• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 14 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Franceses participam neste domingo de primeiro turno das eleições

por Liz Elaine
23 de abril de 2017
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 3 mins
A A
Gari parisiense observa os cartazes de campanha dos postulantes ao Palácio do Eliseu: indefinição até as últimas pesquisas de opinião

Gari parisiense observa os cartazes de campanha dos postulantes ao Palácio do Eliseu: indefinição até as últimas pesquisas de opinião

Na acirrada corrida pelo Palácio do Eliseu, as propostas de governo vão de um extremo ao outro do espectro político

Alarmados pela volta da ameaça terrorista, os franceses participam hoje do primeiro turno de uma das eleições presidenciais mais imprevisíveis das últimas décadas. Quatro candidatos disputam duas vagas no segundo turno, separados nas intenções de voto por uma margem de seis pontos percentuais e com 20% a 25% de indecisos. A sucessão do socialista François Hollande deve ser resolvida entre os dois primeiros colocados, em 7 de maio. Na acirrada corrida pelo Palácio do Eliseu, as propostas de governo vão de um extremo ao outro do espectro político. Com dois eurocéticos e dois entusiastas da integração regional no páreo, o desfecho do processo pode ter impactos profundos para o futuro da União Europeia (UE).

 O país vai às urnas três dias depois de o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicar a autoria de um tiroteio na mais famosa avenida de Paris, a Champs Elysées, onde um atirador matou um policial e depois foi morto. Embora os efeitos do incidente no comportamento do eleitorado não tenham ficado imediatamente claros, analistas consideram que a ameaça de segurança deve impulsionar a líder da Frente Nacional (FN, extrema-direita), Marine Le Pen, e garantir sua vaga no tira-teima. “A grande questão é saber quem disputará o segundo turno com ela, pois não há dúvidas de que esse incidente terá reflexos sobre a votação e pode servir de alavanca para Le Pen”, observa Estevão Martins, professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

Sondagens eleitorais, no entanto, desenhavam um cenário pulverizado, no qual nenhum dos concorrentes despontava como franco favorito. Na pesquisa da consultoria PrésiTrack OpinionWay/ORPI, divulgada quarta-feira, o centrista Emmanuel Macron liderava com 23% das intenções de voto, um ponto percentual à frente de Le Pen. A dupla era seguida pelo direitista François Fillon, com 20%, e pelo ultraesquerdista Jean-Luc Mélechon, com 19%.

Apesar de Macron estar à frente dos demais, e de Mélechon ter experimentado um salto nas pesquisas às vésperas da votação, Martins observa que Le Pen explora o medo dos franceses com seu discurso anti-imigrante e nacionalista, cuja eficácia é ampliada diante da sensibilidade provocada por um ataque como o de quinta-feira. “A campanha eleitoral deste ano foi tensa e cheia de surpresas. Com exceção de Macron, os candidatos estão abaixo de uma linha de mediocridade impressionante”, comenta.

Uma das fragilidades de Macron e do movimento Em Marcha! é justamente a volatilidade dos apoiadores. Com um discurso centrista, que rejeita os tradicionais rótulos da política francesa, a indefinição em um momento de sensibilidade social pode ser seu calcanhar de Aquiles. As chances do jovem aspirante à presidência de vencer o extremismo de Le Pen no segundo turno, no entanto, são consideradas promissoras.

Dúvidas – Para Marcos Vinícius de Freitas, professor de relações internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), a indefinição da disputa é consequência de um sentimento de ausência de representatividade, em meio ao enfraquecimento das forças políticas tradicionais — republicanos e socialistas — e a uma coleção de fatores negativos. “O desemprego na França está acima dos 10% desde 2012, e esse número sobe para 20% entre os jovens. Há um crescimento econômico que não anda e uma tensão racial e religiosa crescente”, ressalta. “Tudo isso alimenta o descontentamento com a União Europeia e uma sensação de que as elites políticas não atendem os problemas.”

Sem que uma liderança forte cative os franceses, unificar o país deve ser um dos primeiros desafios de quem quer que saia vitorioso da disputa presidencial. O trabalho de tranquilizar a população sobre a condução do governo, porém, coincidirá com a disputa pelo parlamento. As eleições para a Assembleia Nacional e para o Senado estão marcadas para junho e setembro, respectivamente, e a possibilidade de o sucessor de Hollande conquistar apoio sólido no Legislativo é remota. “Nem Le Pen nem Macron têm condições de eleger uma maioria parlamentar, e isso pode levar à formação de alianças”, observa Martins. “Será uma situação esdrúxula.”

Notícia Anterior

New Year in Bangladesh

Próxima Notícia

Partido alemão de extrema direita define líderes para eleições

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Partido alemão de extrema direita define líderes para eleições

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In