• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 15 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Diplomatas participam do Programa Embaixadores no Entorno

por Embassy News
1 de março de 2026
em Brasil
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Representantes de dez países vivenciaram experiências no Vale dos Cristais e conheceram o potencial econômico e turístico da região de Cristalina.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), iniciou, neste sábado (28/02), a 1ª edição 2026 do Programa Embaixadores no Entorno. O primeiro destino do ano foi Cristalina, que retorna ao roteiro estratégico de promoção internacional da Região Metropolitana do Entorno (RME). A cidade é conhecida por ser a maior reserva de cristais lemurianos do mundo. Representantes de dez países – Belarus, Bélgica, Palestina, Sri Lanka, Áustria, Nigéria, Senegal, Líbano, Polônia e Malta – participaram da iniciativa e conheceram o potencial turístico do município.

Realizado por meio de parceria entre a Secretaria do Entorno, o Gabinete de Relações Internacionais do Estado de Goiás, a Goiás Turismo, a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF) e a Prefeitura de Cristalina, o programa aproxima o corpo diplomático das vocações econômicas e turísticas da região.

“O Embaixadores no Entorno é uma ação estratégica para apresentar nossas potencialidades e abrir caminhos para parcerias e investimentos”, explica o secretário do Entorno, Pábio Mossoró.

No Vale dos Cristais, os diplomatas visitaram a Lagoa dos Cristais — que alterna tons de verde e azul conforme a incidência de luz —, conheceram a Pedra Chapéu do Sol e percorreram trilha leve com pontes suspensas. O trajeto é sinalizado e contou com acompanhamento das forças de segurança.

O embaixador da Bélgica, Chris Hoornaert, destacou a receptividade goiana e classificou a visita como “uma experiência única e, sobretudo, uma surpresa”. A embaixadora do Senegal, Marie Gnama Bassene, afirmou que se sentiu vivendo algo que “até então só tinha visto na televisão”. Já a embaixadora do Sri Lanka, Chaminda I. Colonne, disse que pretende retornar ao município e que identifica oportunidades futuras de negócios na cidade.

Experiência no garimpo

Os embaixadores tiveram a oportunidade de conhecer o garimpo não exploratório no Garimpo Pedra em Pé. Equipados com itens de segurança, utilizaram peneiras, selecionaram cristais e acompanharam toda a dinâmica orientada pela família responsável pelo local.

“Não é a pessoa que escolhe o cristal, é o cristal que escolhe a pessoa”, explicou a secretária municipal de Turismo, Luciana Passos. Os diplomatas também visitaram área de artesanato com joias, mandalas e peças decorativas produzidas por artesãos locais.

Potencial turístico

O prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio, destacou que “o turismo tem crescido junto com o agro” e que o município está preparado para receber visitantes e investidores.

O secretário do Entorno reforçou o caráter estratégico da iniciativa e agradeceu aos parceiros estaduais e distritais. “É uma experiência coletiva que fortalece laços e projeta o Entorno para o mundo”, afirmou.

Ao final da programação, os diplomatas asseguraram que pretendem retornar a Cristalina e divulgar, em seus países, o potencial econômico, turístico e produtivo da região.

O dia em Cristalina contou com visitas à Lagoa dos Cristais, ao Vale dos Cristais – onde está a famosa Pedra Chapéu do Sol, uma formação arqueológica de meia tonelada equilibrada em 48 centímetros -, além da visita ao Garimpo Pedra em Pé, onde os diplomatas tiveram a experiência de garimpar seus próprios cristais.

Tags: CristaisCristalinadiplomatasEmbaixadasEMBAIXADORESGoiásLuís OtávioPábio MossoróProgramaVale
Notícia Anterior

Brasil e Cazaquistão discutem cooperação comercial e econômica

Próxima Notícia

Cuba tem novo representante diplomático no Brasil

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Brasil

Congresso aprimora critérios de naturalização de imigrantes

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Cuba tem novo representante diplomático no Brasil

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In