Premier escocesa fez pedido à primeira-ministra do Reino Unido
No dia seguinte ao início do processo para a saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, formalizou nesta quinta-feira (30) o pedido para um novo plebiscito separatista.
Sturgeon fez a solicitação por meio de uma carta enviada à premier britânica, Theresa May, que é contra a convocação de uma nova consulta popular. Na última terça (28), o Parlamento da Escócia havia autorizado sua primeira-ministra a negociar com o Reino Unido os termos para um segundo plebiscito.
O primeiro, realizado em setembro de 2014, terminou com um placar de 55,3% a 44,7% a favor dos unionistas. Contudo, a aprovação do chamado “Brexit”, em um referendo em julho passado, reacendeu os ânimos independentistas no território, que votou em peso (62% a 38%) pela permanência na UE.
O objetivo de Sturgeon é realizar a votação dentro de dois anos, antes que o percurso para o rompimento entre Londres e Bruxelas seja concluído. Por sua vez, May já disse que não abrirá negociações sobre o assunto por não considerar esse o “momento certo”.
Em seu discurso no Parlamento após ter notificado a União Europeia sobre o “Brexit”, a primeira-ministra britânica prometeu manter o país unido durante o divórcio com o bloco. (ANSA)