Embaixador John Aquilina visita complexo marítimo de Pernambuco em busca de expansão de negócios para o paísPorto
O embaixador de Malta no Brasil, John Aquilina, realizou visita oficial ao Estado de Pernambuco, entre os dias 25 a 30 de agosto, onde cumpriu agenda ampla para expansão da cooperação, dos negócios e dos investimentos entre Malta – país-membro da UE – e o nosso estado. Porto de Suape, Porto Digital, ALEPE, FIEPE, Olinda e seu hub de inovação tecnológica OCCA, Governadoria do Estado, Associação Comercial de Pernambuco e o Instituto Ricardo Brennand foram alguns dos muitos locais visitados. Além disso, teve a oportunidade de conhecer a comunidade maltesa na cidade do Recife com os dois troncos familiares (Dimech e Muscat)
O porto de SUAPE, no Nordeste do Brasil, é um enorme Complexo Marítimo e Industrial que abrange uma enorme massa de terra de 73.000 hectares. Embora suas rotas marítimas cheguem longe a todas as regiões do globo, o mais longe que se aventura no Mediterrâneo é através de Gibraltar para Valência.
Juntamente com Thales Castro, Cônsul de Malta em Recife, visitei recentemente a SUAPE e conferi com Arthur Neves, Diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Nilson Monteiro, Diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, além de vários outros Executivos.
Malta pode ser o próximo porto de escala com grandes benefícios econômicos. “Discutimos planos futuros para explorar o enorme potencial de Malta como Base Marítima para progredir ainda mais no Mediterrâneo Oriental, Norte da África e além”, disse Aquilina.