• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Unesco reconhece Lençóis Maranhenses como patrimônio da humanidade

por Embassy News
26 de julho de 2024
em Brasil
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

Parque Nacional com Cerrado, Caatinga, Amazônia e águas cristalinas, torna-se o 24º bem da Unesco no Brasil, juntamente com o mosteiro em Gaza.

O governo brasileiro recebeu, com grande satisfação, a inscrição oficial do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A inclusão foi oficializada hoje, 26 de julho, durante a 46ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização, realizada em Nova Delhi, na Índia, com a participação do Governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior, e de representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses constitui área de beleza excepcional, com características geomorfológicas singulares de grandes proporções, sendo o único lugar do mundo onde existem dunas e lagoas de água doce formadas pela chuva. Os seus 155 mil hectares, inseridos na zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, abrigam ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, a costa oceânica e o campo de dunas que ocupa dois terços de sua área total. O relatório aprovado pelo Comitê destacou, ainda, que a área se beneficia de sólido arcabouço legal e institucional com vistas à sua proteção permanente.

Com a inscrição do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a contar com 24 sítios na Lista do Patrimônio Mundial, oito dos quais são naturais. O Maranhão, em particular, soma um novo patrimônio à sua lista, uma vez que o Centro Histórico de São Luís foi reconhecido como patrimônio cultural da humanidade em 1997. A ampliação dos sítios brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial demonstra o compromisso do governo brasileiro com a preservação do patrimônio natural do país, com a valorização de sua natureza e de sua cultura e com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Pedido – A inclusão dos Lençóis Maranhenses na lista era uma demanda antiga do setor turístico do Brasil. Um dossiê elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) formalizou a candidatura em em 2023. As paisagens do parque, únicas no mundo, ficam na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, e são reconhecidas pelas lagoas cristalinas formadas entre altas dunas. As lagoas ficam mais cheias entre os meses de maio e setembro, após o período de chuvas, mas o local é visitado por turistas de diversas partes do mundo durante todo o ano.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem beleza e importância e reconhecidas
Tags: BrasilLençóis MaranhensesNacionalparquepatrimônioUnesco
Notícia Anterior

Estudantes cazaques participam da 21ª Olimpíada Internacional de Linguística (IOL)

Próxima Notícia

Khalid al-Mudaifer: “Brasil e Arábia têm complementaridade”

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Líbano discute combate à fome e ajuda humanitária no MDS

16 de abril de 2026
Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Khalid al-Mudaifer: "Brasil e Arábia têm complementaridade"

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In