Por Rachel A Nariyoshi
Unindo cultura, ancestralidade e excelência enológica, a vinícola brasileira Michael Scott Carter Wines despontou como um dos destaques da Vinexpo America 2025, que aconteceu nos dias 7 e 8 de maio, em Miami. Fundada por um economista afro-americano naturalizado brasileiro, a marca leva para o mercado internacional uma proposta singular: celebrar o terroir brasileiro com raízes africanas, homenageando a diáspora em cada garrafa.
A participação na Vinexpo América 2025 é estratégica: “Com nossos rótulos, os compradores terão acesso ao que há de mais autêntico sendo produzido no Brasil — não apenas em termos de qualidade, como também de conceito e propósito“, destaca o fundador Michael Scott Carter. “A feira é um dos encontros mais importantes do setor global de vinhos e destilados. Aqui temos a oportunidade de apresentar ao mundo um Brasil que produz com qualidade, mas também com alma, com narrativa e identidade”, explica Carter. A expectativa é ampliar as oportunidades de prospecção e negócios, conectando a marca com importadores, distribuidores e compradores de diversos países.
A internacionalização da marca já começou. Recentemente, os vinhos foram lançados em Londres, em evento exclusivo na Soho House, que reuniu líderes da imprensa e do setor vitivinícola britânico. Além da degustação, Carter participou de um painel sobre empreendedorismo global e diversidade na indústria do vinho, ao lado de nomes como o Dr. Alloysius Egbulonu (Tesouro Britânico), a artista e ativista Michell Gayle e Solon Phillips (COO Global da MSC Winery).
Com portfólio enxuto, porém expressivo — Branco, Rosé, Tinto e Tinto Reserva — a vinícola aposta em blends cuidadosamente construídos, que valorizam a tipicidade das uvas e o potencial do terroir brasileiro. Produzidos em Monte Belo do Sul (RS), os vinhos da Michael Scott Carter representam uma nova leitura do Brasil. Cada vinho é elaborado com atenção aos detalhes e com profundo respeito ao terroir brasileiro. Os nomes — todos em iorubá — não foram escolhidos ao acaso. Cada nome é uma homenagem à relação entre o solo brasileiro, destacando a importância do ambiente natural na criação de perfis únicos. São os vinhos:
ILẸ́ AMỌ̀ (branco): Amọ̀ faz referência ao solo que acolhe a pureza das flores e frutos brasileiros, revelando o conhecimento profundo que se manifesta nas delicadas notas de pera, limão e flores brancas.
ILẸ́ AMÒGO (Rosé): Simboliza o lar onde a beleza e a vivacidade se encontram, manifestando a elegância do vinho rosé. Evoca a ideia de prosperidade, representando a intensidade das frutas vermelhas que encantam o paladar.
ILẸ́ AMỌRA (Tinto): Representa uma acolhida calorosa, conecta a essência do amor e da paixão que dialogam com as notas vibrantes do vinho tinto.
Vinho tinto reserva: É um vinho de estrutura robusta e complexidade notável. No nariz, revela rica combinação de aromas de frutas escuras, como ameixa e amora, complementados por notas de tabaco, couro, especiarias e nuances adocicadas provenientes do carvalho. No paladar, é encorpado, com taninos firmes e bem integrados e acidez que confere equilíbrio à sua profundidade. Os sabores são intensos, com camadas de frutas maduras, chocolate amargo e toque de carvalho tostado.
Mais do que uma experiência sensorial, os vinhos Michael Scott Carter são um convite à reflexão e à celebração das origens — da terra, da cultura e das conexões humanas. Brindar com um rótulo MSC é celebrar um Brasil que se abre ao mundo sem perder suas raízes.
Mais do que vinho, uma missão, mais do que uma experiência sensorial, um brinde com propósito!
@rachelalves.professoradevinhos
Contatos da Michael Scott Carter Wines:
(54) 99171-0727
michaelscottcarter.com