• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 10 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Turquia sentencia 337 à prisão perpétua por conspiração contra Erdogan

por Liz Elaine
27 de novembro de 2020
em Mundo
Tempo de Leitura: 6 mins
A A

Rodrigo Craveriro

Em um dos maiores julgamentos coletivos da história, a Turquia sentenciou à prisão perpétua 337 pessoas, acusadas de conspirar para depor o presidente Recep Tayyip Erdogan, na noite de 15 de julho de 2016. Ao todo, 475 turcos foram levados ao banco dos réus, dos quais 365 são mantidos sob custódia do Estado. Das 337 sentenças perpétuas anunciadas pelo juízes, 291 são agravadas, o que significa que não existe possibilidade de liberdade condicional. Um resumo do veredicto, ao qual a agência de notícias France-Presse (AFP) teve acesso, indica que os réus, incluindo oficiais da Força Áerea turca, foram declarados culpados de “tentativa de derrubar a ordem constitucional, tentativa de assassinato do presidente e homicídios voluntários”

Segundo a AFP, entre os militares condenados, estão pilotos que usaram caças F-16 para bombardear a capital, Ancara, incluindo a sede do Parlamento e as imediações do palácio presidencial, e oficiais que comandaram um levante na base de Akinci — incluindo brigadeiros-generais, coronéis e tenentes-coronéis. Os ataques aéreos custaram a vida de 68 pessoas e deixaram mais de 200 feridos. Erdogan viajava, de férias, em um resort no sul da Turquia. Dos 475 julgados ontem, 60 receberam penas mais leves e somente 75 foram absolvidos. “Justiça foi feita. O Estado não deixou o sangue dos mártires e dos feridos em vão”, afirmou Ufuk Yegin, presidente de uma associação de parentes das vítimas. “Acreditamos que as sentenças foram decididas de acordo com as leis existentes”, completou.

O desfecho de um julgamento que se arrastou por três anos ocorreu em uma enorme sala de audiências montada dentro complexo penitenciário de Sincan, na província de Ancara. Tropas de choque guardavam o prédio, enquanto familiares de réus e de vítimas da tentativa de golpe faziam fila para acompanhar a decisão da Corte. As autoridades concluíram que os conspiradores agiram sob ordens da FETO, organização liderada pelo clérigo islâmico Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos. Existe a suspeita de que os chamados gulenistas infiltraram-se em instituições públicas, na Justiça, nas Forças Armadas e na mídia. Logo depois da tentativa de golpe, o governo de Erdogan começou um processo de expurgo. Em 1.596 dias, desde uma das noites mais tensas da Turquia, 4.500 pessoas foram condenadas à prisão, incluindo 3 mil que, provavelmente, passarão o resto da vida atrás das grades.

Em entrevista ao Correio, Murat Yavuz Ates — embaixador da Turquia no Brasil — explicou que o país é um dos membros fundadores do Conselho Europeu e calcado pela democracia, no “Estado de direito” e na proteção dos direitos humanos. “Também somos parte do mais alto nível de obrigações internacionais a este respeito. Na Turquia, qualquer pessoa pode interpor recurso de decisão judicial”, afirmou.

De acordo com o diplomata, a “tentativa de golpe terrorista”, realizada pela FETO, “não alvejou uma pessoa, mas um governo legítimo democraticamente eleito e uma ordem constitucional”. Ates lembra que a conspiração violou direitos fundamentais e liberdades dos cidadãos turcos. “Na Turquia, as decisões judiciais são tomadas por tribunais independentes no âmbito da Constituição e da legislação nacional relevante e em conformidade com o direito internacional.”

Aaron Stein, diretor do Instituto de Pesquisa sobre Política Externa, think tank baseado na Filadélfia (Pensilvânia), disse à reportagem que, sob o ponto de vista da Turquia, os autores do golpe fracassado de 2016 cometeram traição. “Nos tempos antigos, eles teriam sido executados. Então, o excesso de sentenças de prisão perpétua é simplesmente um reflexo de quão gave foi o crime cometido”, observou. “As autoridades selecionaram os militares da Força Aérea turca e colocaram homens leais ao governo no comando. Eu diria que estão fazendo o possível para garantir que outra tentativa de golpe aconteça.”

Histórico

O complô de 15 de julho de 2016 impôs um trauma a uma nação com histórico de golpes. O primeiro deles ocorreu em 27 de maio de 1960, sob a coordenação do coronel Alparsian Tukes. O então presidente, Celal Bayar, e o primeiro-ministro, Andan Menderes, foram condenados por traição. Onze anos depois, os militares realizaram uma intervenção, por meio de memorando, contra o premiê Suleyman Demirel. Em 12 de setembro de 1980, o país enfrentou um terceiro golpe militar, depois de choques entre grupos de esquerda e de direita. Em 1997, depois da eleição do partido do Bem-Estar Islamita, os militares emitiram uma série de “recomendações”, incluindo um programa educacional compulsório de oito anos de duração, com a intenção de evitar o recrutamento de crianças em escolas religiosas; e a proibição do véu islâmico em universidades. O então primeiro-ministro, Necmettin Erbakan, viu-se forçado a renunciar.

» Depoimento

“Os membros da FETO — organização pertencente ao clérigo Fethullah Gülen — tentaram um golpe em 15 de julho de 2016. Eles não se intimidaram em usar força militar letal contra civis inocentes, matando 251 pessoas e ferindo milhares. Também bombardearam a Grande Assmbleia Nacional, enquanto os parlamentares estavam em sessão. Centenas de civis que protestavam contra a tentativa de golpe foram mortos a tiros pelos conspiradores, em Ancara e em Istambul. As pessoas envolvidas não apenas tentaram atacar a democracia na Turquia. De forme cruel e consciente, mataram centenas e feriram milhares de inocentes. Acredito que em qualquer país tais crimes seriam punidos com as sentenças mais severas.” Murat Yavuz Ates, embaixador da Turquia no Brasil.

Golpe de Estado sangrento falido

Na noite de 15 de julho de 2016, uma parte do Exército turco se revolta e apreende aviões de combate e helicópteros. O pânico se instaura nas ruas de Ancara e de Istambul. Com o auxílio de tanques de guerra, os conspiradores do golpe atacam o Parlamento e o palácio presidencial. O presidente Recep Tayyip Erdogan, de férias, exorta os turcos a saírem às ruas para resistir a esta “tentativa de golpe de Estado”.

O suposto conspirador

Erdogan denuncia uma “traição” dos soldados golpistas e os vincula ao pregador Fethullah Gülen, que mora nos Estados Unidos há duas décadas. Outrora aliado e agora seu pior inimigo, Gülen desmente a acusação.

Balanço de vítimas

A tentativa de golpe deixa oficialmente 251 mortos, sem contar os golpistas, e mais de 2 mil feridos.

Expurgos

Em 16 e 17 de julho, centenas de generais, juízes e promotores são presos por suposto apoio ao levante. Os expurgos estendem-se, então, à polícia, aos professores e à imprensa. Em 20 de julho, Erdogan declara estado de emergência. Os expurgos começam com os supostos apoiadores de Fethullah Gülen. Depois, afetam o movimento pró-curdo, a imprensa crítica e organizações civis. Desde então, dezenas de milhares de pessoas foram presas e mais de 140 mil, demitidas ou suspensas de suas funções.

Consolidação de Erdogan

Em 24 de junho de 2018, Erdogan ganha confortavelmente a eleição presidencial no primeiro turno. As eleições marcam a passagem de um sistema parlamentar para um regime presidencial, onde o chefe de Estado concentra o Poder Executivo, após uma revisão constitucional ocorrida em 2017.

Revés eleitoral

Em 31 de março de 2019, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, islamo-conservador) lidera as eleições municipais a nível nacional, mas perde em Ancara e em Istambul. Em Istambul, as eleições são anuladas após apelações do AKP, que alega “irregularidades massivas”. A oposição denuncia um “golpe contra as urnas”. Em 23 de junho, o opositor Ekrem Imamoglu vence novamente em Istambul, naquele que foi o pior revés eleitoral para Erdogan desde que seu partido chegou ao poder em 2002.

Leis controversas

Em junho de 2020, o Parlamento adota um polêmico projeto de lei que fortalece consideravelmente os poderes dos “vigilantes de bairro”. A oposição acusa o presidente de querer criar uma “milícia”. Um mês depois, ele aprova um projeto de lei que reforma a estrutura da ordem dos advogados. A categoria acusa uma manobra para reduzir sua independência.

De basílica a mesquita

Em 10 de julho, Erdogan, buscando consolidar seu eleitorado conservador, anuncia a transformação da antiga catedral Hagia Sophia em uma mesquita, depois que um tribunal revogou o status de museu desse importante ponto turístico de Istambul. Duas semanas depois, vários milhares de muçulmanos participam da primeira oração.

Controle nas redes sociais

Em 1º de outubro, entra em vigor lei que fortalece o controle das autoridades sobre as redes sociais. Quase todas as gigantes do setor se recusam a aceitar as medidas, o que pode gerar multas a partir de novembro.

Tags: AncaraConspiraçãoRecep Tayyp ErdoganTurquia
Notícia Anterior

Nagorno-Karabakh: Turquia e Azerbaijão condenam posição do Senado francês

Próxima Notícia

Negociador da União Europeia retorna a Londres para negociações pós-Brexit

Notícias Relacionadas

Mundo

Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África

9 de maio de 2026
Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Próxima Notícia

Negociador da União Europeia retorna a Londres para negociações pós-Brexit

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África -

Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu vai ligar a África ao resto do mundo com um luxo e rapidez nunca vistos em solo africano

A Ethiopian Airlines começou a construção do maior aeroporto da África, aproximadamente 40 km ao sul da capital etíope, Addis Ababa, em Bishoftu. As obras US$ 6 bilhões já foram iniciadas e irá atender 100 milhões de passageiros. O aeroporto atenderá a Ethiopian Airlines e foi projetado pela Zaha Hadid Architects para se tornar um hub global com forte foco em conexões.

O Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu, com inauguração da fase 1 prevista para 2030, com capacidade para 110 milhões de passageiros, quase quatro vezes a capacidade do atual Aeroporto Internacional Bole, e investimento de US$ 12,5 bilhões. Situado próximo a Adis Abeba, este projeto de classe mundial fortalece a parceria com o Brasil ...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AddisAbaba #aeroporto #África #Bishoftu #EthiopinAirlines #Etiópia #obras
Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos - Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos -

Conselho dos Embaixadores Árabes e Câmara de Comércio Árabe Brasileira avaliam iniciativas para engajar a comunidade árabe no Brasil, além de realização de eventos.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou as atividades realizadas em 2025 pela instituição na quinta-feira (7), na Embaixada do Marrocos, em Brasília. Na ocasião, diplomatas de 16 países árabes e o chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Ibrahim Alzeben, discutiram sobre iniciativas e eventos para promover o diálogo e engajar a comunidade árabe no País.

De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, depois que o presidente da instituição, William Adib Dib Junior, apresentou o relatório de atividades de 2025, os diplomatas fizeram propostas à instituição.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador da Belarus destaca papel histórico e co Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas -

Em encontro com jornalistas, Andrey Andreyev lembrou da importante participação feminina no país em diferentes setores

Embaixador Andrey Andreyev 

O embaixador da Belarus, Andrey Andreyev, reuniu-se nesta sexta-feira com 12 jornalistas em um encontro promovido pela Embaixada da República da Belarus para apresentar reflexões sobre o papel das mulheres bielorrussas na história, na sociedade contemporânea e nas relações internacionais.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério da Agricultura -

Bolat Nussupov avalia visita de missão cazaque e a participação do Brasil em mesa-redonda em Astana na próxima segunda-feira (11).

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou o Ministério da Agricultura do Brasil, onde participou de uma reunião, dia 06, com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Renato de Alcântara Rua. No encontro, foi avaliada positivamente os resultados da visita da delegação de produtores rurais do Cazaquistão, liderada pelo Vice-Ministro da Agricultura Amangali Berdalin, durante a qual foram apresentadas 14 empresas do setor agroindustrial do Cazaquistão.

Foram discutidas ainda alguns aspectos do Memorando de Cooperação na área de pecuária entre o Ministério da Agricultura da República do Cazaquistão e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil suspende exigência de visto para chineses a Brasil suspende exigência de visto para chineses até dezembro -

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (11) e vale para viagens de até 30 dias. Decisão foi tomada em reciprocidade à China, que suspendeu o visto para brasileiros em junho de 2025

O Brasil dispensará a exigência de visto para cidadãos chineses a partir do dia 11 de maio de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (7), durante o Salão do Turismo, realizado em Fortaleza, no Ceará. Medida vale por viagens de até 30 dias, não prorrogáveis, e se aplica também a viagens de negócios, turismo, atividades artísticas ou esportivas e tem prazo até 31 de dezembro deste ano..

O governo brasileiro dá continuidade a iniciativas anteriores de facilitação de mobilidade, como a implementação do visto eletrônico para cidadãos chineses ao Brasil. A decisão segue o princípio da recipr...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Alkimin #Brasil #China #decisão #exigência #suspensão #visto
Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Viana -

Vasilios Philippou apresentou as prioridades do seu país e sublinhou a importância da diplomacia parlamentar

O embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, reuniu-se hoje, 07 de maio, com o Senador Federal Carlos Alberto Dias Viana, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O encontro sublinhou a importância da diplomacia parlamentar como pilar essencial para o estreitamento das relações entre as duas nações. Durante a reunião, o embaixador apresentou as prioridades e os resultados alcançados pela Presidência de Chipre no Conselho da União Europeia. O senador Viana, por sua vez, enalteceu a atuação da embaixada e reafirmou o compromisso do Grupo Parlamentar em promover uma agenda de cooperação cada vez mais sólida e diversificada.
...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#CarlosAlbertoDiasViana #embaixdador #senador #VasiliosPhilippou
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In