• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Entrevistas

“O presidente ordenou a verdade dos números”, diz embaixador do Equador

por Liz Elaine
4 de abril de 2020
em Entrevistas
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Rodrigo Craveiro

Correio Braziliense

Há dois anos no posto de embaixador do Equador em Brasília, Diego Ribadeneira falou ao Correio sobre a situação em Guayaquil, onde imagens evídeos de corpos abandonados nas ruas começaram a circular nas agências de notícias e nas redes sociais. De acordo com o diplomata, o medo da população de se aproximar dos cadáveres de familiares e a falta de colaboração de hospitais e de necrotérios provocaram o problema. Ribadeneira acusou “uma campanha política perversa” que teria falsificado vídeos e os espalhado na internet para prejudicar o presidente Lenín Moreno. O embaixador admitiu que o país contabiliza 145 mortos e 3.368 infectados. Ontem, a reportagem do Correio conversou com a aposentada Carmen Márquez, 56 anos, cujo filho, Favio Joel Jaramillo Márquez, 27, morreu, na quinta-feira, em Guayaquil. “O corpo dele ainda está na casa de minha mãe, de 83 anos. Ela está sozinha e não sabe o que fazer. Telefonou para a polícia e ninguém foi buscá-lo”, desabafou. De acordo com Carmen, Joel não tinha nenhuma doença preexistente e morreu depois de sentir dores no corpo e apresentar as pernas inchadas. Ela suspeita de Covid-19. O embaixador equatoriano em Brasília disse que o governo montou uma força-tarefa para proporcionar um enterro digno e humano aos corpos.

O que ocorreu, de fato, com o sistema de saúde e o serviço funerário de Guayaquil, ante a crise envolvendo a Covid-19?

No início desta semana, houve problemas devido ao medo da população de entrar em contato com os falecidos e à falta de colaboração de médicos, hospitais e até necrotérios, devido à proibição de aglomerações.

Várias pessoas afirmaram ao Correio que corpos de familiares estariam à espera de remoção. Que resposta o governo do Equador daria a elas?

O governo formou uma Força-Tarefa Conjunta, composta por várias instituições, encarregada de remover os cadáveres de hospitais e casas e proporcionar-lhes um enterro digno e humano.

Algumas pessoas denunciam subnotificação dos casos de Covid-19 no Equador e, especialmente, em Guayaquil. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Isso nao é verdade. O próprio presidente Lenin Moreno pediu que a verdade dos números fosse transparente, mesmo que doessem. Relatórios diários são fornecidos à população.

Nas redes sociais surgiram vídeos de corpos queimados nas ruas, cadáveres em sacos plásticos e gente morrendo no meio da rua. O que é fato e o que é mentira nisso?

Você pode ver vídeos gravados no início da confusão, no fim da semana passada. Mas há outros vídeos falsificados, enviados por uma campanha política perversa, que tenta desestabilizar o governo. Milhões de notícias falsas foram detectadas, como em um vídeo contendo sacos pretos, o quais correspondiam a um vídeo gravado em Nova York, em um episódio passado. Essa campanha vem de indivíduos na Venezuela ou no México, que enviam centenas de mensagens, acompanhadas de insultos ao presidente Lenin Moreno. É lamentável e totalmente aberrante que os políticos, sem se importarem com a dor da população, tentem pescar em águas turbulentas para beneficiar seus interesses eleitorais ou simplesmente satisfazer seu radicalismo ideológico.

Qual é a real situação da Covid-19 no Equador e em Guayaquil?

No Equador, até hoje, 3 de abril, temos 3.368 infectados, 145 mortos e 65 curados. Mais 205 casos e 25 mortes foram confirmados hoje (ontem). Desses números, cerca de 75% estão na província de Guayas, cuja capital é a cidadae de Guayaquil.

Tags: Diego RibadeneiraEmbaixadorEquadorGuayaquil
Notícia Anterior

UE agradece manutenção da abertura do espaço aéreo

Próxima Notícia

OMS alerta para aumento dos casos de covid-19 entre jovens e sem doenças

Notícias Relacionadas

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara
Entrevistas

Embaixador cubano classifica bloqueio de Trump como “política genocida”

19 de fevereiro de 2026
Entrevistas

“Compartilhamos desafios”, diz embaixador do México no Brasil

24 de janeiro de 2026
Entrevistas

Mauro Vieira: ”Defendemos nossa soberania’

21 de dezembro de 2025
Próxima Notícia

OMS alerta para aumento dos casos de covid-19 entre jovens e sem doenças

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In