Por telefone, os dois líderes discutem também fortalecimento da parceria estratégica e do comércio entre os países e a presidência brasileira do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (10) uma ligação do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Segundo nota do Palácio do Planalto, eles falaram sobre a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão e de temas da agenda bilateral para o fortalecimento da parceria estratégica e do comércio entre o Brasil e Japão.
A presidência brasileira do G20 ganhou destaque, com ambos os líderes manifestando interesse em aprofundar a cooperação nos foros multilaterais em prol da paz, democracia e superação da pobreza. Em 2024, o Brasil preside o grupo das 20 maiores economias do mundo. De acordo com a Presidência, Lula e Kishida trataram sobre a cooperação entre Brasil e Japão em foros internacionais multilaterais em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza, temas prioritários do Brasil na presidência do G20.
Lula anunciou que o Brasil lançará uma aliança global contra a fome e a pobreza no G20 deste ano. Ele sublinhou a importância de superar as desigualdades para a defesa efetiva da democracia, enfatizando que é imperativo direcionar mais recursos para combater a pobreza do que para financiar conflitos armados. Ambos concordaram sobre a importância de fortalecer instâncias multilaterais para evitar a repetição de confrontos, citando especificamente as situações em Gaza e na Ucrânia.
Os dois líderes trocaram opiniões sobre a cooperação na arena internacional. Além disso, concordaram em trabalhar em estreita colaboração como membros do G4 na reforma do Conselho de Segurança da ONU. Lula também relembrou que Brasil e Japão completam 130 anos de relações diplomáticas. Foi mencionada ainda a intenção de uma visita do líder japonês ao Brasil. O presidente aproveitou a oportunidade para expressar sua solidariedade ao povo japonês, especialmente às vítimas dos terremotos ocorridos no início do ano.