País asiático amplia as parcerias em diversos projetos brasileiros
Nos últimos anos, as relações entre o Brasil e o Cazaquistão se intensificaram. O país asiático, parceiro do BRICS, busca estreitar o relacionamento com o Brasil na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Esta é uma grande oportunidade para ampliarmos a nossa cooperação. O Brasil já é nosso parceiro aqui na América Latina e temos um diálogo muito próximo. Queremos fortalecer a cooperação na área espacial, onde temos um potencial muito grande, e de energia nuclear”, afirmou o embaixador Bolat Nussupov.
A criação da Embaixada do Cazaquistão no Brasil, em 2012, foi um elemento fundamental para a aproximação entre os países, sendo a primeira representação inaugurada na América do Sul. Desde esse ano, inúmeras atividades foram implementadas, com destaque para o Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, que surgiu em 2023, por iniciativa da Embaixada, com o objetivo maior de aprofundar o intercâmbio cultural entre os dois países, reforçando os contatos acadêmicos, científicos e sociais.
O país é estratégico em diversos sentidos. O Cazaquistão está no centro da Eurásia, podendo ser considerada um país europeu e asiático. A maioria está localizada na Ásia e uma parte menor está localizada na Europa. Além disso, abriga a famosa Rota da Seda. Desta forma, o país se mostra um país pacífico, multi-étnico e multicultural, onde representantes de cerca de 130 nacionalidades, representando cerca de 12 religiões, vivem em paz e harmonia.
No Brasil, foi inaugurado o projeto Biblioteca cazaque, que possibilitou o acesso a várias obras do país. Muitas foram traduzidas para o português. Entre os autores traduzidos, podemos destacar Ilyas Yessenberlin e sua trilogia “Os nômades”, que conta a história do país, e Abai Qunanbaiuly, escritor e pensador cazaque, considerado o maior expoente da cultura de seus país.
Para o ano de 2025 estão previstos importantes eventos na cidade do Rio de Janeiro, entre eles o lançamento do livro de Abai Qunanbaiuly: “O livro das palavras”, considerada a principal obra da literatura e filosofia cazaque, em homenagem aos 180 anos do nascimento do grande pensador, poeta e filósofo cazaque.
Fonte: Povo da Rua