Bolat Nussupov recebe visita de professor da UFMG para expansão da Cooperação Regional
Embaixador Bolat Nussopov, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais em Ouro Preto, realizou reunião com Paulo Santos Assis, Membro do Comitê Científico Internacional de Organização do Congresso sobre Desenvolvimento Sustentável dos Países BRICS.
Durante a reunião, o partido brasileiro apresentou o trabalho de um comitê envolvendo todos os municípios da República Federal do Brasil, formalmente convidou o partido cazaquistanês para participar da reunião do “Congresso BRICS sobre Desenvolvimento Sustentável dos Países BRICS 2025” a ser realizada no Rio de Janeiro em De 2 a 6 de junho de 2025, sob a liderança da presidência dos BRICS do Brasil.
A Embaixada da República do Cazaquistão no Brasil sediou, nesta terça-feira (07), um encontro entre o embaixador Bolat Nussupov e o professor Paulo Santos Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais, em Ouro Preto. O professor é membro do Comitê Científico Internacional para a organização do Congresso do BRICS sobre Desenvolvimento Sustentável.
Durante a reunião, o professor Assis, apresentou as atividades do comitê, que também envolve todos os municípios do Brasil e convidou oficialmente a parte cazaque para participar da reunião do “Congresso do BRICS sobre Desenvolvimento Sustentável 2025”. O evento ocorrerá de 2 a 6 de junho de 2025, no Rio de Janeiro, durante a presidência brasileira da organização.
De acordo com os organizadores, a pauta do Congresso abordará questões de energia, meio ambiente e desenvolvimento social, com a presença de cerca de vinte laureados com o Prêmio Nobel dos países do BRICS, ministros de pastas relevantes e representantes de destaque dos países membros e parceiros do bloco.O Professor Paulo Assis, recordando sua visita à cidade de Taraz e a parceria estabelecida há alguns anos com a Universidade Estadual M.Kh. Dulati, informou sobre sua intenção de convidar líderes de várias regiões e cidades do Cazaquistão, incluindo Taraz, para participar do Congresso.
Por sua vez, o Embaixador destacou o potencial para o desenvolvimento da cooperação inter-regional entre o estado brasileiro de Minas Gerais e a região de Zhambyl, no Cazaquistão, considerando as parcerias existentes entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Estadual M.Kh. Dulati.O Comitê Científico Internacional do Congresso do BRICS sobre Desenvolvimento Sustentável é responsável pela organização do evento no âmbito da presidência brasileira, contando com a participação de renomados cientistas, líderes de universidades federais, prefeitos e representantes de empresas brasileiras.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão