Agência ANSA
O primeiro-ministro da Sérvia, Aleksander Vucic, venceu as eleições Presidenciais do país deste domingo (2), derrotando com uma grande vantagem seus principais adversários e garantindo mais uma vez seu poder. Com 91,39% dos votos computados, o candidato do Partido Progressista da nação europeia (SNS), que também domina o Parlamento, conseguiu vencer as eleições ainda no primeiro turno com 55,13% dos votos.
No segundo lugar, mas apenas com 16,26% da votação, ficou o ex-obudsman Sasha Jankovic, e em terceiro (com 9,43%), o jovem e extravagante Luka Maksimovic.Durante sua campanha, Vucic prometeu estreitar ainda mais os vínculos entre Sérvia e Rússia, aliados de décadas, e aumentar a proximidade do país com a União Europeia. Sobre o resultado da eleição, o presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de parabéns ao premier sérvio.
“A sua convincente vitória eleitoral dá um amplo apoio popular aos seus esforços para cumprir os deveres econômicos e sociais que a Sérvia enfrenta além de perseguir uma política externa equilibrada”, disse o mandatário em um comunicado oficial. Pouco tempo depois, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que foi “o povo sérvio” e não Putin que elegeu Vucic como o novo presidente do país. “Em relação as possíveis influências no processo eleitoral, seria inoportuno lançar qualquer acusação”, disse Peskov.