Data marca a criação da República da Turquia independente.
Hoje celebramos a Festa da Vitória em 30 de agosto que terminou com a Guerra da Independência. Como consequência da Primeira Guerra Mundial, as tentativas de ocupação do exército grego nos territórios da Anatólia foram somadas à derrota do Estado otomano e à ocupação de forças estrangeiras. Desta forma, começou a luta pela Independência, que duraria alguns anos. A última etapa da Guerra da Independência foi a Batalha de Dumplupinar, da qual emergiu triunfalmente em 30 de agosto de 1922. Esta vitória deu autonomia à Turquia
A Festa da Vitória de 30 de agosto também é comemorada no exterior. Cerimônias foram organizadas no Azerbaijão, no Cazaquistão e na República Turca do Norte de Chipre. Em Baku, Azerbaijão no Cemitério dos Mártires foi o primeiro destino das celebrações com a participação do Embaixador turco em Baku, Erkan Özoral, o adido militar brigadeiro-general Zafer Ocak, o representante de Chipre do Norte, em Baku, Ufuk Turganer, representações de instituições turcas no Azerbaijão e funcionários do adido.
A cerimônia começou com a rendição de um minuto de silêncio e a coroa foi deixada para o Monumento do Martírio pelo embaixador turco. O embaixador Özoral após o canto dos hinos nacionais de ambos os países disse: “Esta vitória da nação turca sob a liderança do veterano Mustafa Kemal Atatürk certamente tem um lugar especial na história do mundo e mostrará à eternidade para todo o mundo que a nação turca é indestrutível e o poder da vontade e da força da nação”.
No Cazaquistão, o 96º aniversário da gloriosa vitória também foi celebrada. A recepção do aniversário começou com os hinos nacionais do Cazaquistão e da Turquia. O embaixador turco em Astana, Nevzat Uyanik, disse: “A nação turca mostrou mais uma vez o mundo que nunca renunciar à independência com esta vitória do seu glorioso exército”. O vice-ministro da Defesa do Cazaquistão, Talgat Muhtarov, agradeceu o apoio da Turquia ao seu país em qualquer campo.
O dia da vitória de 30 de agosto também foi comemorado na República Turca do Norte de Chipre. Na cerimônia na capital Lefcocia contou com a presença do Presidente de Chipre do Norte Mustafa Akinci e a primeira-dama Meral Akinci, o primeiro-ministro Tufan Erhürman, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores kudret özersay, o embaixador da Turquia à RTNC Derya Kanbay e alguns secretários gerais dos partidos políticos.