Ministro do Reino Unido e embaixadora Sthefany Al-Qaq conheceram as formas de atuação e iniciativas do governo brasileiro
Em reunião de trabalho na sede da embaixada do Reino Unido no Brasil, em Brasília, nesta quarta-feira (15), o secretário-executivo do Escritório de Representação do Rio Grande do Sul em Brasília (EBSB), Henrique Pires, foi recebido pela embaixadora Sthefany Al-Qaq e participou de discussões com o ministro britânico David Rutley. Ele responde pelas Américas, Caribe e Territórios de Além-mar do Império Britânico e está cumprindo agendas no Brasil. Na reunião, que começou com manifestação de solidariedade do governo britânico ao Rio Grande do Sul e aos gaúchos, foram discutidas iniciativas que poderão ser efetivadas com a ajuda a programas e ações de recuperação do Estado, devastado pelas últimas enchentes.
Henrique Pires explicou que foram aventadas várias possibilidades de atuação. A colaboração pode ser feita por meio de parcerias diretas, com envolvimento de outros entes federais (universidades e institutos) e via convênios com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros organismos, em áreas como economia, engenharia, climatologia e saúde.
Em nome do governador Eduardo Leite, o secretário-executivo do EBSB agradeceu a manifestação de solidariedade e o convite para o encontro. Também ressaltou a importância da oferta do governo britânico, prevendo uma sequência de reuniões técnicas para os devidos ajustes e trâmites, com a necessária participação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e de técnicos do governo gaúcho. As equipes definirão as áreas a serem contempladas e as eventuais aplicações de recursos de financiamento externos.
Também participaram do encontro na Embaixada do Reino Unido técnicos britânicos e o assessor de Relações Internacionais do EBSB, Robson Valdez.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul.