• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 23 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Paraguai troca comando da polícia após morte em cela de brasileiro

por Embassy News
19 de novembro de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

O anúncio foi feito um dia após o traficante Marcelo Piloto ser acusado de matar uma jovem de 18 anos dentro de sua cela em Assunção

Notícias ao Minuto Brasil

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou neste domingo (18) pelo Twitter que o comando da Polícia Nacional do Paraguai será trocado. Deixam seus cargos o comandante da polícia, Bartolomé Báez, e o subcomandante, Luis Pablo Cantero.

O anúncio foi feito um dia após o traficante brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro da Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, ser acusado de matar uma jovem de 18 anos dentro de sua cela em Assunção, capital do Paraguai.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, a decisão de substituir o comando da polícia foi tomada após reunião do presidente com seus assessores e o Conselho de Segurança Interna. Assumirão os postos Gregorio Walter Vázquez Alderete, diretor do Instituto Superior de Educação Policial, e Eladio Sanabria Morán.

O ministro do Interior, Juan Ernesto Villamayor, declarou ainda no domingo ter ordenado que fossem retirados do presídio todos os utensílios de cozinha de metal. Eles serão substituídos por versões de plástico, segundo informações do jornal La Nación.

Piloto, apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Rio, teria golpeado e esfaqueado a vítima, Lidia Meza Burgos, no sábado (17) durante uma visita privada no presídio, onde ele está desde 2017, aguardando extradição para o Brasil.

Segundo a imprensa paraguaia, o boletim policial aponta que Burgos entrou na cela de Piloto às 12h35. Por volta das 13h50, um guarda escutou Piloto gritar e, quando foi verificar o que tinha acontecido, encontrou a jovem deitada no chão, ensanguentada. Ela foi levada ao hospital, onde sua morte foi confirmada.

Luis Pablo Cantero afirmou à rádio 970 AM no sábado que a vítima foi ferida na cabeça e, por isso, seus gritos não foram ouvidos. Depois disso, ela foi atacada por 17 vezes com uma faca de cozinha.

A ministra da Mulher do Paraguai, Nilda Romero, se pronunciou sobre o caso no Twitter no sábado. “Como instituição que vela pela proteção dos direitos das mulheres, não toleramos a violência perpetrada contra a mulher em nenhuma forma. Recordamos que o Ministério da Mulher coloca à disposição das mulheres vítimas de violência serviços de assistência social, psicológica e jurídica. Basta de violência contra as mulheres!”, escreveu.

“O ministério repudia o caso de violência extrema ocorrido, que cobrou a vida jovem de uma mulher, e insta as demais instituições competentes a tomar todas as medidas a fim de esclarecer o caso, identificar os responsáveis e aplicar as sanções devidas.”

Nascida no departamento paraguaio de São Pedro, Lidia Meza Burgos voltou da Argentina há quatro meses e há um mês cuidava de uma idosa de 90 anos. Ela morava perto do trabalho, conforme seu pai disse ao canal C9N.

Segundo Cantero, era a segunda vez que a jovem visitava o traficante -a primeira havia sido em outubro. Ela seria sua parceira, embora, na sexta (16), outra mulher, Marisa de Souza Penna, tenha solicitado permissão para se casar com Piloto – o que foi negado pela juíza Lizi Sánchez, de acordo com o jornal La Nación.

Condenado a mais de 25 anos no Brasil por um homicídio e dois roubos, Piloto tem tentado evitar sua extradição, autorizada pela Justiça do Paraguai no último dia 30 de setembro. A transferência só pode ocorrer após a conclusão de processos abertos no país vizinho.

Nesta sexta, durante o julgamento de um deles, o advogado do traficante apresentou um recurso para tentar adiar os trâmites. Agora, a morte da jovem pode prolongar ainda mais a decisão de entregá-lo às autoridades brasileiras.

O advogado disse neste sábado que seu trabalho envolve tentar mantê-lo no país com base em argumentos legais. “Qualquer outra estratégia que ele tenha é uma questão sua e ele não compartilhará comigo. Legalmente, cabe a ele ficar aqui, para mim há argumentos legais.”

Marcelo Piloto é apontado como chefe do tráfico de drogas do Complexo de Manguinhos, na zona norte carioca, e foi preso no dia 13 de dezembro de 2017 em uma megaoperação na cidade de Encarnación (a cerca de 360 km de Assunção).

Segundo informações do disque-denúncia, ele também foi chefe do tráfico de drogas das favelas Mandela 1, 2 e 3, igualmente na zona norte do Rio, onde ainda exerce influência. Depois, virou “matuto”, como é chamado o responsável por abastecer as facções com armas e drogas.

O criminoso estava escondido há anos no país vizinho, e a captura ocorreu com a colaboração da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), da DEA (Agência Antidrogas Americana) e da Polícia Nacional do Paraguai.

Piloto possui uma extensa ficha criminal, que inclui acusações de homicídio, tráfico e associação para o tráfico de drogas, latrocínio e roubos.

Ele também é acusado de fazer parte do grupo criminoso que protagonizou o resgate de Diogo de Souza Feitoza, o DG, em 2012. Na ocasião, um bando de dez homens fortemente armados invadiu a 25ª Delegacia de Polícia, no Engenho Novo, na zona norte do Rio, para retirar o suspeito do local.

Além de chefiar as bocas de fumo na região de Manguinhos, Piloto já foi investigado por envolvimento em um esquema de compra ilegal de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.

 

Notícia Anterior

Itália homenageia heróis da Força Expedicionária Brasileira

Próxima Notícia

Autoridades argentinas minimizam chances de resgate de submarino

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Autoridades argentinas minimizam chances de resgate de submarino

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Itália -

Embaixador  Alessandro Cortese e o governador Eduardo Leite participam da cerimônia de inauguração

Como parte das comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrados entre 2025 e 2026, o Consulado-Geral da Itália inaugurou nesta segunda-feira (18) uma nova sede em Porto Alegre. Localizado no edifício Duo Concept Corporate, no Centro Histórico da Capital, o espaço passa a concentrar os serviços consulares destinados à comunidade italiana no Estado.

A Itália reforçou a presença diplomática italiana no sul do Brasil e ampliando os serviços oferecidos a uma das maiores comunidades de origem italiana do mundo. A cerimônia contou com autoridades italianas e brasileiras, entre elas o secretário-geral da Farnesina, Riccardo Guariglia, o embaixador Alessandro Cortese e o governador Eduardo Leite.
Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia Brasileiros degustam azeites e tâmaras da Tunísia -

Os dois produtos tunisianos foram apresentados em imersão gastronômica nesta sexta-feira (22) na sede da Câmara Árabe, em São Paulo. Marcas do país árabe participaram da feira Apas Show nesta semana.

Brasileiros tiveram a oportunidade nesta sexta-feira (22) de provar azeites e tâmaras da Tunísia, em uma imersão gastronômica na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, após participação de empresas do país árabe na feira supermercadista Apas Show nesta semana. Os tunisianos ofereceram seus produtos para os participantes do evento “Imersão Gastronômica Sabores da Tunísia”, em uma ação para promover as tâmaras e os azeites produzidos em seu país entre consumidores do Brasil.
São Paulo ganha Colégio Dante Alighieri - Instit São Paulo ganha Colégio Dante Alighieri -

Instituição quer servir de referência na promoção da excelência educacional italiana no exterior

O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e a Dirigente Scolastica Cristina Corradini inauguraram ontem, no Colégio Dante Alighieri, uma placa comemorativa em celebração às primeiras turmas formadas com o currículo paritário italiano após mais de oitenta anos. A cerimônia contou também com a presença do Presidente do Colégio, José Farina, da Coordinatrice delle Attività Didattiche do Liceo Scientifico, Angela Angoretto, e do jornalista Emiliano Guanella.

 Após a inauguração, o Cônsul Geral Domenico Fornara e Emiliano Guanella realizaram um seminário dedicado aos alunos do Liceo Scientifico sobre os oitenta anos da República Italiana, celebrados neste ano, refletindo sobre os valores democráticos que fund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/sao-paulo-ganha-colegio-dante-alighieri/

#colégio #cônsul #consulado #Dante #DanteAlighieri #dirigente #DomenicoFornara #iTália #SãoPaulo #ScolasticaCristinaCorradini
Governo italiano doa caminhão tanque para cidade g Governo italiano doa caminhão tanque para cidade gaúcha -

Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre conduziu a cerimônia de entrega

Por iniciativa do Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, que visitou o Rio Grande do Sul em missão oficial poucos dias após as enchentes de 2024 — o Governo italiano, por meio do IILA – Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana, entregou, no dia 21 de maio, ao município de Santa Tereza, um caminhão tanque IVECO Tector 24-280, equipado para drenagem rápida de grandes volumes de água em situações de emergência hidrológica.

A doação, no valor de 140 mil euros (mais de R$ 700 mil), foi financiada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália. O IILA foi representado na cerimônia por Mauro Camicia, responsável pelo Escritório de Cooperação da organização.
Embaixadores da UE visitam universidade no Amazona Embaixadores da UE visitam universidade no Amazonas para estreitar laços de cooperação -

Missão diplomática de 17 países busca expandir parcerias acadêmicas e comerciais no contexto do Acordo UE-Mercosul.

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) recebeu, nesta quinta-feira (21/5), a visita de uma comitiva diplomática composta por embaixadores de 17 países-membros da União Europeia (UE). Liderada pela embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, a ação faz parte da missão anual do grupo no país e teve como foco discutir parcerias econômicas, comerciais e acadêmicas sob o contexto do Acordo UE-Mercosul.

Recebidos pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, os diplomatas conheceram de perto a expansão da universidade e importantes projetos de base científica voltados à sustentabilidade e inovação tecnológica na região, tais como:
Rainha Tailandesa recebe homenagem no Brasil - E Rainha Tailandesa recebe homenagem no Brasil -

Embaixadora Kundhinee Aksornwong promove cerimônia na sede diplomática

A embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, presidiu, nesta sexta-feira, 22 de maio, a cerimônia em homenagem à Rainha Kundhinee Aksornwong, Rainha Consorte no Reinado do Rei Rama VII, por ocasião do centenário do reconhecimento oficial de suas funções e contribuições reais, realizada na embaixada da Tailândia em Brasília. Participaram da cerimônia, em conjunto, funcionários da sede diplomática e membros da Team Thailand no Brasil, acompanhados de seus cônjuges.

Na ocasião, a Embaixadora depositou uma homenagem floral e acendeu incensos e velas diante do retrato de Sua Majestade a Rainha Rambai Barni, Rainha Consorte no Reinado do Rei Rama VII, em sinal de reverência real.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In