Por ocasião do lançamento, o Diretor da Radgonske Gorice disse: “envazado em garrafas pretas, selado em papel preto, para ser degustado em pleno crepúsculo porque as melhores coisas acontecem no escuro. E, de olhos vendados, seus sentidos serão aguçados, para que seu paladar esteja pronto para uma experiência de degustação intensificada.”
E não é que é verdade? Vejamos: Sabedores de que a luz é prejudicial ao vinho, especialmente após engarrafado, os produtores da vinícola Radgonske Gorice resolveram levar à risca os estudos científicos da Professora Anne C. Noble da Universidade de Davis na Califórnia/EUA.
Trata-se do “Sensory Study of the Effect of Fluorescent Light on a Sparkling Wine and Its Base Wine” que aponta o impacto da luz fluorescente sobre os vinhos, provando que o vinho exposto à luminosidade, mesmo por um curto período, apresenta menor intensidade dos aromas cítricos e maior gosto de luz (goût de lumiere), que é exatamente os aromas da couve-flor e do repolho cozidos. Daí, os produtores do Untouched by Light criaram o método de produção de vinho espumante inspirado nesse estudo científico, ou seja, vinho elaborado sem nenhum contato com a luz. O resultado foi então um “vinho espumante fresco, frutado e cítrico, com o sabor residual de chá verde e menta. O que encontramos no nariz continua no sabor. Bolhas muito delicadas conferem-lhe uma cremosidade. É como um eco que equilibra ternura e ousadia, que costumam ser contraditórias, mas nesse vinho ficou em harmonia”, disse o sommelier do Instituto de Enologia de Champagne Pierre-Yves Bournerias.
Produzido pelo método tradicional (quando a segunda fermentação do vinho acontece nas garrafas), o vinho espumante Untouched by Light é um Blanc de Blancs, elaborado com 100% de uvas da variedade Chardonnay, colhidas em noites sem lua, por pessoas usando óculos de visão noturna. Após a fermentação do vinho base nos tanques, o vinho foi envasado em garrafas escuras onde ficou por 3 anos em contato com as leveduras nas caves obscuras de quase 2 séculos da vinícola Radgonske Gorice. O vinho foi manuseado somente à noite em condições de total ausência de luz. Depois da dégorgement, as garrafas escuras foram seladas e lacrados a vácuo em embalagens também escuras. Enfim, todo o processo de produção aconteceu na absoluta escuridão.
A partir daí, em sua casa, a recomendação é degustá-lo com os olhos vedados e em ambiente escuro para manter, sem nenhuma luz, toda a cadeia da produção ao consumo. Assim, o kit contém: 1 garrafa de vinho espumante Untouched by Light, 2 taças de cristal escuro, 2 máscaras para vedar os olhos.
Foram produzidas apenas 2.000 garrafas e o kit está sendo vendido a 100 Euros pelo site da vinícola Radgonske Gorice http://untouchedbylight.com.
O vinho espumante Untouched by Light foi ganhador da Medalha de ouro 2020 no concurso londrino Glass of Bubbly.
Saúde!
https://www.facebook.com/rachel.alves.professora.vinhos
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos