• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 6 março , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Entrevistas

Brasil e Iraque consolidam-se como grandes parceiros comerciais

13 de junho de 2020
em Entrevistas
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Liz Elaine Lôbo

Produção: Elna Souza

Tendo o Brasil muita matéria prima, as duas nações possuem uma parceria positiva para ambas. A responsabilidade sobre os negócios bilaterais está, acima de tudo, sob a responsabilidade da Câmara de Comércio Brasil Iraque, sediada em São Paulo. Em entrevista exclusiva à revista Embassy, seu presidente Jamal Chaya fala dos principais produtos brasileiros de interesse dos iraquianos como os do setor alimentício e da aproximação também com o governo da Turquia, um dos primeiros parceiros do Iraque. Leia agora a entrevista completa com Jamal Chaya

Embasssy – Na opinião do senhor, quais setores da economia vão se destacar após a pandemia?

Os setores agrícolas, alimentícios e de equipamentos hospitalares.

Embassy – Com o impacto econômico mundial como criar oportunidade de negócios?

Por meio de parcerias bilaterais com países como o Iraque que depende de mais de 90% do consumo importado, acordos comerciais de troca (know how) (tecnologia)

Embassy – A Câmara de Comércio Brasil Iraque estava desenvolvendo novas oportunidades de negócios para empresas brasileiras na Turquia. Como fica essa aproximação do Iraque e do Brasil com os Turcos? Que tipos de negócios poderão surgir?

A Turquia é um dos primeiros parceiros do Iraque, com uma indústria consolidada, e o Brasil tem muita matéria prima (exportando para o norte do Iraque) favorecendo os três países com essa crise que o mundo sofreu, como por exemplo, com equipamento hospitalares, oportunidades para trabalhar com outros parceiros, para não ficar dependente de um único mercado.

Embassy – A CCIBI iniciou um trabalho para abrir as portas do mercado iraquiano para as empresas baseadas na cidade de São Paulo. Como está a iniciativa? Quais são as oportunidades?

O Brasil é um país continental com o seu principal parque industrial sediado em São Paulo, propício para o intercâmbio entre os estados e com isso fazendo o Banco Central crescer. Na década de 80 o Iraque foi o segundo maior comercial do Brasil, através de agências de exportação e importação, dimensionando o volume de exportação.

Embassy – Quais são as empresas brasileiras que já fazem negócios com o mercado iraquiano? Quais são os maiores desafios desse mercado e as perspectivas futuras?

Setores de alimentos como açúcar, soja, carne e frango; produtos capilares, cosméticos, tubos e área industrial petrolífera. Mercado promissor, com o novo governo do Iraque e com o apoio de governos internacionais (parcerias com Estados).

Tags: BrasilCâmara de ComérciocomércioJamal ChayaNegóciosParceria
Notícia Anterior

Cycle of International Conferences

Próxima Notícia

Uma visita especial em Goiás

Notícias Relacionadas

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara
Entrevistas

Embaixador cubano classifica bloqueio de Trump como “política genocida”

19 de fevereiro de 2026
Entrevistas

“Compartilhamos desafios”, diz embaixador do México no Brasil

24 de janeiro de 2026
Entrevistas

Mauro Vieira: ”Defendemos nossa soberania’

21 de dezembro de 2025
Próxima Notícia

Uma visita especial em Goiás

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In