• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 15 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Brasil e Equador assinam memorando a em inteligência artificial

por Embassy News
19 de agosto de 2025
em Brasil
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

Acordo prevê cooperação em inteligência artificial entre os países, com foco em pesquisa, formação de profissionais e uso de supercomputadores

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a ministra das Relações Exteriores e Mobilidade Humana do Equador, Gabriela Sommerfeld, assinaram na segunda-feira, 18 de agosto, um Memorando de Entendimento (MdE) em inteligência artificial. O documento prevê o fortalecimento acadêmico e científico, além da capacitação de profissionais em infraestruturas de computação de alto desempenho para o desenvolvimento de modelos latino-americanos de inteligência artificial.

A assinatura ocorreu durante a visita oficial do presidente da República do Equador, Daniel Noboa, ao Brasil, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.“Sabemos que o domínio tecnológico é elemento fundamental para a soberania das nações. Acredito que os países em desenvolvimento devem reunir esforços para garantir sua soberania e não se tornarem reféns de países mais industrializados”, disse a ministra.Luciana Santos enfatizou que é crucial que os países da América Latina mantenham uma coordenação regional e mesmo uma integração que proporcione o desenvolvimento de tecnologias digitais próprias e voltadas à realidade regional.

A parceria com o Equador poderá integrar o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que prevê o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento por meio de 100 projetos colaborativos em IA com países da América Latina e da África, com investimento estimado em R$ 100 milhões. O plano também contempla o compartilhamento da infraestrutura brasileira de inteligência artificial com outras nações em desenvolvimento, em especial da região latino-americana, por meio do apoio a 30 projetos até 2028, com aporte previsto de R$ 50 milhões.

“Entendo que Brasil e Equador têm percepções similares do impacto que a IA terá em nossas sociedades e da necessidade de se fomentar uma adoção responsável da tecnologia, o que promoverá a maximização de seus benefícios, não apenas para nossas economias, mas para as pessoas em geral. Nesse sentido, identificamos muitas sinergias entre o PBIA e a Política de Transformação Digital 2025-2030 do Equador”, destacou Luciana Santos.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Tags: AcordoartificialBrasilCiênciaDaniel NoboaEquadorGabriela SommerfeldinteligênciaLuciana Santostecnogolia
Notícia Anterior

Vendas de vinícola libanesa crescem 170% no Brasil

Próxima Notícia

FGV e Doha Forum firmam acordo de cooperação

Notícias Relacionadas

Brasil

Embaixador do Sudão debate segurança alimentar e inclusão social

15 de abril de 2026
Brasil

Brasil leva experiência de acolhimento de migrantes à Itália

15 de abril de 2026
Brasil

Congresso aprimora critérios de naturalização de imigrantes

15 de abril de 2026
Próxima Notícia
Al-Kuwari e Stier assinaram o acordo pelas instituições do Catar e do Brasil

FGV e Doha Forum firmam acordo de cooperação

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In