Por Luciana Quaresma, de Lisboa- RFI
Cada vez mais os sabores brasileiros vão ganhando espaço em Portugal. Entre as iguarias mais procuradas do momento estão o brigadeiro, o açaí e a mais nova sensação, a tapioca. Adorados no Brasil, parece que também chegaram pra ficar em terras lusas. Seja pela moda, pelos benefícios à saúde ou simplesmente por serem saborosos, o certo é que cada vez mais encontramos essas especialidades importadas do Brasil, em Portugal.
Apesar de ter chegado há pouco tempo em Portugal, a tapioca já é considerada uma grande estrela. A brasileira Lyla Lima é uma das sócias do Tapioca Oca, a primeira tapioqueria da capital portuguesa que abriu as portas em 2016. “ A gente está aberto já há sete meses e tem sido um sucesso. Os portugueses têm adorado a tapioca porque na verdade ele já faz parte da história entre Portugal e Brasil. Desde a colonização os portugueses já consumiam a tapioca com os índios e com os escravos”, diz. “Foram os portugueses que ajudaram a transformar a goma da tapioca em tapioca. Foi assim que ela começou a ser consumida na época da colonização, pelo Brasil afora. Estamos ligados gastronomicamente, a tapioca faz parte desse legado gastronômico. Trazer isso pra Portugal é continuar essa história, é reunir os sabores de Brasil e Portugal.”
De raízes indígenas, abrir uma tapioqueria era um desejo antigo da brasileira. “Eu sou uma apaixonada por tapioca, sempre foi a base da minha alimentação desde criança, venho de descendências indígenas então o alimento na minha casa sempre foi muito pensado de maneira saudável, mais natural possível. Há muito tempo eu tenho esse desejo de trazer a tapioca pra cá. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a alimentação saudável. Além disso, os portugueses vão muito para o Brasil, já conhecem a tapioca e consomem a tapioca.”
A tapioca é feita artesanalmente e com receitas de família. “Fazemos uma tapioca artesanal, com muito carinho, ingredientes frescos. Juntamos receitas caseiras, de famíilia. Minha mãe esteve aqui para fazer uma formação de receitas e juntamos as receitas portuguesas com as brasileiras. Dessa fusão tão saborosa e mística, veio um menu maravilhoso.”
Outro produto bem brasileiro que faz um enorme sucesso em terras lusas é o Açaí.
João Candeias, do bar Lorosae, na Costa da Caparica, diz que a fruta é o item do menu com mais saída, mesmo durante os meses de inverno. “O açaí é um dos produtos que nós mais vendemos aqui no Lorosae durante o verão, aqui no nosso bar. Temos muitas pessoas que, inclusivamente, vem de fora para experimentar aqui o nosso açaí”, explica. “É uma forma de estarmos mais Próximos do Brasil e uma forma do Brasil estar aqui mais próximos de nós e muito bem representado por uma coisa que todos adoramos.”
Quem também não poderia ficar de fora desta lista de produtos brasileiros que fazem sucesso em Portugal é o bom e velho brigadeiro.
Ganhou algumas variações e coloridos mas o tradicional é feito com a mesma receita das avós. A portuguesa Carmo Almeida, apaixonada por brigadeiros desde criança, abriu a Ponto Condensado em Lisboa em 2013 com o objetivo de mostrar aos portugueses o verdadeiro sabor do brigadeiro. Segundo ela, seguir à risca a receita original brasileira foi o grande motivo do doce tão amado no Brasil ter se tornado o“queridinho” também em Portugal.
“O brigadeiro é um doce nada português, apesar de ser bastante doce, o que é uma característica dos doces portugueses”, diz. “Os brigadeiros que tinham aqui, muitas vezes, eram feitos com farinha ou outros ingredientes. As pessoas tinham uma idéia do brigadeiro um bolo meio seco e não muito saboroso”. Ela diz que foi difícil converncer as pessoas de que a receita original era diferente, mas quem tentou, não se arrependeu.