O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse que conversou por telefone nesta sexta-feira (1º) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Parabéns pela grande vitória. Vimos pela televisão. Você vai fazer um trabalho fantástico”, disse o norte-americano segundo comunicado.
“Espero poder conhecê-lo imediatamente. Sua vitória foi comentada no mundo inteiro”, completou Trump, de acordo com comunicado enviado por Fernández.
De acordo com o jornal “La Nación”, a conversa durou 15 minutos. Além dos parabéns, o presidente dos EUA disse que pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que trabalhasse em conjunto com o governo de Fernández – o órgão tem concedido crédito à Argentina, mas o governo de Mauricio Macri chegou a pedir prazo para pagar as dívidas.
“Instruí o FMI a trabalhar com você. Não hesite em me chamar”, disse Trump, segundo comunicado do presidente eleito argentino.
Outras mensagens
Na segunda-feira, após confirmação dos resultados das eleições da Argentina, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, cumprimentou Alberto Fernández em mensagem nas redes sociais. “Esperamos continuar a cooperação bilateral com o novo presidente da Argentina”, afirmou.
“A parceria de longa data entre EUA e Argentina beneficiou ambas as nossas nações”, completa a mensagem.
O secretário do Tesouro dos EUA, Steve Mnuchin, ponderou que espera que o novo governo argentino mantenha o comprometimento com o FMI mesmo se houver mudanças. “Queremos ver o sucesso do povo e da economia da Argentina. Nossos interesses são a favor das pessoas”, disse na quarta-feira.
Bolsonaro não vai à posse
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que não vai à posse de Alberto Fernández, marcada para o dia 10 de dezembro. Perguntado por jornalistas na porta da residência oficial do Palácio da Alvorada se iria ao evento, o brasileiro respondeu: “Não vou. Decidido.”
“Torci, torci, pelo outro, mas já que ganhou, vamos em frente. Da minha parte, não tem qualquer retaliação. Espero que eles continuem fazendo uma política conosco, uma semelhante à que o Macri fez até o momento”, continuou o presidente.
Logo após a confirmação da vitória de Fernández, Bolsonaro disse que a Argentina havia “escolhido mal”. Ele também afirmou que não parabenizaria o candidato vencedor.
Chanceler da Argentina repudia post de Eduardo Bolsonaro
Nesta sexta, o presidente mencionou que o país vizinho está “numa situação complicada”. “Nossos irmãos argentinos, peço a Deus que dê tudo certo lá”, completou.
A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil, atrás de China e Estados Unidos. Além disso, ao lado de Uruguai e Paraguai, Brasil e Argentina integram o bloco Mercosul.