• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Cultura do Cazaquistão no Brasil!

por Embassy News
2 de abril de 2025
em Brasil
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

País asiático amplia as parcerias em diversos projetos brasileiros

Embaixador Bolat Nussupov

Nos últimos anos, as relações entre o Brasil e o Cazaquistão se intensificaram. O país asiático, parceiro do BRICS, busca estreitar o relacionamento com o Brasil na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Esta é uma grande oportunidade para ampliarmos a nossa cooperação. O Brasil já é nosso parceiro aqui na América Latina e temos um diálogo muito próximo. Queremos fortalecer a cooperação na área espacial, onde temos um potencial muito grande, e de energia nuclear”, afirmou o embaixador Bolat Nussupov.

A criação da Embaixada do Cazaquistão no Brasil, em 2012, foi um elemento fundamental para a aproximação entre os países, sendo a primeira representação inaugurada na América do Sul. Desde esse ano, inúmeras atividades foram implementadas, com destaque para o Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, que surgiu em 2023, por iniciativa da Embaixada, com o objetivo maior de aprofundar o intercâmbio cultural entre os dois países, reforçando os contatos acadêmicos, científicos e sociais.

O país é estratégico em diversos sentidos. O Cazaquistão está no centro da Eurásia, podendo ser considerada um país europeu e asiático. A maioria está localizada na Ásia e uma parte menor está localizada na Europa. Além disso, abriga a famosa Rota da Seda. Desta forma, o país se mostra um país pacífico, multi-étnico e multicultural, onde representantes de cerca de 130 nacionalidades, representando cerca de 12 religiões, vivem em paz e harmonia.

No Brasil, foi inaugurado o projeto Biblioteca cazaque, que possibilitou o acesso a várias obras do país. Muitas foram traduzidas para o português. Entre os autores traduzidos, podemos destacar Ilyas Yessenberlin e sua trilogia “Os nômades”, que conta a história do país, e Abai Qunanbaiuly, escritor e pensador cazaque, considerado o maior expoente da cultura de seus país.

Para o ano de 2025 estão previstos importantes eventos na cidade do Rio de Janeiro, entre eles o lançamento do livro de Abai Qunanbaiuly: “O livro das palavras”, considerada a principal obra da literatura e filosofia cazaque, em homenagem aos 180 anos do nascimento do grande pensador, poeta e filósofo cazaque.

Fonte: Povo da Rua

O Embaixador Bolat Nussupov (ao centro) com jornalistas e amigos do Cazaquistão

Tags: Bolat NusupovBrasilCazaquistãoCulturaEmbaixadorprojetos
Notícia Anterior

Embaixador da COP30 defende novas formas de financiamento para a agenda ambiental e destaca papel do Brasil no tema

Próxima Notícia

Anuga Select Brazil terá sauditas e palestinos

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Brasil

Congresso aprimora critérios de naturalização de imigrantes

15 de abril de 2026
Próxima Notícia

Anuga Select Brazil terá sauditas e palestinos

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In