Embaixadores africanos se reúnem com o ministro Celso Sabino que prometeu estimular essa “indústria de chaminé verde”
O ministro do Turismo do Brasil Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo ONU Turismo, em reunião com representantes de nações africanas, no dia 29, ressaltou o compromisso brasileiro no estímulo a essa “indústria de chaminé verde”, como um motor de desenvolvimento sustentável para as nações. No encontro, foram discutidas estratégias de desenvolvimento do turismo entre o Brasil e o continente africano. A reunião, na sede do ministério, foi comandada pelo embaixador da República da Guiné, Ibrahima Komara, e contou com a participação de representantes de Cabo Verde, Camarões, Tanzânia e outros países. Ao todo, foram 35 países africanos à mesa.
Durante a encontro, Celso Sabino destacou a importância da sustentabilidade como pilar fundamental para a promoção do turismo global, especialmente nos países africanos. “A África e a América do Sul, em conjunto, têm muito a crescer com esse novo ambiente do turismo global”, destacou. Para reforçar essa cooperação, ele sugeriu que os embaixadores africanos participem de um próximo encontro junto com representantes de países sul-americanos, ampliando as oportunidades de integração e crescimento do setor turístico entre os continentes.
O ministro reforçou, também, a necessidade de inclusão e igualdade de oportunidades, afirmando que “o filho de qualquer cidadão que viva em uma floresta precisa ter as mesmas possibilidades de se desenvolver do que o filho de um cidadão que vive em um grande centro urbano”, declarou Sabino.
O embaixador de Cabo Verde, José Pedro, também ressaltou o papel do turismo na aproximação entre os povos. “Não temos dúvidas de que o turismo é a única atividade capaz de aproximar os povos e trazer fraternidade entre as nações”, afirmou.
Ainda, durante o evento, o ministro ligou para o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, aproximando o organismo internacional dos embaixadores. Zurab falou com os presentes sobre a importância da colaboração entre o Brasil e o continente africano.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo (Fábio Marques).