Antônio Bernardini destaca importância da iniciativa do Circolo Amici Itália
Oda Paula Fernandes
Um gesto de solidariedade reuniu chefs de diversos restaurantes italianos da cidade na noite Bella Itália per Amatrice, realizada no último dia 7/12, no Iate Clube de Brasília. A festa gastronômica, promovida pelo Circolo Amici Itália, com apoio pela Embaixada italiana, teve cerca de 500 participantes entre italianos, descendentes e amantes da cultura daquele país. A renda será totalmente revertida para a cidade de Amatrice, assolada por um forte terremoto, em agosto deste ano.
O embaixador, Antonio Bernardini esteve no evento e agradeceu o gesto em nome de toda comunidade italiana. “É muito importante essa manifestação, do povo brasileiro, de solidariedade aos nossos irmãos na Itália”, declarou.
O presidente do Circolo Amici Itália, Giuseppe Modafferi, esclareceu que a finalidade era também criar um grupo de pessoas com afinidade, que apreciem a cultura italiana. A festa, segundo ele, é para levar aos sobreviventes vítimas do terremoto a alegria para continuar a vida. “Percebemos o interesse de muitas pessoas em ajudar, em querer e poder fazer algo a uma população que sofre. Queremos dar um abraço virtual”, assegura Modafferi.
“O Iate Clube estará sempre de portas abertas para receber um evento como esse de cidadania e solidariedade que prestigia o amor e a fraternidade”, disse o comodoro do Iate Clube de Brasília, Edison Garcia, que também prestigiou a festa. O evento solidário começou com a exibição de filme de 10 minutos sobre Amatrice, antes e depois do terremoto. Em seguida, um minuto de silêncio (respeitado por todos) em memória das vítimas e leitura da carta de solidariedade escrita pelo tenor italiano Andrea Bocelli. Uma cópia estava disponível em painel para assinatura dos presentes.
Atrações – Durante a festa Bella Itália per Amatrice houve ainda dança de balé da Cia de dança Tatiana Rosa, coro da Universidade de Brasília (UnB), grupo Sax Internacional com ritmo brasileiro, a apresentação da soprano Ariadna Sabatini acompanhada da pianista Esther Chung com as músicas ‘Con te partiró’, ‘Io Te vurria vasa’ e ‘o mio babbino’. Os convidados também puderam degustar vinhos, o tradicinal spaguetti amatriciana, petiscos e doces italianos como o famoso tiramissú. Tudo para tornar agradável aos convidados a noite que celebrava a vida dos sobreviventes e a solidariedade aos mortos na catástrofe.
Circolo Amici Italia – A associação de italianos nasceu do espírito de solidariedade e da vontade de manter as tradições italianas. A Associação, sem fins lucrativos, tem o objetivo de promover o conhecimento daquele país, principalmente no setor cultural. O grupo fez a primeira apresentação sobre o Circolo Amici Italia em outubro deste ano, na Universidade de Brasília (UnB). Outro objetivo do grupo é ainda tornar a entidade conhecida e conseguir novos membros. O grupo conta com o apoio da Embaixada da Itália e do Comites Brasília (Comitês dos Italianos no Exterior).