O diplomata de origem síria foi reeleito para mais um biênio na presidência da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em 2023 e 2024. Ele comandará a entidade ao lado de quatro vice-presidentes, um tesoureiro e 12 diretores estatutários.
O diplomata Osmar Chohfi deu início neste ano a um novo mandato como presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, depois de liderar a entidade já em 2021 e 2022. Reeleito em janeiro pelo Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe para mais dois anos, Chohfi iniciou a nova fase determinado a levar a instituição para patamares ainda maiores de excelência, especialmente em digitalização e no mercado halal, o que pretende fazer juntamente com a diretoria que escolheu para acompanhá-lo.
“Para mim, foi um sentimento de realização ter recebido de novo a confiança do Conselho da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que me reelegeu para o período 2023 e 2024. Foi uma demonstração de que há confiança na atuação da diretoria que eu presido. Isso me deixa não só muito lisonjeado, mas também motivado a alcançar novos patamares de realização de excelência na Câmara Árabe. Estou certo de que a diretoria que me acompanha formará comigo uma base sólida para que atinjamos os objetivos”, disse.
A entidade será comandada por Chohfi com o vice-presidente Administrativo, Daniel Hannun, o vice-presidente de Comércio Exterior, William Adib Dib Júnior, o vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad, a vice-presidente de Comunicação e Marketing, Silvia Antibas, e o diretor tesoureiro, Nahid Chicani. A gestão ainda é composta por 12 diretores estatutários, além dos diretores executivos e do atual secretário-geral e CEO da instituição, Tamer Mansour.
Chohfi falou que um dos seus objetivos será a consolidação e a culminação do movimento de modernização tecnológica que está ocorrendo na Câmara Árabe. A instituição criou a plataforma Ellos, que usa blockchain e está transformando em digital parte da tramitação de informações relativas ao processo de comércio exterior do Brasil com os países árabes.
Outro projeto que o mandato de Chohfi vai tratar como estratégico é o Halal do Brasil, levado adiante pela Câmara Árabe e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para fazer com que mais empresas brasileiras se tornem fornecedoras de produtos halal, que são os produzidos segundo os preceitos do Islã.
Há ainda uma série de outras iniciativas que estão no foco do presidente da Câmara Árabe na fase que acaba de começar, como a cooperação com as demais câmaras de comércio árabes da América do Sul; o projeto Arab Latinos, de recuperação da memória sobre a contribuição da diáspora árabe na América Latina; e a valorização dos escritórios internacionais da Câmara Árabe, que ficam em Dubai e no Cairo, entre outras atividades. “São projetos que têm metas ambiciosas, isso vai nos exigir muito esforço, mas eu estou entusiasmado”, afirma Chohfi.