Senador Nelsinho Trad aprova projeto para a inclusão da prática no Currículo Escolar no estado. Embaixada da Índia emite nota de agradecimento
A embaixada da Índia no Brasil agradeceu o Senador Nelsinho Trad (MS) por propor integrar o yoga no currículo das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. “Esta iniciativa pioneira é um marco significativo na melhoria da qualidade educacional e do bem-estar dos estudantes na região”, diz nota da sede diplomática emitida nesta quinta-feira. O recente anúncio do governo do estado sobre o processo de seleção de instrutores de yoga, com início das aulas previsto para este agosto, destaca o impacto transformador dessa prática. Pesquisas extensivas e experiências práticas demonstraram que os alunos que participam de programas de yoga exibem um desempenho acadêmico aprimorado e uma melhor saúde mental.
O Senador Trad, que também atua como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Índia, tem sido um defensor firme dessa iniciativa. Sua proposta ao Secretário de Estado de Educação do MS, Hélio Daher, em dezembro do ano passado, foi impulsionada por evidências convincentes dos benefícios do yoga em ambientes educacionais. “A inclusão do yoga no nosso currículo escolar é um passo monumental. Não se trata apenas de saúde física, mas também de melhorar a concentração e a resiliência mental, afirmou o Senador Trad, que também é um distinto profissional médico.
Em estreita colaboração com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, o Senador Trad propôs a adoção global do yoga nas escolas, destacando seu papel na promoção do equilíbrio emocional e da concentração entre os alunos. ” O yoga é uma ferramenta inestimável para nossos jovens, especialmente no gerenciamento do estresse e da ansiedade. Esta conquista é um testemunho da dedicação do Governador Eduardo Riedel, do Secretário Hélio Daher e do Secretário de Esportes Marcelo Miranda, cujo apoio foi fundamental; comentou o Senador Trad.
Em nota, a embaixada lembrou o apoio do Senador Trad, para a celebração 10º Dia Internacional do Yoga, em Campo Grande, em junho. “A embaixada da Índia celebra essa conquista como um farol da crescente cooperação cultural e educacional entre a Índia e o Brasil. Estamos confiantes de que essa iniciativa contribuirá para o desenvolvimento holístico dos estudantes em Mato Grosso do Sul, estabelecendo um padrão para outras regiões seguirem”, afirma o documento.