• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 29 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Argelinos celebram luta pela independência

por Embassy News
5 de novembro de 2018
em Eventos
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

País que abrigou ex-governador Miguel Arraes e é contemplado com obras de Niemeyer está em festa pelo 64º aniversário do início de sua autonomia

Súsan Faria/ Liz Elaine Lôbo

Fotos: Eliane Loin

Argélia32A revolução da Argélia, nação localizada ao norte da África, começou em 1º de novembro de 1954, considerada a data nacional do país. Foram mais de oito anos de batalha, de 1954 a 1962, contra o domínio francês. Em Brasília, a comemoração foi promovida pelo embaixador Toufik Dahmani, no Clube Monte Lìbano, no Setor de Clubes Sul. O diplomata lembrou que seu país foi libertado a custa de muito sacrifício, ficando independente somente em 05 de julho de 1962. “O Brasil foi um dos primeiros países a estabelecer diplomática com a Argélia e desde então as relações em todas as áreas e em todos os níveis dos dois países nunca falharam, sempre com respeito mútuo”, disse Toufik.

No anos 80, de acordo com o embaixador, foram assinados vários acordos de cooperação econômica, comercial, científica, tecnológica, técnica e cultural. O diplomata lembrou ainda que foram realizadas duas visitas de estado, a primeira em 1983 do presidente brasileiro João Figueiredo, seguida de uma visita de retorno do presidente Chadli Bendjedid. Anos depois, com a vinda do chefe do Executivo argelino Abdelaziz Bouteflika ao Brasil, em 2005, e a ida do presidente Lula à Argélia em 2006 oportunizou a assinatura de novos tratados de parceria bilateral e deu novo impulso à amizade entre os dois países.

SegundoToufik, as obras do arquiteto brasileiro Oscar Neimeyer na Argélia também testemunham os laços de amizade bilateral. Em seu discurso, ele lembrou que seu país acolheu refugiados brasileiros no período militar como o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, que viveu lá por 14 anos.

A Argélia é uma potência regional e média. O país fornece grandes quantidades de gás natural para a Europa. A capital Argel tem quase 3 milhões de habitantes. A maioria dos argelinos, 99% seguem a religião islâmica, com 1% de cristãos e judeus.

Argelia34História – A invasão francesa na Argélia se inicia em 1830 com bombardeios navais em Argel, rapidamente as tropas do governante otomano são derrotadas e começa uma resistência generalizada no país. Ao anexar o território argelino, a França decretou que todos que renunciassem ao estatuto civil de muçulmano – bem como preceitos religiosos tribais que seguisse. Poucas pessoas aceitaram tal lei, o que evidenciou uma forte resistência local ao domínio francês.

Em 1865, Napoleão III concedeu cidadania francesa aos nativos da Argélia e em 1870 deu estatuto civil aos judeus que migraram para a região. Em 1881 foi publicado um código de leis que distinguia os cidadãos franceses (de origem europeia), com os da população nativa (que havia ganhado cidadania), estes últimos foram privados de seus direitos políticos. Como forma de dominação da sociedade argelina, os colonos impuseram o francês como língua oficial e única de ensino, o idioma árabe foi tratado como língua estrangeira e ocorreu proibição de livros nesta linguagem.

Argelia33No decorrer da Segunda Guerra Mundial, muitos soldados argelinos foram enviados para combater o Eixo, e acreditavam que o país seria libertado do domínio francês após a vitória dos Países Aliados.  Após o término do conflito mundial, a França recusou-se a conceder a independência da Argélia. Em 1º de novembro de 1954 começou a revolução de libertação nacional do domínio francês, saindo-se vitorioso em 5 de julho 1962.

Fonte: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/thiagosampaio.pdf

Argélia1Argélia2 Argélia3 Argélia4Argélia7Argélia8 Argélia9 Argélia10Argélia11 Argélia17Argélia18Argélia19Argélia12Argélia13Argélia16 Argélia20 Argélia21 Argélia22Argélia25Argélia28Argélia15Argélia16Argélia26Argélia27

Notícia Anterior

MTur seleciona agências de viagem para receber turistas chineses

Próxima Notícia

Egito se nega a receber chanceler do Brasil por declaração de Bolsonaro

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia do Azerbaijão é celebrado em Brasília

27 de abril de 2026
Eventos

Desbravando o idioma japonês

14 de abril de 2026
Eventos

Marrocos mostra toda tradição e elegância de seus caftãs

11 de abril de 2026
Próxima Notícia

Egito se nega a receber chanceler do Brasil por declaração de Bolsonaro

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In