País se mostra aberto a parcerias durante visita de delegação americana
O assessor do ministro das Finanças, Khurram Schehzad, informou que a visita de uma delegação de investidores norte-americanos ao Paquistão e de seu interesse em investir em setores-chave, incluindo mineração e minerais, energia renovável, desenvolvimento de infraestrutura e tecnologia, tem grande importância para o país.
Falando a um canal de TV privado, Schehzad disse que as relações comerciais entre o Paquistão e os EUA têm um valor significativo, já que o comércio do Paquistão com o mercado americano é superavitário. Ele disse que essa visita da delegação de investidores americanos ao Paquistão melhorará ainda mais os laços entre os dois países. O Paquistão está precisando urgentemente de investimentos e tem uma relação menor entre investimento e PIB, que pode ser aumentada em 5 a 8%.
Ele disse que o governo quer um crescimento liderado pelas exportações. Os indicadores econômicos estão positivos no momento e queremos reduzir o custo de fazer negócios, disse ele, acrescentando que a taxa de juros diminuiu, a inflação caiu, a moeda se estabilizou e as reservas estrangeiras atingiram o nível dos últimos dois anos e meio. Khurram Schehzad prosseguiu dizendo que as medidas para o dimensionamento correto do governo federal e com relação à privatização estão em andamento.
O assessor afirmou aindae que os investidores estão vendo reformas estruturais no Paquistão, acrescentando que a delegação de investidores dos EUA veio oportunamente ao país, já que investidores inteligentes e perspicazes vão para onde veem mudanças para que possam obter um melhor retorno.
Schehzad disse que o Paquistão tem um grande potencial para investimentos e que todos os seus setores estão abertos para investimentos. Ele disse que priorizamos o setor agrícola, pois o investimento pode ser feito em toda a sua cadeia de valor. Temos que superar os desafios e trazer melhorias em todos os níveis para atrair investimentos estrangeiros para o país, afirmou.
Fonte: Embaixada do Paquistão em Brasília