte, legalização de documentos e consultas consulares.

Na ocasião, a embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, reuniu-se com membros da comunidade tailandesa e entregou uma doação no valor de R$ 3.560,94 à Cátia Kim, representante do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), uma organização não governamental brasileira de direitos humanos que atua nas áreas de justiça de gênero, direitos dos migrantes, reforma da ju...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#atendimento #consulado #Embaixada #Instituto #ITTC #KundhineeAksornwong #SãoPaulo #Tailândia
Embaixadores da ASEAN preparam comemoração do dia Embaixadores da ASEAN preparam comemoração do dia da entidade -

Diplomatas planejam a festa e discutem a possibilidade de viagens de estudo pelo Brasil para ampliar a cooperação entre as nações

Chefes de embaixadas da ASEAN-Comitê Brasileiro se reuniram hoje, 11 de maio, na sede da embaixada da Indonésia, trocaram opiniões sobre o seguimento e acordo sobre as questões discutidas durante a reunião da primeira reunião do grupo este ano. O encontro foi promovido pelo presidente rotativo do Comitê ASEAN-Brasil, o Embaixador da Indonésia Andhika Chrisnayudhanto.

O chefe de missão indonésio deu seguimento e chegou a um acordo sobre assuntos discutidos na Reunião do Comitê ASEAN-Brasileiro; viagem de estudo a outros estados para fortalecer a amizade e a cooperação entre o país anfitrião Brasil e os países da ASEAN. Discutimos pontos de vista sobre seleção e verificação e a celebração do Dia...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AndhikaChrisnayudhanto #ASEAN #Asiáticos #comitê #diplomatas #Indonésia
Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presiden Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presidente cazaque -

Dirigente da pasta das Relações Exteriores é recebido pelo Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev que declarou ser o Brasil um dos principais parceiros do país asiático na América Latina.

“Sua visita ao Cazaquistão foi organizada em um momento muito oportuno. Estou confiante de que ela dará um novo impulso ao fortalecimento das relações bilaterais. A cooperação multifacetada entre nossos países vem se desenvolvendo de forma consistente”, afirmou Tokayev à Mauro Vieira. Segundo o presidente cazaque, o fato de o ministro ter ido acompanhado de uma grande delegação empresarial, demonstra a seriedade com que tratam o aprofundamento da cooperação com o Cazaquistão,

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que veio ao Cazaquistão por instrução especial do Presidente do Brasil, Luis Ináci...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #cazaque #Cazaquistão #encontro #Kassym-JomartTokayev #ministro #MuroVieira #Parceria #presidente #Visita
Quando a narrativa vira território, diplomacia sem Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso -

Desde a Primeira Guerra Mundial, narrativa é instrumento de Estado. A diferença hoje é que qualquer um pode usá-la — e nenhum tratado regula isso.

Por Gabriel Goerhing

A propaganda sempre acompanhou a disputa por poder. O que mudou foi a escala, a velocidade e, principalmente, quem passou a ter acesso ao instrumento. Em 1917, o governo britânico produziu deliberadamente relatos falsos sobre atrocidades alemãs para influenciar a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Funcionou. Décadas depois, Joseph Goebbels transformaria o rádio numa engrenagem central da máquina nazista enquanto os Aliados respondiam com a BBC e a Voz da América.

 Na Guerra Fria, a Rádio Europa Livre atravessava a Cortina de Ferro enquanto operações soviéticas de desinformação infiltravam...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Diplomacia #estratégia #GabrielGoerhing #ímproviso #narrativa #poder #Propaganda
Empresários argentinos participam de missão comerc Empresários argentinos participam de missão comercial ao MT -

Visita de dirigentes do setor de biotecnologia e agritec reforça intercâmbio tecnológico e abre portas para novas parcerias em Mato Grosso

A embaixada da Argentina no Brasil realizou, entre os dias 21 e 25 de abril de 2026, uma missão comercial ao estado do Mato Grosso, fortalecendo os laços entre Argentina e Brasil no setor da agro tecnologia. Os empresários argentinos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o dinamismo e a capacidade produtiva da região e de avaliar oportunidades comerciais para suas empresas, especialmente no segmento de produtos e serviços baseados em conhecimento aplicados a produção agrícola.

A missão incluiu visitas técnicas e comerciais nas cidades de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e coincidiu também com a realização da Norte Show, um dos principais eventos do agronegócio da região, favorecendo o...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#agritec #argentina #biotecnologia #Brasil #Intercâmbio #LucasdoRioVerde #MatoGrosso #MT #Sinop #Tecnologia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In