Liz Elaine Lôbo/ Súsan Faria
Produção: Elna Souza
A nação africana está com todas as fronteiras com os países vizinhos fechadas. Apenas supermercados, farmácias, consultórios médicos e serviços de emergência estão abertos. As empresas estão fechadas, todos os servidores públicos estão trabalhando em casa. Não houve festa no 30º aniversário de independência na Namíbia, nem nas representações diplomáticas do país em todo o mundo. De acordo com o embaixador Samuel Sheefeni Nuuyoma, o governo manterá essas medidas restritivas até 16 de abril, quando o bloqueio será suspenso. ” Isso se nenhum novo caso for relatado”, esclarece o diplomata em entrevista exclusiva para a revista Embassy. Segundo Nuuyoma, o clima na Namíbia é calmo e, no Brasil, quarenta e dois namibianos estão em quarentena. Leia a entrevista na íntegra na revista Embassy, www.embassynews.info.
Embassy – A Namíbia está conseguindo controlar o poço global da pandemia. Apenas há dias atrás, os primeiros casos de contaminação por Covid-19 foram registrados. Não há registro de mortes. Quais foram as diretrizes do governo para manter esse controle?
O Coronavírus atacou cada país inesperadamente, quando foi descoberto na China, todos os países, em minha opinião, pensavam que o vírus terminaria lá. Neste caso, a Namíbia não foi exceção, pois nos preparamos para o vírus com materiais mínimos à nossa disposição. Quando os dois primeiros casos foram relatados, o governo tomou medidas drásticas para proteger os cidadãos da propagação da epidemia. Os voos foram suspensos e todas as fronteiras com os países vizinhos foram fechados, seguidas do bloqueio. Alguns voos foram autorizados a entrar na Namíbia, mas, numa fase tardia, também foram bloqueados, especialmente voos de países europeus.
No presente momento, existem apenas dezesseis casos positivos na Namíbia, dez casos testados eram estrangeiros da Europa, enquanto seis casos eram namibianos que estavam visitando e estudando na Europa e retornaram à Namíbia. Ambos os casos relatados já se recuperaram e tiveram alta. Não há novos casos relatados.Atualmente, qualquer namibiano pode voltar à Namíbia ou a qualquer residente com uma autorização de residência ou visitante, mas na sua chegada, antes de poder se encontrar com seus parentes, deve ficar em quarentena por catorze dias positivos.
Embassy – Um casal brasileiro está preso no país. Como estão os turistas estrangeiros saindo da Namíbia? Existem outros?
Qualquer um pode deixar a Namíbia, se houver um voo disponível, se não, depois de 16 de abril quando o bloqueio será suspenso se nenhum novo caso for relatado.
Embassy -Quantos cidadãos da Namíbia vivem no Brasil? A embaixada precisou tomar alguma medida em relação à segurança ou à saída do Brasil?
Existem quarenta e dois namibianos no Brasil; todos estão seguros; eles estão trabalhando em suas residências; eles devem respeitar as leis deste país e seguir as instruções estabelecidas pelas autoridades. Não há possibilidade de tirá-los do Brasil, não há razão para fazer isso. O vírus está sendo controlado aqui, portanto, não há medo fora de controle.
Embassy – A Namíbia acabou de comemorar seu 30º aniversário de independência, infelizmente sem festa por causa da epidemia. No entanto, existem certamente outras razões para o país comemorar. Quais são esses motivos?
Sim, em sua última pergunta, a Namíbia comemorou 30 anos de independência em 21 de março de 2020 isoladamente aqui no Brasil e em casa, porque estávamos comprometidos em combater a epidemia desde o início. Também estávamos comprometidos em proteger a vida de outras pessoas que seriam convidadas para o evento de aniversário. Valorizamos a vida de toda a humanidade
Espero que o embaixador brasileiro em Windhoek possa ajudar o casal brasileiro chegar em Luanda antes do dia 19 de abril para poderem voar de volta ao Brasil