A Embaixada da Itália, já distinguida com o título de primeira Embaixada Verde de Brasília, no dia 30 de novembro de 2020 formalizou o compromisso para a obtenção, até março de 2021, da certificação “Lixo Zero” (“Zero Waste”), conferida in loco pelo Instituto “Lixo Zero Brasil”.
Localizada no centro da capital federal, a Embaixada ocupa uma área de 25.000 m2. A engenheira ambiental Luciana Souza, que acompanha a implantação do projeto “Lixo Zero” desde 2018 em articulação com o Departamento Administrativo da Sede diplomática, destacou que “antes da implantação do projeto, os 125 kg (cerca de 1,8 kg por pessoa) de resíduos produzidos por dia eram integralmente destinados ao aterro sanitário. Hoje, após a implementação do programa, são enviados para o aterro menos de 4 kg por dia (isto é, menos de 6 g por pessoa). Atualmente, a missão diplomática destina 100% dos resíduos orgânicos para a composteira in loco, possibilitando a geração de adubo, reutilizado dentro da própria Embaixada como fertilizante. Os resíduos recicláveis e os materiais eletrônicos são doados para cooperativas parceiras as quais, graças a isso, têm a possibilidade de gerar emprego e renda por meio da venda do material recebido”.
Paralelamente, a Embaixada está eliminando o uso de copos plásticos e se tornará, ainda este ano, single-use plastic free.
“O Brasil e o mundo buscam soluções e iniciativas que construam um futuro mais responsável e sustentável”, afirmou Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto “Lixo Zero Brasil” e Diretor da “Zero Waste International Alliance”. “O exemplo da Embaixada da Itália em Brasília inspirará não somente seus pares diplomáticos, mas toda a capital Brasília e os municípios brasileiros que buscam objetivos similares. Espero que esta certificação, que conferirá à Embaixada da Itália em Brasília o título – oficialmente reconhecido – de primeira Embaixada “Lixo Zero” do mundo, possa servir de exemplo e motivação para que todos se tornem cada vez mais responsáveis”.
O Embaixador da Itália, Francesco Azzarello (último à direita), se disse especialmente honrado por ter assinado o compromisso que tornará a Sede diplomática a primeira com a certificação “Lixo Zero”, e reforçou o orgulho em ver a Itália sendo referência para o Brasil no setor da sustentabilidade. O Embaixador ressaltou que é uma grande satisfação ter, mais uma vez, a Embaixada como pioneira em políticas ambientais que contribuem não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o desenvolvimento brasileiro, por meio da difusão do conhecimento, da tecnologia e da expertise italiana.