• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 14 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Fundo Amazônia pode acabar

por Liz Elaine
4 de julho de 2019
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Tainan Pimentel

Os embaixadores da Noruega, Nils Martin Gunneng, e da Alemanha, Georg Witschel, afirmaram, nesta quarta-feira (3/7), após reunião com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que o Fundo Amazônia pode ser extinto. Os dois países são responsáveis pelo financiamento do Fundo e não aprovaram a decisão do governo brasileiro de acabar com os conselhos encarregados da administração dos recursos. O Fundo é destinado ao financiamento de ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de preservação da Amazônia Legal.

A polêmica começou após os conselhos responsáveis pela gestão do Fundo terem ficado de fora daqueles recriados na semana passada pelo governo federal. Anteriormente, Alemanha e Noruega já haviam enviado uma carta conjunta defendendo esse modelo de gestão. “O importante para nós é que, nessa arquitetura, a colaboração dos governos estaduais e da sociedade civil serão mantidas”, declarou o embaixador alemão Georg Witschel. 

O encontro desta quarta-feira foi o primeiro após o impasse. Depois da reunião, o chefe do corpo diplomático alemão reconheceu a possibilidade do fim do Fundo. “Existe essa possibilidade, mas queremos evitar”, declarou Georg Witschel. O embaixador da Noruega, Nils Gunneng, disse que a extinção dos conselhos surpreendeu o governo do seu país, mas que está confiante em uma solução. “Foi uma surpresa para nós a extinção do Cofa (Comitê Orientador do Fundo Amazônia) e do comitê técnico”, declarou. “Temos a oportunidade para chegar a uma conclusão que é boa para todos nós”, acrescentou Gunneng.

O ministro Ricardo Salles também admitiu a possibilidade do fim do fundo. “Em teoria sim, mas o que nós estamos falando aqui é de continuidade, diálogo, com mais afinco, mais dedicação e maior sinergia entre os diversos envolvidos”, explicou. As reuniões devem continuar nas próximas semanas, mas nenhuma das partes quis adiantar os pontos da discussão.

História – Criado em 2008, o Fundo Amazônia é financiado pela Noruega, que participa com 93, 8% dos recursos, e pela Alemanha, que contribui com 5,7%. As polêmicas em torno do Fundo começaram em maio após o Ministro Ricardo Salles levantar suspeitas de irregularidades nos contratos, o que foi contestado pelos dois países, pelo BNDES e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Salles disse que promoveria mudanças na gestão do Fundo em conjunto com a Noruega e a Alemanha, mas os países negaram na época terem sido procurados pelo governo brasileiro.

Em junho, o Ministro do Meio ambiente enviou uma carta às embaixadas dos dois países com propostas de mudanças na gestão dos recursos, entre elas, usar parte do dinheiro do fundo para pagar indenizações a donos de propriedades privadas dentro de unidades de conservação, o que foi rejeitado pelos dois países. Além disso, outra condição imposta por Alemanha e Noruega para a manutenção do Fundo é a  permanência do Brasil no acordo de Paris, que foi colocada em dúvida esse ano pelo governo brasileiro, mas segue mantida, segundo declarou o Presidente Jair Bolsonaro na reunião do G20 semana passada. Desde que foi criado, os dois países já enviaram ao Fundo R$ 4,6 bilhões. Com informações da Folha de São Paulo e do site Congresso em Foco.

Foto: Ministério do Meio Ambiente

 

Tags: AlemanhaAmazôniaFundo AmazôniaMinistério do Meio AmbienteNoruega
Notícia Anterior

Agenda Cultural CCBB

Próxima Notícia

Brasil e EUA: uma forte parceria

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Brasil e EUA: uma forte parceria

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Tailândia faz atendimento consular em São Paulo - Tailândia faz atendimento consular em São Paulo -

Embaixadora Kundhinee Aksornwong acompanhou o trabalho da equipe, com o apoio do ITTC

Entre os dias 6 e 10 de maio de 2026, a embaixada da Tailândia, em Brasília, realizou um serviço consular itinerante em São Paulo para prestar serviços consulares aos cidadãos tailandeses residentes em São Paulo e cidades próximas. Os serviços incluíram registro civil (registro de nascimento), solicitação de passaporte, legalização de documentos e consultas consulares.

Na ocasião, a embaixadora da Tailândia no Brasil, Kundhinee Aksornwong, reuniu-se com membros da comunidade tailandesa e entregou uma doação no valor de R$ 3.560,94 à Cátia Kim, representante do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), uma organização não governamental brasileira de direitos humanos que atua nas áreas de justiça de gênero, direitos dos migrantes, reforma da ju...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#atendimento #consulado #Embaixada #Instituto #ITTC #KundhineeAksornwong #SãoPaulo #Tailândia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In