• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 29 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Argentina congela por 60 dias os preços de combustíveis

por Embassy News
9 de maio de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 2 mins
A A
Presidente Maurício Macri luta para manter a inflação sob controle e congelou preços de combustíveis (foto: HO / Argentinian Presidency / AFP)

Presidente Maurício Macri luta para manter a inflação sob controle e congelou preços de combustíveis (foto: HO / Argentinian Presidency / AFP)

O motivo do congelamento é manter a inflação sob controle

Agência Brasil

No mesmo dia em que decidiu pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para conter a escalada do dólar, o governo argentino negociou com as empresas do setor de energia um acordo para congelar os preços dos combustíveis durante os próximos 60 dias.

Com isso, evitou o aumento de 12%, que as companhias tinham previsto implementar, depois que a moeda norte-americana sofreu uma valorização na Argentina e também em outros países emergentes, como Chile e Brasil.

O motivo do congelamento, assim como o eventual acordo com o FMI, é manter a inflação sob controle. O governo do presidente Maurício Macri liberou os preços dos combustíveis que, em 2017, aumentaram 32%, acima da inflação de 25%.

Diante da disparada do dólar na semana passada, e o aumento do barril do petróleo, que superou os US$ 75, as empresas argentinas do setor energético já tinham planejado ajustar seus preços. Mas o governo conseguiu convencê-las a mantê-los congelados durante dois meses.

Segundo nota do Ministério de Energia, firmaram o acordo com Macri a estatal YPF, a Shell Argentina e a Pan American Energy. O congelamento termina em julho, quando as empresas terão autorização para compensar as perdas acumuladas.

Nesta quarta-feira (9/5), a oposição abre outra frente contra o governo no Congresso. Vai apresentar na Câmara dos Deputados um projeto de lei para limitar as tarifas dos serviços públicos, que Macri também liberalizou.

Preços controlados por 12 anos

Quando Macri assumiu, em dezembro de 2015, a Argentina vinha de 12 anos de preços controlados. Os ex-presidentes Nestor Kirchner (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015) mantiveram as políticas de subsídios das tarifas públicas, adotadas depois do colapso da economia argentina em 2001.

Macri decidiu atualizar os preços, argumentando que estavam defasados e, com isso, as empresas deixavam de investir. Mas os aumentos acabaram incidindo sobre a inflação, que ele também prometeu reduzir, e que continua em dois dígitos.

“O governo precisa reduzir o déficit público”, disse em entrevista à Agência Brasil o economista Fausto Spotorno. “É certo que vai ter um custo social. Mas, por outro lado, a Argentina não tem como financiar esses gastos. E um desequilíbrio econômico terá um custo alto mais adiante”, disse.

Tags: argentinacombustívelInflaçãopreços
Notícia Anterior

Rússia comemora 73º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista

Próxima Notícia

Rússia é destino mais reservado por brasileiros nas férias

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Rússia é destino mais reservado por brasileiros nas férias

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Botswana amplia cooperação diplomática, comercial Botswana amplia cooperação diplomática, comercial e acadêmica com o Brasil -

Embaixadora Benetia Tumelo Chingapane recebeu a visita de colega diplomata do Haiti e presidente da Câmara de Comércio Africana

A embaixada de Botswana em Brasília sediou, nos dias 26 e 27 de maio de 2026, uma série de encontros diplomáticos e institucionais voltados ao fortalecimento das relações entre Botswana, Brasil e países africanos, com foco em comércio, investimentos e cooperação acadêmica.

Embaixadores Jean-Victor Harvel Je...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/botswana-amplia-cooperacao-diplomatica-comercial-e-academica-com-o-brasil/

#acadêmica #África #AfroChamberBrazil #Botswana #Cooperação #FabricioRocha #Haiti #Jean-VictorHarvelJeanBaptiste
Botswana amplia cooperação diplomática, comercial Botswana amplia cooperação diplomática, comercial e acadêmica com o Brasil -

Embaixadora Benetia Tumelo Chingapane recebeu a visita de colega diplomata do Haiti e presidente da Câmara de Comércio Africana

A embaixada de Botswana em Brasília sediou, nos dias 26 e 27 de maio de 2026, uma série de encontros diplomáticos e institucionais voltados ao fortalecimento das relações entre Botswana, Brasil e países africanos, com foco em comércio, investimentos e cooperação acadêmica.

Embaixadores Jean-Victor Harvel Je...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/botswana-amplia-cooperacao-diplomatica-comercial-e-academica-com-o-brasil/

#acadêmica #África #AfroChamberBrazil #Botswana #Cooperação #FabricioRocha #Haiti #Jean-VictorHarvelJeanBaptiste
Conservação da biodiversidade é desenvolvimento ec Conservação da biodiversidade é desenvolvimento econômico é tema de encontro -

Embaixada do Japão participa do “Wa no Mori”, evento que propõem debate do tema junto às empresas japonesas

A Embaixada do Japão participou, na última quinta-feira (21/5), do encontro de Economia e Biodiversidade “Wa no Mori”, realizado na Japan House São Paulo. O evento, correalizado em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, teve como objetivo promover, junto às empresas japonesas que atuam no país, a conciliação entre a conservação da biodiversidade brasileira e o desenvolvimento econômico.

A embaixada foi representada pelo Ministro Ishigaki Tomoaki, que ressaltou o potencial da bioeconomia no Brasil como motor de inovação para o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre o Brasil e o Japão. O enco...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/conservacao-da-biodiversidade-a-e-o-desenvolvimento-economico-e-tema-de-encontro/

#ambiente #Biodiversidade #conservação #embaixda #Empresas #ISHIGAKITomoaki #JapanHouseSãoPaul #Japão #meio #WanoMori
Israel celebra 78 anos de independência com homena Israel celebra 78 anos de independência com homenagem à amizade histórica com o Brasil -

Encarregada de negócios da embaixada, Rasha Athamni, destaca o papel de Oswaldo Aranha na criação do Estado de Israel, a relação entre os dois países e deixa mensagem de reconstrução e esperança

A Embaixada de Israel em Brasília celebrou, nesta terça-feira (26), o 78º Yom Ha’atzmaut, data que assinala a independência do país, em uma cerimônia marcada por referências históricas, homenagens ao Brasil e mensagens de renovação após os impactos da guerra.

Durante o discurso oficial, a encarregada de negócios de Israel no Brasil, Rasha Athamni, ressaltou a importância da relação histórica entre as duas nações, lembrando o papel decisivo do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha na aprovação do Plano de Partilha das Nações Unidas, em 1947, que abriu caminho para a criação do Estado israelense.
Missão italiana conhece potencial de negócios do B Missão italiana conhece potencial de negócios do Brasil -

Consulado italiano em São Paulo sedia o “Doing Business in Brazil 2026” 

O Consulado Geral da Itália em São Paulo promoveu, nesta terça-feira (26), um importante evento de networking, realizado no âmbito da missão empresarial “Doing Business in Brazil 2026”, promovida pela Regione Lombardia e organizada pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Promos Italia.

A iniciativa reuniu uma delegação composta por 18 empresas lombardas e representou uma importante ocasião para apresentar às empresas participantes as atividades, os instrumentos e as ações de apoio à internacionalização disponíveis no Brasil por meio do Sistema Itália.

A abertura do evento foi realizada pelo Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara. A programação co...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/missao-italiana-conhece-potencial-de-negocios-do-brasil/

#Brasil #consulado #iTália #Missão #Negócios #Networking #PromosItalia
França mantém liderança europeia na atração de inv França mantém liderança europeia na atração de investimentos estrangeiros -

País lidera ranking pelo sétimo ano consecutivo, impulsionado por indústria, inovação e inteligência artificial

A França confirmou sua posição como o principal destino europeu para investimentos estrangeiros pelo sétimo ano consecutivo, segundo o Barômetro de Atratividade 2026 da Agência EY, publicado hoje (27). Em 2025, o país registrou 852 projetos de investimento internacional, superando o Reino Unido (730) e a Alemanha (548), mesmo em um cenário global marcado por incertezas econômicas e tensões geopolíticas. 

Os investimentos atraídos geraram cerca de 28 mil empregos, com queda de apenas 4% em relação ao ano anterior, desempenho superior à média europeia, que recuou 25%. A França também manteve a liderança em investimentos industriais, com 354 projetos manufatureiros, equivalentes a 42% do total registrado no país.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In