O acordo foi assinado pelo Reitor da Universidade de Santiago de Chile, Dr. Juan Manuel Zolezzi Cid e a reitora da Universidade de Brasília, Dra. Márcia Abrahão Moura, que estava visitando a nossa universidade nos dias de hoje. O acordo, alcançado através do Instituto de Estudos Avançados, idéia, prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e troca contínua de informações sobre vários cursos, programas de graduação e pós-graduação e pesquisa e extensão, entre outros assuntos.
O acordo assinado pelo Instituto de Estudos Avançados, ideia, prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e troca contínua de informações sobre vários cursos, programas de graduação e pós-graduação e pesquisa e extensão, entre outros assuntos.
Um importante acordo de colaboração acadêmica foi assinado entre a Universidade de Santiago e a Universidade de Brasília, uma aliança que consolida as relações bilaterais existentes entre as duas instituições.
O acordo foi assinado na terça-feira 18 de junho pelo Reitor da Universidade de Santiago de Chile, Dr. Juan Manuel Zolezzi Cid, eo reitor da Universidade de Brasília, Dra. Márcia Abrahão Moura, que estava visitando a nossa universidade para nos dias de hoje.
Na cerimônia estiveram presentes em nome da Universidade de Santiago, o Vice-reitor de Pós-Graduação, Dr. Cristian Parker Gumucio; Vice-Chanceler de conexão, Dr. Karina Arias Yurisch, o decano da Faculdade de Engenharia, Juan Carlos Espinoza Ramirez, decano da Faculdade de Ciências Humanas, Dr. Marcelo Mella Polanco; e a diretora do Instituto de Estudos Avançados, IDEA, Dra. Patricia Pallavicini Magnere, entre outras autoridades.
Pela Universidade de Brasília, acompanhado por seu chanceler, o Dean de Pós-Graduação, Dr. Adalene Moreira Silva, e de Relações com Centro Consultivo Internacional para Estudos Avançados Multidisciplinares desta Casa de Estudos, Dr. Nielsen De Paula Pire.
O acordo assinado pelo Instituto de Estudos Avançados, idéia, prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e troca contínua de informações sobre vários cursos, programas de graduação e pós-graduação e pesquisa e extensão, entre outros assuntos.
O reitor da Universidade de Santiago, Dr. Juan Manuel Zolezzi Cid ressaltou que a visita da mais alta autoridade da Universidade de Brasília vem consolidar uma aliança estratégica entre as duas Casas Superior. Sua contrapartida, por sua vez, a Reitora Dra. Márcia Abrahão Moura, valorizou e agradeceu o acordo que vai desde a troca de alunos até colaborações de tipo investigativo.
Durante a sua estadia na Universidade de Santiago de Chile, o reitor da Universidade de Brasília, Dra. Márcia Abrahão Moura, visitou o Instituto de Estudos Avançados da nossa universidade e participou de uma discussão sobre a situação que as universidades públicas brasileiras estão passando.
A conversa intitulada “A Situação das Universidades Públicas no Brasil no atual contexto político” abordou diferentes aspectos da realidade das políticas públicas que estão sendo realizadas pelo atual governo brasileiro, em particular com as universidades públicas.
Durante a apresentação, o acadêmico brasileiro ofereceu aos participantes diversas informações interessantes sobre o panorama universitário que o Brasil possui, dentre as quais se destaca o importante aumento de matrículas na rede pública de ensino.
“Há vários mitos sobre o ensino superior público brasileiro que não são verdadeiros. Por exemplo, que a porcentagem do PIB alocada a ele é muito pequena ou que a maioria dos estudantes que compõem a universidade pública é de classe alta. Posso afirmar que o sistema público brasileiro, apesar das adversidades, mantém uma boa posição em relação ao investimento na educação pública universitária “, afirmou a Dra. Márcia Abraham Moura, reitora da Universidade de Brasília.
O colóquio terminou com a visualização de um resumo em vídeo das infraestruturas da Universidade de Brasília e uma rodada de perguntas para o reitor sobre as questões levantadas e os desafios futuros no âmbito nacional e no nível da América Latina.