• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 15 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Ex-presidente da Tunísia Ben Ali morre na Arábia Saudita

por Raquel Pires
19 de setembro de 2019
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

O autocrata destituído da Tunísia Zine El-Abidine Ben Ali, de 83 anos, morreu no exílio na Arábia Saudita nesta quinta-feira (19), confirmou o advogado da família à agência de notícias Reuters. Ben Ali estava exilado desde 2011, quando foi deposto pela revolução que inspirou a Primavera Árabe.

“Ben Ali acabou de morrer na Arábia Saudita”, disse o advogado Mounir Ben Salha à Reuters por telefone. Desde que foi exilado, Ben Ali nunca mais apareceu em público.

A queda de Ben Ali levou a uma transição democrática em seu país natal que começou em 2011. Na época, o ex-chefe de segurança já mandava na Tunísia há 23 anos – depois de assumir o poder de Habib Bourguiba, presidente vitalício que havia sido declarado incapaz de governar por motivos de saúde.

No cargo, Ben Ali tentou reprimir qualquer forma de dissidência política. Ele também abriu a economia, em uma política que levou a um crescimento rápido, mas também alimentou desigualdades e acusações de corrupção, inclusive entre seus próprios parentes.

Durante essa época, sua fotografia era exibida em todas as lojas, escolas e escritórios do governo, desde os balneários da costa do Mediterrâneo até as vilas empobrecidas e cidades mineiras do interior montanhoso da Tunísia.

Nas poucas ocasiões em que seu governo foi posto em votação, ele enfrentava apenas oposição nominal e vencia a reeleição com mais de 99% dos votos.

Carreira

A ascensão de Ben Ali começou no exército, depois que Bourguiba conquistou a independência da Tunísia da França em 1956. Ele era chefe de segurança militar desde 1964 e de segurança nacional desde 1977.

Depois de três anos como embaixador na Polônia, ele foi chamado de volta ao seu antigo emprego de segurança em 1984 para reprimir tumultos sobre os preços do pão. Então um general, foi nomeado ministro do Interior em 1986 e primeiro-ministro em 1987.

Levou menos de três semanas para consegur uma nova promoção para um cargo mais alto: reuniu uma equipe de médicos para declarar Bourguiba senil. Ele assumiu então, de forma automática, o cargo de chefe de Estado.

Sua primeira década como presidente incluiu uma grande reestruturação econômica – apoiada pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial – e uma taxa de crescimento anual pouco acima de 4% ao ano.

Estado de polícia

Posicionada entre a Líbia de Muammar Kadhafi e uma Argélia lançada em guerra civil entre o governo apoiado pelo exército e militantes islâmicos, a Tunísia de Ben Ali seguiu o caminho pós-independência do secularismo e abertura para o exterior.

Mas, do lado de dentro, críticos diziam que a Tunísia era um Estado policial, onde poucos ousavam desafiar um governo todo-poderoso. Em um país onde muitos já haviam experimentado a vida sob a democracia em outros lugares, o Estado opressivo de Ben Ali foi motivo de desgaste.

Enquanto a elite acumulava riqueza em suas vilas extravagantes à beira-mar, os primeiros anos de promessas populistas de Ben Ali pouco rendiam aos pobres. O estilo de vida luxuoso de sua esposa, Leila Trabelsi, e de seus parentes ricos passou a simbolizar a corrupção de uma época.

Levante

Nas províncias, nas cidades mineradoras do sul e nas aldeias rurais sem água corrente, a raiva crescia, levando a um pequeno movimento de protesto em 2008 – às vezes chamado “a pequena revolução”.

Para Ben Ali, o fim repentino chegou quando um vendedor desesperado de vegetais ateou fogo em si mesmo na cidade de Sidi Bouzi, em dezembro de 2010, depois que a polícia confiscou seu carrinho de mão. Milhares de pessoas furiosas compareceram ao funeral dele, provocando semanas de protestos ainda maiores em que vários morreram.

Em meados de janeiro de 2011, Ben Ali embarcou em um avião para a Arábia Saudita. Mais tarde, no mesmo ano, um tribunal tunisiano o sentenciou, à revelia, a 35 anos de prisão.

Transição para a democracia

Hoje, oito anos após o levante, as condições de vida ainda são difíceis em algumas áreas, com o desemprego maior do que em 2010 e os serviços públicos parecendo ter se deteriorado.

Os tunisianos frequentemente reclamam que os padrões de vida caíram desde a revolução e falam da vida sob Ben Ali como mais confortável do ponto de vista material. Mas poucos falam com nostalgia de seu estilo de governo, ou dizem que querem o fim da democracia.

No domingo (15), o país votou em uma eleição com candidatos de todo o espectro político, e dois candidatos de fora da política chegaram ao segundo turno – em uma votação que seria impensável durante o mando do ex-presidente.

Notícia Anterior

Brasil poderá voltar a ter deficit no comércio bilateral com a Argentina

Próxima Notícia

Reduto do Samba

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Reduto do Samba

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In