• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 15 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Entrevistas

Brasil e Eslovênia intensificam comércio e laços de amizade

por Liz Elaine
13 de julho de 2017
em Entrevistas
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Em outubro, comissão mista dos dois países assinará acordo, em Ljubljana, que beneficiará especialmente empresários do Porto de Suape – Pernambuco

Súsan Faria

Fotos: Eliane Loin

EslovêniaO Brasil e a Eslovênia estão a mais de 10 mil km (saindo de Guarulhos – exatamente 9.904 km), mas podem ficar mais próximos. No que depender o embaixador Alain Brian Bergant, 49 anos, muitos caminhos encurtarão essa distância. Ele próprio dá o exemplo: fala bem Português, reforça os conhecimentos com aulas semanais da língua e se interessa pela cultura brasileira – música, cinema, literatura e artes. Há apenas um ano e sete meses no Brasil, Bergant concedeu uma entrevista exclusiva à revista Embassy Brasília, no dia 26 de junho, data em que os eslovenos comemoram a independência daquele país.

O embaixador disse gostar da modernidade de Brasília, de passear na Torre de TV e na Torre Digital de Sobradinho (DF). “É uma cidade sem poluição. Gosto do clima e nunca vi céu tão azul”, afirmou. É comum vê-lo pedalando ou até mesmo andando de patins pela ciclovia do Lago Sul ou no Parque da Cidade. Emociona-se ao falar do Brasil: “gosto das frutas, de guaraná, da carne, da música”.

Bergant presenteou a mãe com um CD de Paula Fernandes, ouve Chico Buarque, Gilberto Gil, Elis Regina e MPB. Ele afirmou acompanhar uma lista de 100 filmes brasileiros para assistir na Netflix e na sua terra viu a novela “Escrava Isaura” e a explosão da música “ai se eu te pego”, de Michel Teló. Segundo o embaixador, há cinco mil eslovenos morando no Brasil e uma empresa eslovena, Gorenje que fabrica eletrodomésticos de alto design.

Eslovênia1Comércio – Além do esforço pessoal, cria ou reforça ações e projetos para estreitar os laços entre os dois países, como a Câmara de Comércio, instalada em São Paulo (SP). Segundo o embaixador, em outubro deste ano, será assinado acordo de cooperação em Ljubljana, a capital eslovena para atrair exportadores brasileiros – especialmente os que utilizam o Porto de Suape, em Pernambuco – para o Porto de Koper, importante porta de entrada para a Europa central. Empresas eslovenas, especialmente nos setores farmacêutico, aeronáutico e da construção civil têm interesse em restabelecer parcerias com empresas brasileiras.

Eslovênia4Eslovênia3Ainda este ano, deverá ser formado um clube de leitores da língua eslovena; e eventos nas áreas de cinema, culinária e fotografia eslovena chegarão a Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre as novidades, haverá uma exposição de fotos do arquiteto Jožef Plečnik, no Palácio do Buriti, em Brasília. Há possibilidade de o presidente Borut Pahor visitar o Brasil. O embaixador Alain Bergant também quer mais brasileiros visitando o país, que tem love no nome, fica no coração da Europa e é a terra de famosos desportistas e de Melania Trump, mulher do presidente dos Estados Unidos.

Carnaval esloveno/Arquivo
Carnaval esloveno/Arquivo

Bergant também é apaixonado pela Eslovênia, onde em fevereiro se realiza um carnaval de cinco dias, com máscaras e despedida do inverno, e onde se come muita batata, sopa e Potica, o bolo de nozes tradicional.

 

Ilha de Bled/ Eslovênia
Ilha de Bled/ Eslovênia

No país, que tem como slogan “eu sinto o amor”, ou “verde, saudável e ativo”, são apenas 7,8% desempregados, o ensino fundamental é obrigatório – com pelo menos três línguas estrangeiras – e gratuito até a universidade, há 99,7 de alfabetizados, são apenas 1,5% de inflação e a economia está em ascensão. A Eslovênia é considerada “o canto verde da Europa”, com serras e montanhas, balneários, fazendas turísticas, rica vida cultural e destaque nos esportes e na cozinha tradicional.

Filho de eslovenos, Bergant nasceu na Suécia, onde viveu até os oito anos de idade.  Foi embaixador na Finlândia, Hungria, Albânia e Macedônia. Atualmente é embaixador do seu país no Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela. (A Eslovênia tem apenas duas embaixadas na América Latina, em Brasília e Bueños Ayres). Formado em Direito e Arquitetura, fala Inglês, Italiano, Português, Sueco, Croata, Macedônio Alemão, Holandês, Norueguês e Dinamarquês. Foi chefe do Protocolo Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslovênia.

Eventos este ano/Eslovênia:

  • Junho – Data Nacional (em comemoração a 25 de junho de 1991 quando Eslovênia oficialmente declarou independência da Iugoslávia. Foi festejada em São Paulo (SP).
  • Outubro – reunião da comissão mista para cooperação econômica entre a Eslovênia e o Brasil, em Ljubijana, onde será assinado acordo de cooperação.
  • Dezembro – Dia de Independência: em comemoração a 26 de dezembro de 1990 quando foram proclamados os resultados do plebiscito que houve no dia 23 de dezembro, onde 95 % dos votos válidos foram ao favor da independência da Eslovênia. (88,5% de todos eslovenos com direto a votar no país).
  • Em construção pela Embaixada –
  • Exposição do arquiteto Jožef Plečnik a ser exibida no Palácio Buriti, com palestras na Universidade de Brasília (UnB).
  • Eventos nas áreas de cinema e culinária para Brasília, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Criação do Leitorado da Língua Eslovena, possivelmente com apoio da Universidade de São Paulo (USP)
  • Grupo da amizade entre Eslovênia e Brasil – processo no Congresso Nacional

Eslovênia9Eslovênia10Eslovênia8

Notícia Anterior

Bombeiros brasilienses trocam experiências com colegas franceses

Próxima Notícia

Festa Nacional da França

Notícias Relacionadas

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara
Entrevistas

Embaixador cubano classifica bloqueio de Trump como “política genocida”

19 de fevereiro de 2026
Entrevistas

“Compartilhamos desafios”, diz embaixador do México no Brasil

24 de janeiro de 2026
Entrevistas

Mauro Vieira: ”Defendemos nossa soberania’

21 de dezembro de 2025
Próxima Notícia

Festa Nacional da França

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In