Hoje, turistas brasileiros são aceitos em cerca de 75 países, na maioria dos quais é preciso apresentar um teste negativo para a Covid feito 72 horas antes da chegada e cumprir quarentena, que varia de uma a duas semanas
Os dados sanitários dos países se tornaram uma variável de peso -se não a principal- na equação que determina como ficam as viagens internacionais no pós-pandemia e quando será esse pós.
Como essas definições dependem de fatores que mudam com frequência, muitas das perguntas sobre o tema não têm respostas exatas. Mas já há um conjunto de informações que sugere os próximos passos.
Para os brasileiros, a crise no país atrapalha o reaquecimento do turismo internacional. Pouco mais de um ano e quatro meses desde que o primeiro caso de Covid foi identificado no Brasil, a média móvel de mortes segue superior a 1.500 e só cerca de 17% da população adulta está completamente imunizada.
Para quais países os brasileiros podem viajar hoje?
Hoje, turistas brasileiros são aceitos em cerca de 75 países, na maioria dos quais é preciso apresentar um teste negativo para a Covid feito 72 horas antes da chegada e cumprir quarentena, que varia de uma a duas semanas.
Mas essa é uma informação que muda com frequência, já que as autoridades sanitárias de cada país reveem periodicamente as autorizações concedidas para viajantes estrangeiros. Um dos fatores usualmente levados em conta é o número de novos casos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias – que não deve ultrapassar 75. No Brasil, a proporção atual é 398/100 mil, segundo dados computados pelo consórcio de veículos de imprensa.