• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Entrevistas

Japão adota medidas mais severas para manter o controle da pandemia

por Liz Elaine
10 de abril de 2020
em Entrevistas
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Liz Elaine Lôbo e Súsan Faria

Produção: Elna Souza

O Japão declarou estado de emergência essa semana, mas o governo não intenciona executar lockdown. O transporte público com trem e ônibus continua funcionando. A atenção, no entanto, está redobrada na capital, Tóquio, onde se registou mais de mil casos de contaminação. Tudo tem sido feito para evitar um cluster, uma infecção coletiva. O embaixador  Akira Yamad10a fala sobre esse e outros temas, como as novas medidas econômica diante de uma crise, os efeitos do cancelamento das próximas olimpíadas e o  atendimento consular.  

Embassy- o governo japonês declarou, há poucos dias, estado de emergência para deter a propagação do coronavírus, que acelerou recentemente em algumas regiões do país, principalmente em Tóquio.  A situação está mais grave, mas está sob controle?

O governo japonês declarou, em 7 de abril, o estado de emergência com base na Legislação Especial, considerando a circunstância em que haverá o risco de causar um grave impacto na vida dos cidadãos e na economia de todos devido à propagação drástica do coronavírus em escala nacional.

As medidas do estado de emergência serão tomadas nas sete províncias, incluindo Tóquio e Osaka, até 6 de maio. O estado de emergência terminará imediatamente em caso de se considerar que não é mais necessário tomar medidas, levando em conta a situação do avanço da infecção, entre outros.

Em Tóquio, o número total de infectados ultrapassou mil casos. A esta altura, está aumentando o número de casos em um o ritmo de dobrar a cada cinco dias. Conforme a projeção dos especialistas, se reduzirmos o contato físico pessoal para no mínimo 70% ou para 80% no máximo, espera-se sair do pico de aumento em duas semanas  e depois reduzir o número de infectados. Com isso, poderemos não somente evitar o aumento explosivo de infectados, mas também bloquear a infecção por meio de medidas contra cluster(infecção coletiva).

Esta declaração do estado de emergência não intenciona executar lockdown, fechamento das cidades, que tem ocorrido nos países europeus e nos Estados Unidos. O transporte público com trem e ônibus continuará a funcionar. Não haverá o fechamento das ruas e tampouco haverá a necessidade, segundo os especialistas.

Embassy – Como estão as restrições no Japão devido ao coronavírus?

Até agora, o governo japonês tem solicitado aos cidadãos que evitem espaço fechado, aglomeração e contato próximo, além do cancelamento, adiamento ou redução do tamanho dos eventos de grande escala, entre outros.  Com a declaração do estado de emergência, os governadores destas províncias poderão solicitar, com base na Legislação Especial, que evitem sair de casa e restringir o uso de estruturas de uso comum de certa escala tais como quadras esportivas ou estabelecimentos de entretenimento, assim como restringir a realização de eventos, entre outros.

Não haverá o fechamento de cidades com medidas coercivas de multa como lockdown que ocorreu em países europeus e nos Estados Unidos. Mesmo com a solicitação dos governadores para não sair, os cidadãos poderão sair em casos necessários para manter a vida como: ir às instituições médicas; fazer compras de itens básico realizar o trabalho que seja imprescindível; e passear ou fazer corridas para manter a saúde.

Embassy – A imprensa divulgou que o Japão estuda lançar pacote de estímulos de US$ 1 trilhão. Como será isso? As empresas japonesas vão participar de que forma?

O governo japonês anunciou a implementação das medidas econômicas em maior escala no mundo com o valor de 108 trilhões de ienes, equivalente a 20% do PIB, com o intuito de proteger o emprego e a vida do impacto grave na economia causado pela infecção do novo coronavírus.

Por meio das medidas, realizaremos a distribuição financeira de mais de seis trilhões de ienes ao total às famílias e empresários da micro, pequena e média empresa que estão sob dificuldades. Além do auxílio de 300 mil ienes para cada família, apoiaremos com firmeza a vida das famílias com muitas crianças por meio do auxílio adicional para crianças de 10 mil ienes por pessoa. Distribuiremos dois milhões de ienes ao máximo aos empresários da micro, pequena e média empresa que tiveram a queda significativa nos lucros, e um milhão de ienes aos empresários individuais. Além disso, implementaremos a moratória de pagamento no valor de 26 trilhões de ienes que inclui a redução do o imposto sobre propriedade predial e a moratória de um ano no pagamento do imposto sobre consumo e do seguro social.

Embassy-  Que tipo de prejuízo o Japão terá também com o adiamento das Olimpíadas para 2021?

A respeito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2021, o governo japonês avançará firmemente nos preparativos em estreita coordenação com as repartições competentes, a fim de realizar os Jogos sem preocupações e em segurança nas datas definidas. Considera-se que há desafios como despesas adicionais devido ao adiamento. Contudo, o COI, a cidade anfitriã Tóquio e o Comitê Organizador que prepara e administra os Jogos, são os realizadores dos Jogos, assim sendo, cabe ao governo apoiar a cidade de Tóquio e o Comitê Organizador. Estamos cientes de que as organizações, principalmente o Comitê Organizador e a cidade de Tóquio, estão levando em consideração o aumento nas despesas devido ao adiamento.

Embassy – QuaL o apoio a embaixada está dando aos cidadãos japoneses residentes no Brasil, aos que precisam de documentos, de viajar? Quantos são?

Temos fornecido aos cidadãos japoneses no Brasil alertas com informações a respeito do novo coronavírus, informações sobre voos que partem do Brasil, entre outros, por meio do e-mail consular, sites e através da rede social da Embaixada do Japão, os Consulados Gerais e dos Escritórios Consulares no Brasil.

Além disso, estamos realizando uma pesquisa com os cidadãos japoneses no intuito de fortalecer ainda mais as medidas de segurança dos cidadãos e compreender com precisão as situações de cada um, entre outros.  O número dos cidadãos japoneses no Brasil totalizam 51,410 pessoas, em dados de outubro de 2018.

Tags: JapãoOlimpíadaspandemiaTokio
Notícia Anterior

A difícil situação dos venezuelanos

Próxima Notícia

Embaixador pede para alemães retornem ao país

Notícias Relacionadas

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara
Entrevistas

Embaixador cubano classifica bloqueio de Trump como “política genocida”

19 de fevereiro de 2026
Entrevistas

“Compartilhamos desafios”, diz embaixador do México no Brasil

24 de janeiro de 2026
Entrevistas

Mauro Vieira: ”Defendemos nossa soberania’

21 de dezembro de 2025
Próxima Notícia

Embaixador pede para alemães retornem ao país

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Irã defende o fortalecimento das rel Embaixador do Irã defende o fortalecimento das relações com o Brasil -

O fluxo comercial entre Brasil e o Irã apresenta oscilações, com saldo comercial favorável, de maneira consistente, ao Brasil. Apesar de persistirem entraves, o Irã é expressivo mercado — um dos maiores do Oriente Médio — para as exportações brasileiras.

O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, defendeu o fortalecimento das relações com o Brasil em reunião, nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O deputado Claudio Cajado (PP-BA), também participou do encontro.

De acordo com Ghadiri, “temos um relacionamento de mais de 120 anos e que nunca foi afetado pelas mudanças de governos, no Brasil ou no Irã. São relações sólidas que se baseiam no interesse comum, principalmente no comércio”, afirmou...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AbdollahNekounamGhadiri #ClaudioCajado #COMISSÃO #CREDN #Diplomacia #Embaixador #Exportação #Irã #LuizPhilippe #relações
Brasília: arte e história além da política - Em Brasília: arte e história além da política -

Em meio às discussões e debates da República, a capital do Brasil guarda obras de arte e uma arquitetura que lhe conferiram o título de patrimônio mundial da Unesco.

A Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, ocupa o cotidiano dos brasileiros no noticiário e nas decisões que influenciam a vida da população. Mas são esses endereços também obra de arte e de arquitetura de uma cidade que respira história, cultura e oferece lazer mesmo em meio a tantas negociações políticas.

Construir uma capital no Centro-Oeste brasileiro foi uma insistência do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1960), que encomendou o projeto ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Ele, porém, recomendou que o plano urbanístico fosse feito por outro profissional e se ocupou, ent�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Arte #AthosBulcão #Brasília #capital #Ceschiatti #LúcioCosta #Memorial #obras #OscarNiemeyer #Palácio #patrimônio #Planalto #política #RobertoBurleMarx #Unesco
Bahrein destina áreas para produção agrícola no Br Bahrein destina áreas para produção agrícola no Brasil -

Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein alocou 12 lotes para agricultores de Buri (SP) como parte de estratégia para aumentar segurança alimentar do país.

O Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein assinou acordos para destinação de 12 lotes agrícolas a agricultores em Buri, estado de São Paulo.  No total foram concedidos 82 mil metros quadrados, cerca de 8,2 hectares, como parte dos esforços para aumentar a segurança alimentar e apoiar agricultores no país, segundo notícia da agência estatal Bahrain News Agency (BNA).

A ação se insere em uma estratégia maior que tem como fim também expandir a capacidade agrícola sustentável, aumentar a produção local e melhorar a eficiência no setor no Bahrein. Recentemente o Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura alocou outros seis lotes, em um tot...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Agricultura #Bahrein #Buri #ministério #Produção
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In