• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 19 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Enogastronomia

Concurso Comida di Buteco celebra 20 anos

por Embassy News
3 de abril de 2019
em Enogastronomia, Enogastronomia
Tempo de Leitura: 3 mins
A A
Alguns pratos foram feitos por bares que estão presentes no concurso, entre eles: Amigão, Matulla, Mercado 301, Universidade da Cerveja e Destilaria.

Alguns pratos foram feitos por bares que estão presentes no concurso, entre eles: Amigão, Matulla, Mercado 301, Universidade da Cerveja e Destilaria.

Na sua vigésima edição, o concurso acontece em 21 cidades simultaneamente e em todas as regiões do Brasil. O evento de lançamento da competição aconteceu em Brasília e contou com a preparação de alguns pratos

Raquel Pires

Em 2019, o concurso que elege o melhor boteco do Brasil chega à sua 20ª edição trazendo novidades e novos patrocinadores, como Ambev, BRF, Santander, Coca-Cola e McCain. O Comida di Buteco, começou nos anos 2000 em Belo Horizonte, considerada a capital dos botecos. Esse ano, o concurso acontece de 12 abril a 12 de maio em mais de 600 estabelecimentos de 21 cidades brasileiras, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Florianópolis.

matula_bar_palitinho-de-porco_df_2019--2--otimizada
No evento de lançamento do Comida di Buteco, o coordenador regional do evento, Elmo Santos explicou que a disputa acontece em duas etapas. Na primeira, os bares criam petiscos especiais para a ocasião com o preço R$ 20, em homenagem aos 20 anos da competição. “Eles serão avaliados por um corpo de jurados formados por comunicadores, especialistas em gastronomia e o próprio público, em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida”, contou Elmo.

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Nesta etapa, cada cidade elege um campeão, que participa da fase final junto aos 21 campeões, em junho. Nessa etapa, eles serão visitados por um juri extra que não participou da primeira etapa.

tiborna_triborna_df_2019--2--otimizadaO tema de 2019 são os 20 anos do Comida di Buteco, e para isso, cada boteco criou um petisco para participar da competição. Alguns pratos foram feitos durante o evento de lançamento do concurso por alguns botecos participantes.

Segundo Elmo, o Comida di Buteco não é festival e sim uma competição onde os votos definem um ranking dos participantes e cujos 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. “É concurso porque tem regra, classificados e esse é o jeito mais simples de explicar”.

armazem-do-silveira_vim-ti-ve_df_2019--2--otimizadaTendo como missão transformar vidas através da cozinha raiz e fazer do boteco uma extensão da sua casa, Elmo afirmou que o concurso se tornou um negócio e que para isso foi necessário muito estudo. “Nós somos uma empresa e fazemos o Comida di Buteco o ano inteiro. Para entender do negócio tivemos que pesquisar muito. Em 2008 fizemos uma pesquisa e descobrimos que existem três modelos de negócio que envolve gastronomia: o multifuncional, intencional e o espontâneo”, explicou.

De acordo com esse estudo, eles perceberam que cada espectro tinha características diferentes. “O multifuncional tem a comida e bebida como foco, mas também tem entretenimento. O intencional tem o intuito de parecer informal. O dono de uma empresa dessa não está todo os dias na casa e administra tudo de longe”, conta.

dikantu_bar_vem-que-te-conto_df_2019--2--otimizada
Dentro disso, eles viram que o espontâneo era o que mais identificava o concurso. “Os bares do Comida di Buteco estão concentrados no espontâneo, pois encontramos estruturas familiares dentro do boteco, o dono está ali, se faltar um garçom ele vai cobrir e servir as mesas, se faltou cozinheiro, ele irá cozinhar”.

Sendo assim, muitas vezes não existe um plano de gestão dentro desses bares, e o comércio existe para a subsistência. “E esse é o modelo de negócio que nós estamos procurando por vários e vários motivos”, salientou XX. Segundo o organizador, a ideia é que expandir a competição cada vez mais e fazer com que “abril seja o mês do bar no Brasil e que as pessoas identifiquem isso logo de cara”, pontuou.

bar_dos-cunhados_sansuino-top-20_df_2019--2--otimizadaOs botecos que participam do Comida di Buteco são selecionados com um ano de antecedência pela equipe do concurso. Para saber os estabelecimentos participantes, consulte a lista de cada cidade no site do evento ou baixe o aplicativo do Comida di Buteco.

Site: http://www.comidadibuteco.com.br/

Notícia Anterior

Ministério da Agricultura institui comitê para sistema de autocontrole no setor produtivo

Próxima Notícia

Laços entre Brasil e Etiópia é tema de fórum

Notícias Relacionadas

Enogastronomia

Champagne Cartier

31 de março de 2026
Enogastronomia

Meghan Markle também tem seu vinho com marca própria

2 de março de 2026
Enogastronomia

Culinária italiana é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade

12 de dezembro de 2025
Próxima Notícia

Laços entre Brasil e Etiópia é tema de fórum

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In