Embaixador Bolat Nussupov define detalhes do encontro em comissão da Câmara Federal
A reunião do Conselho Empresarial Brasil – Cazaquistão que seria realizada em maio, na cidade de Porto Alegre (RS), acontecerá em setembro, em local a ser definido. Em encontro, no dia 18 de junho, o embaixador cazaque, Bolat Nussupov, pediu ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), para que o evento fosse mantido na capital gaúcha. O Cazaquistão é um grande produtor de petróleo, gás natural e um dos principais exportadores mundiais de urânio, sendo rico também em outros minerais.
“Originalmente, cerca de 20 empresas do Cazaquistão participariam do encontro e nós entendemos que a sua realização em Porto Alegre, em setembro, é fundamental para dar maior visibilidade ao Estado e contribuir com o processo de reconstrução em curso”, afirmou o deputado.
Nussupov já esteve no Rio Grande do Sul várias vezes e, além de Porto Alegre, conhece bem Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Pelotas e Caxias do Sul. “Nós queremos retomar os acordos de cooperação entre as regiões do Cazaquistão e os estados brasileiros. Já conversamos com o governador Eduardo Leite a respeito e tão logo seja possível, firmaremos acordos com o Rio Grande do Sul”, explicou.
Segundo Redecker, “esses acordos irão potencializar a cooperação bilateral em temas como fertilizantes, que são fundamentais para nós. Além disso, a localização estratégica do Cazaquistão entre Europa e Ásia, é extremamente atraente para potencializar os negócios com vários mercados”, assinalou.
Durante o encontro, eles também conversaram sobre uma maior aproximação entre os parlamentares dos dois países. Neste sentido, um convite da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Baixa (Majilis) do Cazaquistão, para que membros da CREDN visitem o país, deverá ser formalizado em breve.
Assessoria de Imprensa – CREDN