• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 26 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Artigos

China denuncia “ridícula difamação” de Washington

por Liz Elaine
11 de maio de 2020
em Artigos, Destaque 3
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Após uma enxurrada de falsas acusações contra a China, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) recentemente mirou seus alvos sobre o comércio de suprimentos médicos e a transparência das políticas anti-COVID-19 da China, uma conspiração politicamente motivada com o objetivo de transferir a responsabilidade do vírus para Beijing em meio ao seu próprio fracasso.

A China nunca encobriu seu surto de COVID-19 da comunidade internacional. Desde 3 de janeiro, vários dias após as autoridades locais da China detectarem casos de pneumonia de causa desconhecida, Beijing vem informando regularmente a Organização Mundial da Saúde e outros países e regiões, incluindo os Estados Unidos, sobre o surto e compartilhando com os mesmos suas descobertas e experiências de pesquisa científica.

É ridícula a acusação do DHS de que a China teria armazenado intencionalmente suprimentos médicos “tanto pelo aumento das importações quanto pela diminuição das exportações”, porque a conclusão do relatório baseia-se nas más intenções dos analistas em vez de fatos.

O Yahoo News citou Daniel Hoffman, um oficial sênior de inteligência aposentado da Agência Central de Inteligência, dizendo que “são dados comerciais. Isso não vai responder à questão sobre a intenção estratégica da China”, enquanto Nate Snyder, ex-funcionário de antiterrorismo do DHS, disse “Não tenho certeza do que este produto está tentando provar, além de encontrar fontes abertas convenientes para apontar o dedo para a China.”

A redução na produção e exportação na China é sempre esperada nos dois primeiros meses a cada ano, quando o feriado do Ano Novo Lunar interrompe a fabricação para dar tempo para os trabalhadores viajarem para casa. Este ano, a dupla pressão imposta pelo inesperado surto da COVID-19 e pelo feriado prolongado fez com que a manufatura da China, incluindo a produção de equipamentos médicos, atingisse uma baixa recorde.

Quando a China tomou medidas sem precedentes para colocar suas cidades sob lockdown a fim de prevenir e controlar o surto, experimentou um breve subfornecimento de equipamentos médicos. O sacrifício da China ganhou tempo precioso para outros países combaterem o vírus. Desde que sua produção doméstica foi gradualmente sendo retomada, a China tem dado o máximo suporte a outros países necessitados dentro de sua capacidade.

De 1º de março a 6 de maio, a China exportou suprimentos antiepidêmicos para 194 países e regiões, de acordo com o Ministério do Comércio da China, apesar da enorme demanda interna por esses materiais para proteção contra uma reincidência do vírus. No mesmo período, os dados alfandegários mostraram que a China também forneceu mais de 6,6 bilhões de máscaras, 344 milhões de pares de luvas cirúrgicas, 44,09 milhões de conjuntos de trajes de proteção, 6,75 milhões de óculos e quase 7.500 respiradores para os Estados Unidos.

A estratégia de alguns políticos dos EUA de transferir a responsabilidade não pode esconder a realidade: foi Washington que desperdiçou o tempo que a China ganhou e que prejudicou os esforços internacionais contra a COVID-19 impondo proibições para a exportação de suprimentos médicos.

Em abril, a 3M, uma grande fabricante de máscaras dos EUA, disse que o governo dos EUA havia exigido a suspensão das exportações de máscaras respiratórias N95 feitas nos EUA para a América Latina e o Canadá. Washington também foi acusado por Berlim de “pirataria moderna” depois que desviou carregamentos de máscaras destinadas à polícia alemã e cobrou um preço mais alto do que os outros para disputar por suprimentos médicos.

Com a absurda mentalidade de “sempre culpar a China”, alguns políticos dos EUA vêm transferindo imprudentemente a culpa pelo seu fraco desempenho em meio ao surto da COVID-19 e agarrando ganhos políticos. No entanto, uma mentira permanece uma mentira, mesmo que seja contada mil vezes, e o jogo de acusações de Washington não enganará mentes sóbrias.

Tags: ChinaCoronavírusdifamaçãosuprimentosWashington
Notícia Anterior

Trump e a tortura do Acordo Nuclear do Irã

Próxima Notícia

Balança comercial Brasil X EUA

Notícias Relacionadas

Artigos

Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo

14 de maio de 2026
Artigos

Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso

7 de maio de 2026
Artigos

A construção de Brasília não foi apenas um projeto de governo

21 de abril de 2026
Próxima Notícia

Balança comercial Brasil X EUA

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” - Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” -

Embaixadores e representantes de embaixadas participaram do evento de divulgação cultural de nações 

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no dia 22 de maio, a tradicional Feira das Nações 2026, reunindo representantes diplomáticos e culturais da Croácia, Panamá, Vietnã, Bolívia, Rússia, Japão, Haiti, Angola e Cabo Verde, em uma atividade marcada pelo protagonismo estudantil, integração cultural e valorização do conhecimento. Sob a supervisão da Tenente-Coronel Sellani, alunos, professores e colaboradores transformaram o espaço escolar em um ambiente de imersão histórica, cultural e gastronômica, reforçando o compromisso institucional da PMDF com a formação cidadã e a ampliação de horizontes educacionais. 

Ao destacar a dedicação dos estudantes, a Tenente-Coronel Sellani ressa...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/escola-militar-promove-a-feira-das-nacoes-2026/

#colégio #diplomatas #Embaixador #Escola #Feira #milatar #Nações #Sellani #Tiradentes
CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao D CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao Dia da África 2026 -

Imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos e bandeiras, entre outros poderão ser visitadas até 29 de maio,

A Exposição de Arte do Dia da África 2026 é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da CLDF em parceria com representações diplomáticas africanas sediadas no Brasil. A mostra integra as atividades comemorativas do Dia da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

A mostra reúne imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos, bandeiras e outros elementos representativos das tradições; paisagens e expressões artísticas de diferentes nações africanas, de forma a valorizar a diversidade cultural do continente africano e destacar as contribuições históricas, artísticas e culturais dos países participantes.

Esta é a segunda vez que as missões diplomática...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cldf-recebe-exposicao-africana-em-comemoracao-ao-dia-da-africa-2026/

#África #Câmara #CLDF #Comemoração #Exposição #legislativa
Brasil e Itália assinam acordo científico em defes Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade -

Instituto Chico Mendes e CNR reforçaram cooperação ambiental

Os presidentes do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália (CNR), Andrea Lenzi, e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, assinaram, na presença do embaixador Alessandro Cortese, o Acordo de cooperação científica sobre a conservação da biodiversidade”.

A parceria, em celebração ao 9º Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, foi firmada, nesta segunda-feira (25), na embaixada da Itália em Brasília durante o "Seminário Internacional CNR-ICMBio: Bases Científicas para a Cooperação Técnica", organizado pelo adido científico da embaixada, Fabio Naro.

O evento, que reuniu pesquisadores das duas instituições, evidenciou convergências em questões estratégicas como a proteçã...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-italia-assinam-acordo-cientifico-em-defesa-da-biodiversidade/

#Acordo #AlessandroCortese #Biodiversidade #Brasil #ChicoMendes #CNR #defesa #FabioNaro #ICMBio #Instituto #iTália #MauroOliveiraPires
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In