• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 11 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Entrevistas

Cazaquistão e Brasil: estreitando a amizade

por Liz Elaine
15 de abril de 2021
em Entrevistas
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Para o diplomata cazaque, o Brasil “é um aliado estratégico no continente sul-americano”. Segundo o embaixador Nussupov, o governo brasileiro importa enxofre do Cazaquistão que, por sua vez, adquire aviões da Embraer desde 2011.

A idéia, no entanto é ampliar muito mais esse intercâmbio comercial, principalmente no setor de mineração. Na opinião do diplomata, existe um grande potencial para a cooperação no campo da agricultura, especialmente no desenvolvimento da ciência e na implementação de projetos conjuntos de investimento. Leia agora a íntegra da entrevista exclusiva com o embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov para a Embassy.

1– Á frente da embaixada, quais serão os principais desafios para 2021 e quais as metas para este ano?

O Cazaquistão vê o Brasil como um aliado estratégico no continente sul-americano. O diálogo político e a cooperação comercial e econômica estão se desenvolvendo ativamente. Além disso, projetos estão sendo implementados no campo da interação cultural e humanitária e øn no campo da cooperação científica e educacional. Este ano, que é muito importante para o nosso país, ao celebrarmos os 30 anos da Independência do Cazaquistão, a embaixada se empenhará em levar as relações entre nossos países a um novo patamar em todas as áreas de cooperação, especialmente no campo do comércio e dos investimentos.

Pretendemos expandir a cooperação cultural e humanitária também. Por exemplo, levando em consideração a pandemia do coronavírus, uma demonstração online de uma série de concertos dos melhores teatros e orquestras do Cazaquistão está planejada. No campo da cooperação científica e educacional, estão previstos a realização de mesas redondas e seminários dedicados aos 30 anos da Independência do Cazaquistão e ao aprofundamento da cooperação bilateral entre nosso país e o Brasil.

2- Quais são os principais e novos projetos / programas contidos no planejamento 2021? Como a embaixada pretende promover o maior intercâmbio, principalmente comercial, entre o Brasil?

O Brasil é um parceiro comercial importante do Cazaquistão na América Latina. Portanto, gostaríamos de concentrar nossos esforços na promoção de laços comerciais, bem como no estabelecimento de cooperação de investimento. Para ampliar esses laços, antes de tudo, devemos preparar uma base institucional. Isso inclui a criação de uma comissão intergovernamental sobre comércio e cooperação econômica, que pode ser chefiada por ministros das Relações Exteriores ou de Comércio / Economia.

A comissão intergovernamental fornece interação efetiva entre empresas e governos de dois países em nível internacional, dentro da qual as partes consideram propostas e questões para melhorar as relações econômicas estrangeiras. Além disso, a criação de um Conselho Empresarial que reunirá empresas líderes de dois países com o objetivo de expandir e desenvolver contatos comerciais e cooperação mutuamente benéfica entre empresários. Devo dizer que o Cazaquistão tem essas instituições importantes com todos os países industrialmente desenvolvidos do mundo, que mostraram sua eficácia. Acredito que essas instituições ajudarão a concretizar o potencial ainda inexplorado que o Cazaquistão e o Brasil têm no campo da economia e do comércio.

3- Que setor ou setores o governo de seu país pretende focar nas relações com o Brasil? Que tipo de produtos o Cazaquistão tem a oferecer e em quais produtos brasileiros seu país tem maior interesse em comprar?

O aumento dos volumes de comércio e a expansão da gama de produtos é uma das principais prioridades da cooperação entre os dois países. Nos últimos anos, houve uma intensificação das relações comerciais e econômicas. Em 2019 aumentou duas vezes em comparação com o mesmo período de 2018 e atingiu U$ 306,7 milhões. Em 2020, o comércio bilateral devido à pandemia do coronavírus diminuiu para US $ 86,4 milhões. As exportações do Cazaquistão para o Brasil incluem principalmente enxofre. Além disso, a empresa nacional Kazatomprom fornece urânio para as necessidades da indústria nuclear brasileira. A transportadora nacional Air Astana adquire aeronaves da Embraer desde 2011.

O Cazaquistão pode ser considerado uma ponte para os produtos brasileiros que conecta os grandes e crescentes mercados da China e do Sul da Ásia e os da Rússia e Europa Ocidental por rodovia, ferrovia e um porto no Mar Cáspio. Assim como o Brasil pode ser considerado uma entrada de mercadorias do Cazaquistão na América do Sul. O Cazaquistão também está interessado em desenvolver cooperação com o Brasil no setor de mineração, considerando o potencial existente e a experiência de nossos países. As principais mineradoras do Cazaquistão, como Qazgeology e Tau-Ken Samruk, estão dispostas a implementar projetos conjuntos com a grande empresa brasileira Vale.

Em setembro de 2019, no Rio de Janeiro, foram realizadas negociações entre os representantes da Qazgeology e a administração da Vale, em decorrência da qual foi assinado um Memorando de cooperação mútua, que fixou a intenção das partes de desenvolver e explorer ferro, cobre e níquel dos depósitos na República do Cazaquistão. A empresa brasileira Bahia Mineração, subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG), com 40% pertencente ao Governo do Cazaquistão, está implementando o complexo de produção de minério de ferro Pedra de Ferro no município de Caetite, na Bahia. O investimento total da ERG no complexo de minério de ferro é de US $ 1,5 bilhão.

Além disso, existe um grande potencial para a cooperação no campo da agricultura, especialmente no desenvolvimento da ciência e na implementação de projetos conjuntos de investimento. Em fevereiro de 2019, foi realizada a assinatura remota do Memorando de Entendimento entre o Centro Científico Agrário Nacional do Cazaquistão (NASEC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária «Embrapa», com o objetivo de desenvolver a cooperação no campo da ciência agropecuária. Em março de 2019, a Vice-Ministra da Agricultura do Cazaquistão, Gulmira Issayeva, que atualmente é Presidente da NASEC, visitou o Brasil para negociar com a liderança do Ministério da Agricultura e Empresas Agropecuárias do Brasil, durante o qual certificados veterinários para importação de pedigree e gado para o Cazaquistão foram acordados e assinados.

4- Divulgou-se que a embaixada tem a intenção de abrir consulados honorários do Cazaquistão nas principais capitais do Brasil. Como será isto?

Os consulados honorários são uma ferramenta eficaz de apoio para o desenvolvimento de todo o aspecto das relações bilaterais. Principalmente devido à pandemia do coronavírus, que dificulta viagens às regiões e encontros com empresários brasileiros. Nesse sentido, a embaixada está trabalhando na questão da abertura dos consulados honorários do Rio de Janeiro e de São Paulo em uma primeira etapa. No futuro, gostaríamos de ter toda uma rede de consulados honorários em todo o Brasil. Contamos com pessoas, empresários ou políticos de sucesso, que tenham amplas conexões em sua região e interesse no desenvolvimento da cooperação política, comercial, econômica, cultural e científica. entre o Cazaquistão e o Brasil.

Tags: Bolat NussupovCazaquistãocomércio exteriorIntercâmbioprojetos
Notícia Anterior

“Nossa economia não depende do turismo”, diz embaixador brasileiro sobre suspensão de voos pela França

Próxima Notícia

Há 73 anos, no pôr do sol, o estado de Israel se tornava independente.

Notícias Relacionadas

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara
Entrevistas

Embaixador cubano classifica bloqueio de Trump como “política genocida”

19 de fevereiro de 2026
Entrevistas

“Compartilhamos desafios”, diz embaixador do México no Brasil

24 de janeiro de 2026
Entrevistas

Mauro Vieira: ”Defendemos nossa soberania’

21 de dezembro de 2025
Próxima Notícia

Há 73 anos, no pôr do sol, o estado de Israel se tornava independente.

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presiden Ministro Mauro Vieira mantem encontro com presidente cazaque -

Dirigente da pasta das Relações Exteriores é recebido pelo Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev que declarou ser o Brasil um dos principais parceiros do país asiático na América Latina.

“Sua visita ao Cazaquistão foi organizada em um momento muito oportuno. Estou confiante de que ela dará um novo impulso ao fortalecimento das relações bilaterais. A cooperação multifacetada entre nossos países vem se desenvolvendo de forma consistente”, afirmou Tokayev à Mauro Vieira. Segundo o presidente cazaque, o fato de o ministro ter ido acompanhado de uma grande delegação empresarial, demonstra a seriedade com que tratam o aprofundamento da cooperação com o Cazaquistão,

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que veio ao Cazaquistão por instrução especial do Presidente do Brasil, Luis Ináci...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #cazaque #Cazaquistão #encontro #Kassym-JomartTokayev #ministro #MuroVieira #Parceria #presidente #Visita
Quando a narrativa vira território, diplomacia sem Quando a narrativa vira território, diplomacia sem estratégia é improviso -

Desde a Primeira Guerra Mundial, narrativa é instrumento de Estado. A diferença hoje é que qualquer um pode usá-la — e nenhum tratado regula isso.

Por Gabriel Goerhing

A propaganda sempre acompanhou a disputa por poder. O que mudou foi a escala, a velocidade e, principalmente, quem passou a ter acesso ao instrumento. Em 1917, o governo britânico produziu deliberadamente relatos falsos sobre atrocidades alemãs para influenciar a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Funcionou. Décadas depois, Joseph Goebbels transformaria o rádio numa engrenagem central da máquina nazista enquanto os Aliados respondiam com a BBC e a Voz da América.

 Na Guerra Fria, a Rádio Europa Livre atravessava a Cortina de Ferro enquanto operações soviéticas de desinformação infiltravam...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Diplomacia #estratégia #GabrielGoerhing #ímproviso #narrativa #poder #Propaganda
Empresários argentinos participam de missão comerc Empresários argentinos participam de missão comercial ao MT -

Visita de dirigentes do setor de biotecnologia e agritec reforça intercâmbio tecnológico e abre portas para novas parcerias em Mato Grosso

A embaixada da Argentina no Brasil realizou, entre os dias 21 e 25 de abril de 2026, uma missão comercial ao estado do Mato Grosso, fortalecendo os laços entre Argentina e Brasil no setor da agro tecnologia. Os empresários argentinos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o dinamismo e a capacidade produtiva da região e de avaliar oportunidades comerciais para suas empresas, especialmente no segmento de produtos e serviços baseados em conhecimento aplicados a produção agrícola.

A missão incluiu visitas técnicas e comerciais nas cidades de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e coincidiu também com a realização da Norte Show, um dos principais eventos do agronegócio da região, favorecendo o...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#agritec #argentina #biotecnologia #Brasil #Intercâmbio #LucasdoRioVerde #MatoGrosso #MT #Sinop #Tecnologia
Cazaquistão e Brasil: nova dinâmica de cooperação Cazaquistão e Brasil: nova dinâmica de cooperação -

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, realizará, nesta segunda-feira (11), sua primeira visita oficial ao país asiático.

O Embaixador  do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, segundo o correspondente da  Kazinform, informou que  laços fortes unem o Cazaquistão e o Brasil , seu o principal parceiro na América do Sul e a maior economia do continente.Em 2023, o Cazaquistão e o Brasil celebraram os 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas. Em suas mensagens de congratulação por ocasião da data, os líderes dos dois países, Kassym-Jomart Tokayev e Luiz Inácio Lula da Silva, destacaram o caráter progressivo das relações bilaterais cazaque-brasileiras.

Segundo o diplomata, o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países da América Latina e do Caribe em volume de comércio bilateral com o Cazaquist�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #Cazaquistão #Cooperaçãoandina #dinâmica #Kassym-JomartTokayev #Kazinform #Lula #MauroVieira
Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África -

Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu vai ligar a África ao resto do mundo com um luxo e rapidez nunca vistos em solo africano

A Ethiopian Airlines começou a construção do maior aeroporto da África, aproximadamente 40 km ao sul da capital etíope, Addis Ababa, em Bishoftu. As obras US$ 6 bilhões já foram iniciadas e irá atender 100 milhões de passageiros. O aeroporto atenderá a Ethiopian Airlines e foi projetado pela Zaha Hadid Architects para se tornar um hub global com forte foco em conexões.

O Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu, com inauguração da fase 1 prevista para 2030, com capacidade para 110 milhões de passageiros, quase quatro vezes a capacidade do atual Aeroporto Internacional Bole, e investimento de US$ 12,5 bilhões. Situado próximo a Adis Abeba, este projeto de classe mundial fortalece a parceria com o Brasil ...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AddisAbaba #aeroporto #África #Bishoftu #EthiopinAirlines #Etiópia #obras
Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos - Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos -

Conselho dos Embaixadores Árabes e Câmara de Comércio Árabe Brasileira avaliam iniciativas para engajar a comunidade árabe no Brasil, além de realização de eventos.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou as atividades realizadas em 2025 pela instituição na quinta-feira (7), na Embaixada do Marrocos, em Brasília. Na ocasião, diplomatas de 16 países árabes e o chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Ibrahim Alzeben, discutiram sobre iniciativas e eventos para promover o diálogo e engajar a comunidade árabe no País.

De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, depois que o presidente da instituição, William Adib Dib Junior, apresentou o relatório de atividades de 2025, os diplomatas fizeram propostas à instituição.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In