• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 3

Brasil apreensivo com o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão

por Liz Elaine
29 de setembro de 2020
em Destaque 3, Mundo
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Segundo o documento divulgado pelo Itamaraty, o governo lamenta profundamente a perda de vidas humanas dos dois lados. “O Brasil conclama as partes a cessarem imediatamente as hostilidades, respeitarem mutuamente sua identidade nacional e religiosa e a retomarem as negociações nos âmbitos apropriados”.

O confronto entre Armênia e Azerbaijão já causou ao menos 60 mortes nos dois primeiros dias de ataque. No domingo (27), os dois países e a região em conflito declararam lei marcial, o que permite a lideranças militares assumirem o posto de autoridades civis. O embate também tem um componente religioso, já que a Armênia tem maioria cristã e os azeris são predominantemente muçulmanos.

A escalada da violência entre as duas ex-repúblicas soviéticas reavivou as preocupações com a estabilidade no Cáucaso, região disputada há séculos e alvo de atenção internacional por sua importância no transporte de gás e petróleo para os principais mercados mundiais. O conflito entre armênios e azeris também opõe duas das principais potências regionais: a Rússia tem uma aliança de defesa com a Armênia, e a Turquia apoia o Azerbaijão.

Turquia – Nesta segunda (28), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, exigiu que a Armênia se retirasse das terras azeris e afirmou que é hora de acabar com a crise de Nagorno-Karabakh. A região separatista, palco de décadas de confrontos, fica dentro do Azerbaijão, mas é administrada por armênios. “Quando a Armênia deixar o território que ocupa, a região encontrará paz e harmonia novamente”, disse Erdogan. “Qualquer outra demanda ou proposta não seria apenas injusta e ilegal, mas significaria continuar a consentir com a Armênia.” O Kremlin pediu um cessar-fogo imediato e a China instou todos os envolvidos a agirem com moderação.

O parlamento da Armênia, por sua vez, condenou a investida dos azeris e a classificou como um “ataque militar em grande escala” realizado com ajuda da Turquia, que estaria “lutando lado a lado” com os azeris. Para os armênios, o envolvimento de Ancara pode desestabilizar a região. Segundo o embaixador armênio na Rússia, ouvido pela agência de notícias Interfax, o governo turco deslocou mais de 4.000 homens do norte da Síria para apoiar a investida azeri em Nagorno-Karabakh.

O Azerbaijão, entretanto, nega que a Turquia esteja participando da luta. Segundo seu ministério das Relações Exteriores, seis civis azeris foram mortos e 19 ficaram feridos. De acordo com a agência de notícias russa Interfax, um representante do ministério da Defesa da Armênia disse que o número de civis feridos em seu país ultrapassa 200 registros.

Autoridades de Nagorno-Karabakh relataram que mais 28 de seus soldados foram mortos. No domingo, quando o Azerbaijão atacou, foram confirmadas 16 mortes e mais de 100 feridos no território separatista.

A Interfax também citou o ministério da Defesa azeri, segundo o qual seus militares ocuparam várias regiões estrategicamente importantes perto da vila de Talish, em Karabakh. “Mísseis, artilharia e ataques aéreos estão sendo aplicados nas posições do inimigo, o que o força a render as posições mantidas”, disse à agência russa o porta-voz do ministério, Anar Evyazov.

A HISTÓRIA DO CONFLITO

Nagorno-Karabakh (nome que pode ser traduzido como “Alto Karabakh”) é uma região de montanhas e florestas, ocupada por pessoas de ligações étnicas com a Armênia.O território, de 11 mil km² (duas vezes o Distrito Federal), tem cerca de 140 mil habitantes e passou por muitas disputas ao longo da história.

Em 1813, os persas concederam a região para o Império Russo. No século 20, após a Revolução Comunista, o governo soviético determinou que a área ficaria dentro do território do Azerbaijão (parte da União Soviética), mas com certa autonomia, o que acalmou o conflito por várias décadas. Com o colapso da União Soviética, o embate voltou. Armênia e Azerbaijão se tornam países independentes. Nagorno-Karabakh se recusou a fazer parte do Azerbaijão e começou uma guerra em 1991, na qual a região separatista recebeu apoio militar da Armênia.

Em 1992, Nagorno-Karabakh declarou independência, mas o gesto não teve reconhecimento internacional. Apesar disso, uma espécie de governo local se formou, e a região busca a separação até hoje. Após milhares de mortos e centenas de milhares de desalojados, a guerra foi pausada por um cessar-fogo em 1994. Forças de Nagorno-Karabakh controlam partes do território, inclusive uma porção que permite a ligação territorial com a Armênia, mas seguem cercados por forças do Azerbaijão.

De modo geral, o cessar-fogo tem sido respeitado, mas tensões eclodem de tempos em tempos. O último embate grave, em 2016, foi mediado por Moscou, que trata o tema como um assunto doméstico. Em julho, a Rússia fez uma megamobilização militar de surpresa, após enfrentamentos entre Armênia e Azerbaijão deixarem ao menos 15 mortos, incluindo um civil.O exercício militar russo foi um dos maiores do tipo de que se tem notícia no país e envolveu 150 mil soldados.

Tags: ArmêniaAzerbaijãoBrasilConflitoNagorno-Karabakh
Notícia Anterior

“Nunca é tarde demais para lutar contra uma pandemia”

Próxima Notícia

Venezuela pode perder direito a voto na Opas por dívidas

Notícias Relacionadas

Mundo

Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka

24 de maio de 2026
Mundo

Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã

12 de maio de 2026
Mundo

Comemorado o Dia da Língua Portuguesa

11 de maio de 2026
Próxima Notícia

Venezuela pode perder direito a voto na Opas por dívidas

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In