• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 26 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Pressão popular obriga Governo da Índia a eliminar o imposto sobre absorventes

por Embassy News
23 de julho de 2018
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Os aumentos das alíquotas haviam transformado os produtos de higiene feminina em artigos de luxo

El País

O Governo da Índia decidiu eliminar a taxa de 12% sobre os absorventes (o chamado Imposto sobre Bens e Serviços). Em julho de 2017, a decisão de aumentar a alíquota aplicada sobre esses produtos de higiene pessoal feminina desencadeou uma onda de críticas de vários setores da sociedade indiana, que a interpretaram como uma séria barreira à educação da mulher, num país onde os problemas de saúde são a principal causa do absentismo escolar feminino. “Tenho certeza de que todas as mães e irmãs ficarão muito felizes ao saberem que os absorventes agora são 100% livres de imposto”, disse o ministro interino da Economia, Piyush Goyal, numa coletiva em Nova Déli.

Como consequência daquela taxa, a advogada e deputada Sushmita Dev promoveu uma petição on-line para exigir sua eliminação, considerando que o imposto transformava um artigo de primeira necessidade num produto de luxo. Com mais de 400.000 assinaturas de apoio desde o ano passado, o pedido enfatizava que 70% das mulheres do país não podiam comprar absorventes por causa do preço. “Este era o passo mais esperado e necessário para ajudar meninas e mulheres a permanecerem na escola e no trabalho”, declarou à agência Reuters Surbhi Singh, fundadora da ONG Sachhi Saheli, que busca conscientizar a população sobre a higiene menstrual. “Isso as ajudará a crescer para mostrar seu verdadeiro potencial”, concluiu Surbhi.

Mulheres e adolescentes indianas têm muitos problemas durante a menstruação. Sobretudo nas zonas rurais, onde a falta de informação e o preço dos produtos de higiene pessoal fazem com que muitas delas usem pedaços de pano, aumentando o risco de infecções.

Segundo as pesquisas, 10% da população feminina da Índia rural acredita que a menstruação é uma doença. Por outro lado, 20% das menores abandonam os estudos logo que começam a menstruar, ficando condenadas à dependência econômica, aos casamentos forçados e aos outros males que atingem as mulheres nos países em desenvolvimento.

Além dos ativistas, diversos setores da população indiana tomaram consciência quanto à gravidade de uma situação marcada por tabus e pela falta de informação. No início do ano, por exemplo, Bollywood estreou o primeiro filme que aborda os problemas ocasionados pela menstruação. Baseado numa história real, Padman relata a luta de um homem da Índia rural para produzir absorventes com preço acessível. O próprio protagonista, um conhecido ator indiano, encabeçou a campanha Niine Movement, que fomenta o uso de absorventes. O criador do movimento, Amar Tulsiyan, declarou que a eliminação dos impostos era uma “grande vitória para todos”.

Outras ativistas e empresárias aplaudem a decisão, mas dizem que o problema continua. Embora o Governo tenha acabado com o imposto sobre a venda de absorventes, sua produção continua sujeita a um forte tributo, de até 28%. “Defendemos não apenas a isenção de impostos sobre o produto final, mas também sobre as matérias-primas e as máquinas usadas na fabricação. Eles representam uma carga insuperável para empresas como a nossa, que trabalham para mulheres desfavorecidas e sem formação”, disse ao EL PAÍS Jaydeep Mandal, diretora da Aakar Social Ventures, uma firma de Nova Déli premiada nacionalmente por suas pesquisas pioneiras na produção de absorventes ecológicos e acessíveis. Pequenas e médias empresas criticam o fato de que os impostos à produção fomentem o monopólio das grandes companhias, cujos custosos produtos são os que têm mais presença no mercado do país.

Além dos absorventes, o Conselho de Impostos sobre Bens e Serviços também revisou a alíquota que incide sobre outros 50 produtos durante sua reunião anual, realizada no sábado. Os tributos sobre a venda de televisores, lavadoras de roupa, geladeiras e fogões foram reduzidos em até 10% em relação ao percentual de um ano atrás. Também houve redução nas taxas sobre os calçados. Ante as eleições gerais de 2019, o Governo do primeiro-ministro Narendra Modi tenta atrair o voto dos comerciantes e da classe média, frustrados após a abrupta alta dos impostos em julho do ano passado.

Notícia Anterior

Uma experiência em Gana

Próxima Notícia

EUA ratificam guerra comercial contra a China no G-20

Notícias Relacionadas

Mundo

Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka

24 de maio de 2026
Mundo

Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã

12 de maio de 2026
Mundo

Comemorado o Dia da Língua Portuguesa

11 de maio de 2026
Próxima Notícia

EUA ratificam guerra comercial contra a China no G-20

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do México palestra sobre diplomacia cie Embaixador do México palestra sobre diplomacia científica em universidade do Ceará -

Carlos García de Alba conversou com a comunidade acadêmica da Unifor

O embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, ministrou palestra com o tema "Diplomacia científica e acadêmica entre o México e o Brasil" (Foto: Ares Soares)

O embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, participou, no dia 21 de maio, da Semana de Internacionalização, no auditório da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi destaque do evento sua palestra. O encontro, com o tema "Diplomacia cien...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-mexico-palestra-sobre-diplomacia-cientifica-em-universidade-do-ceara/

#CarlosGarcíadeAlba #Ceará #Embaixador #Fortaleza #RandalPompeu #unifor #universidade
Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção globa Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção global e fortalece sua imagem no mercado mundial -

Maior produtor e exportador do planeta, o Brasil transforma tradição, inovação e sustentabilidade em vantagens competitivas, consolidando sua posição como protagonista da cadeia cafeeira internacional, Café é hoje instrumento de diplomacia econômica.

Celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Café é uma oportunidade para reconhecer a importância econômica, social e cultural de uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mais do que um hábito diário compartilhado por bilhões de pessoas, o café movimenta uma cadeia produtiva global que gera milhões de empregos, impulsiona o comércio internacional e conecta produtores e consumidores em diferentes continentes.

Nesse cenário, o Brasil ocupa posição de destaque absoluto. O país é há mais de um século o maior produtor e exportador de café do mundo, respondendo por cerca de um terço da pr...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-nacional-do-cafe-brasil-lidera-producao-global-e-fortalece-sua-imagem-no-mercado-mundial/

#Brasil #casfé #Dia #Diplomacia #Economia #mercadoprodução #Nacional
Marcos regulatórios do setor de navegação unem Bra Marcos regulatórios do setor de navegação unem Brasil e Chipre -

Embaixador. Vasilios Philippou reúne-se com a Presidente do CMI, Ann Fenech, em Cúpula Marítima Internacional, no Rio, para discutir a descarbonização do setor de navegação 

À margem do Colóquio e Assembleia Geral do CMI, que ocorre atualmente no Rio de Janeiro, o embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, manteve, no dia 13 de maio, um encontro de alto nível com a Ann Fenech, Presidente do Comité Maritime International (CMI).

A reunião, realizada no Hotel Windsor Barra, focou na unificação do direito marítimo internacional e na importância estratégica da Convenção de Pequim sobre a Venda Judicial de Navios. O embaixador Philippou e a Presidente Fenech também discutiram marcos regulatórios para a descarbonização do setor de navegação — uma prioridade para Chipre, que detém um dos registros marítimos mais influentes do ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/marcos-regulatorios-do-setor-de-navegacao-unem-brasil-e-chipre/

#AnnFenech #Brail #Chipre #Embaixador #Maritime #Marítma #VasiliosPhilippou
Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvank Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka -

Em Brasília, diplomatas da embaixada da Ucrânia vestiram suas camisas bordadas típicas do país.

O Dia Internacional da Vyshyvanka é celebrado anualmente na terceira quinta-feira de maio. A data homenageia a tradicional camisa bordada ucraniana, um importante símbolo de identidade cultural, resistência e união do povo ucraniano. As vestimentas representam um dos maiores símbolos da cultura nacional da Ucrânia, tendo como objetivo preservar as tradições culturais do país.

Funcionários da embaixada da Ucrânia no Brasil participaram das celebrações vestindo diferentes modelos de camisas bordadas, demonstrando a diversidade e a riqueza do vestuário tradicional ucraniano. As vyshyvankas apresentam diferentes estilos, cores e desenhos, que variam de acordo com a região de origem e refletem características culturais locais.
Embaixada argentina abre as portas para estudantes Embaixada argentina abre as portas para estudantes -

Alunos da Escola Classe 308 Sul conhecem um pouco da história e da cultura do país

O embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi, recebeu estudantes da Escola Classe 308 Sul, pelo Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), nesta quinta-feira (21). Os alunos foram acompanhados pela Secretaria de Relações Internacionais do DF.

No programa, os alunos foram apresentados à embaixada, e conheceram mais sobre a história, os costumes, a cultura e a gastronomia argentina. Durante a visita, flno Setor de Embaixadas Sul, eles tiveram o passaporte do Pepa - um dos símbolos do programa - carimbado pela embaixada.

O Pepa é um programa da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do DF que proporciona experiência aos estudantes das escolas públicas do DF em visitas às embaixadas acreditadas...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixada-argentina-abre-as-portas-para-estudantes/

#Cultura #Embaixada #Escola #estudantes #GuillermoDanielRaimondi #Pepa #Portas
Cônsules suecos realizam encontro em Brasília - Cônsules suecos realizam encontro em Brasília -

Embaixadora Karin Wallensteen abre a conferência de alinhamento institucional e fortalecimento da atuação consular sueca no Brasil

A embaixada da Suécia no Brasil sediou, nos dias 21 e 22 de maio, a Conferência dos Cônsules Honorários da Suécia em Brasília, reunindo representantes de sete Consulados para dois dias de diálogo, alinhamento institucional e fortalecimento da atuação consular sueca no país.

 A conferência foi aberta pela embaixadora Karin Wallensteen, seguida pelo Primeio Secretário Lars Bergeå, com uma introdução à programação e uma rodada de apresentação dos participantes de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus com a equipe da embaixada. Um dos momentos especiais do primeiro dia foi a cerimônia de nomeação de Eliane Morais Kunz, como a futura nova Cônsul Honorária da ...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/consules-suecos-realizam-encontro-em-brasilia/

#Conferência #Cônsules #Embaixada #Embaixadora #encontro #KarinWallensteen #Suécia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In