Liz Lôbo
Viver uma tarde no país africano, conhecendo a cultura, a gastronomia, a música e a dança. Essa foi a proposta da festa organizada pela embaixadora Abena Pokua Adompim Busia, realizada nesse domingo (22), na residência oficial de Gana, no Lago Sul. Estandes com artesanatos e roupas típicas foram montados nos jardins para casa, nos quais foram comercializados os produtos. Em um palco cantores e uma banda fizeram apresentações para o participantes, entre ele cerca de 40 crianças e adolescentes afrodescendentes de uma escola da Estrutural. A comida ficou por conta da restaurante Simbaz do chef Chidera que vendeu pratos da culinária africana.
Durante o evento “Vamos passar uma tarde em Gana”, diversas atrações se apresentaram, houve sorteio de brindes, concurso de desenhos infantis, além de apresentação de dança. Pessoas vestidas de boneco com roupa característica também fizeram parte da festa.
“Ter uma experiência de como é o meu pais, confraternizar, reunir a comunidade; essa foi a intenção dessa festa”, explicou a embaixadora Abena Busia que é filha do ex Primeiro Ministro do Gana. A seu ver, a comunidade diplomática tem poucos momentos de relaxamento, encontros informais, de atividades de lazer.
“Queremos contribuir para que essas crianças e adolescentes tenham uma referência positiva da vida africana, para ajudá-los a transformar os lugares onde vivem e a conquistar seus sonhos no futuro”, explica a diplomata por meio de comunicado oficial.