A Embaixada do Japão recebe, a partir de maio, as inscrições para os programas de bolsas de estudos de 2023 do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do país (MEXT). Promovidas anualmente pelo governo japonês, as bolsas MEXT são uma oportunidade de prestígio concedida a estrangeiros que desejam continuar seus estudos e se aprimorar profissionalmente em uma instituição de ensino do Japão.
Os candidatos selecionados terão a oportunidades de estudar em universidades japonesas como alunos de graduação, pós-graduação, escola técnica ou curso profissionalizante, ou, ainda, de serem admitidos como alunos de pesquisa e conduzirem um projeto de mestrado ou doutorado no país.
Os bolsistas iniciarão seus estudos no Japão a partir de abril de 2023. A bolsa é integral e inclui o pagamento de passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. O programa prevê, ainda, um curso de língua japonesa durante o primeiro ano.
Inscrições – As inscrições para o programa de pós-graduação já estão abertas, e se encerram em 31 de maio. Podem se candidatar pessoas com ensino superior completo e idade máxima de 34 anos em abril de 2023.
No caso das bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até março de 2023 e com até 24 anos de idade em abril de 2023. As inscrições abrem no dia 1º de junho e se encerram no dia 24 do mesmo mês.O calendário vale para candidatos que moram no Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Residentes de outras regiões devem consultar informações no consulado local.
Seleção – Os candidatos serão submetidos a um processo seletivo composto por análise documental (incluindo projeto de pesquisa, para o programa de pós-graduação); provas escritas e entrevista. Cada fase é eliminatória e determina quais estudantes serão convocados para a seguinte. Outras informações sobre as inscrições e detalhes do programa estão disponíveis no site da Embaixada do Japão.
Bolsas MEXT – O programa de bolsas do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão (MEXT) teve início em 1954, com objetivo de promover o intercâmbio internacional, as relações amistosas e a formação de recursos humanos. Graças à iniciativa, cerca de 242 mil estudantes internacionais de aproximadamente 160 países ao redor do mundo tiveram a oportunidade de estudar no Japão.