• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Artigos

Lula e os Emirados Árabes: Um breve panorama

por Embassy News
14 de abril de 2023
em Artigos, Destaque 3
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Paulo César Rebello- Doutor em Ciência em Ciência Política

O Presidente Lula realizada a primeira visita oficial ao Oriente Médio após sua visita à China. O histórico das relações entre o Oriente Médio e o Brasil é amplo, no entanto, as relações entre o Brasil e os Emirados Árabes encontraram seu ápice durante o governo Jair Bolsonaro, quando foi assinado o acordo estabelecendo as relações entre os dois países como estratégica, em 2019.

Com o reconhecimento dos Emirados Árabes Unidos pelo governo brasileiro em 1974, houve o estabelecimento de uma pauta comercial que se manteve durante décadas, focada em petróleo e seus derivados. Há que se mencionar, ainda, a venda de equipamentos militares aos Emirados Árabes durante os anos 1970 e 1980. Nesse sentido, apesar de recente, as relações comerciais entre os dois países encontram-se pautadas numa agenda econômica que, na busca pela diversificação, fez dos Emirados Árabes um dos principais parceiros do Brasil desde 2008.

Em 2004, ao visitar os Emirados Árabes, Lula se reuniu com o presidente dos Emirados Árabes, Xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, em busca da ampliação do intercâmbio comercial entre os dois países. No entanto, ocorreram diversos avanços nas relações entre os dois países e o cenário de interlocução encontra-se, hoje, mais amplo, diversificado e estável.

Sua visita aos Emirados Árabes ocorrerá num contexto complexo. O conflito entre a Ucrânia e a Rússia, as questões humanitárias no Iêmen e a instabilidade que permeia o jogo de poder no Oriente Médio (Irã, Israel e Palestina) poderão ser temas levados a cabo pelo mandatário, além dos interesses comuns na área ambiental.

Lula deve manter reuniões com o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, atual presidente do país, além de autoridades relevantes nas áreas energética, ambiental, comercial e econômica. Destaca-se aqui a possível participação do Dr. Sultan Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada, Presidente da COP28 e Presidente da Masdar. A participação de fundos soberanos na economia brasileira, como a DP World e o fundo Mubadala, também deverão ser temas abordados nas reuniões.

Os Emirados Árabes serão os responsáveis pela realização da COP28, em Dubai, e em razão deste evento, o presidente do país declarou o ano de 2023 como o “Ano da Sustentabilidade”. Dentro desse quesito, o Brasil ainda é uma referência internacional no que se refere ao tema, Lula pretende transformar o Brasil em uma “potência verde” e, para isso, contará com o apoio do Fundo Amazônia financiado pela Noruega e Alemanha para apoiar projetos de sustentabilidade, reforçando seu compromisso de acabar com o desmatamento na Amazônia.

Nesse sentido, os Emirados Árabes poderão participar ativamente nos projetos de sustentabilidade no Brasil através de aportes financeiros, mas também pela cooperação sul-sul em projetos que possam desenvolver cidades sustentáveis, como a Masdar City, um projeto inovador que segue sendo referência internacional, além do Parque Solar Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, caracterizado como o maior parque solar do mundo.

Lula deverá contar, ainda, com o apoio dos Emirados Árabes para realização da COP30, em Belém, como reflexo do avanço no diálogo entre os dois países.

Além disso, com a eleição de Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o papel dos Emirados Árabes Unidos também deverá ser discutido, tendo em vista a entrada do país no banco ocorrida em 2021. A participação dos Emirados Árabes no Novo Banco de Desenvolvimento decorre da importância comercial dos países que formam o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além da participação dos fundos soberanos dos Emirados Árabes e a possível instalação de um escritório regional no Oriente Médio localizado no Emirados Árabes.

Nesse sentido, o diálogo Brasil-Emirados encontra-se dentro de uma lógica positiva e com diversas possibilidades de aprofundamento, abrindo espaços para um ambiente multilateral onde as questões de mútuo interesse são abarcadas dentro das relações estratégicas entre os dois países, criando oportunidades e minimizando dilemas.

Tags: Emirados ÁrabesIrãIsraelLulaOriente médiopalestinapanoramaVisitaxequeZayed bin Sultan Al Nahyan
Notícia Anterior

Malbec World Day

Próxima Notícia

“Em algum lugar nos Andes”: As belezas do Peru

Notícias Relacionadas

Artigos

A construção de Brasília não foi apenas um projeto de governo

21 de abril de 2026
Artigos

Brasília: 66 anos da capital onde o Brasil encontra o mundo

21 de abril de 2026
Artigos

O Suco de Uva brasileiro no Cenário Internacional: Ciência e Mercado

13 de abril de 2026
Próxima Notícia

“Em algum lugar nos Andes”: As belezas do Peru

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e apo ‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e aponta vantagens na nova lei de cidadania -

Diplomata diz que reforma da cidadania italiana era necessária e aponta vantagens

O embaixador Alessandro Cortese comentou a nova lei da cidadania italiana durante entrevista ao JR Entrevista, da TV Record, na última sexta-feira (30). Ele abordou a decisão da Corte Constitucional relacionada ao decreto-lei nº 36/2025, convertido na lei nº 74/2025, e destacou pontos que, segundo ele, podem beneficiar ítalo-descendentes.

Ao tratar da validade da norma, o embaixador afirmou que a legislação já está em vigor.

“A verdade é que a Corte Suprema Italiana já tem uma decisão. Disse que tudo era legítimo, tudo é correto. Então a lei, a nova lei sobre a cidadania é operante agora, em vigor”, disse em entrevista.

Ele também mencionou ...

Link completo da matéria:

https://embassynews.info/era-necessaria-embaixador-lamenta-impacto-e-aponta-vantagens-na-nova-lei-de-cidadania

#AlessandroCortese #cidadania #Embaixador #impacto #iTália #Lei #necessária #vantgens
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In