• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 14 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Tunísia celebra confinada o 10.º aniversário da sua revolução

14 de janeiro de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
0

Barreiras e carrinhas blindadas ocupam a avenida, no primeiro dos quarto dias de um confinamento decretado face ao agravamento dos contágios com o novo coronavírus. Apenas alguns jornalistas e residentes circulavam na principal artéria da capital, centro nevrálgico do regime de Zine el Abidine Ben Ali, que se tornou o centro da revolução, onde os cidadãos se reúnem habitualmente a cada 14 de janeiro para reavivar a esperança de um futuro melhor.

“Normalmente teríamos pessoas a manifestar-se na avenida para pedir mais justiça social, porque os sucessivos governos desde 2011 ainda não tiveram em conta esse pedido”, disse Alaa Talbi, presidente do Fórum tunisino para os Direitos Económicos e Sociais. “Mas neste 14 de janeiro vou ficar em casa, pela primeira vez em 10 anos, porque a crise sanitária é grave”, adiantou.

A Tunísia regista mais de 50 mortos por dia e alguns médicos têm alertado para a dificuldade crescente em encontrar camas para os doentes mais graves. Face à situação, a federação sindical UGTT e outras organizações renunciaram às manifestações, mas as reivindicações não diminuíram de intensidade.

“É necessário ser muito otimista para crer que a Tunísia está no bom caminho de concretização dos objetivos da revolução”, considera o diário estatal La Presse. A subida dos preços, a persistência do desemprego e a fraqueza crescente dos serviços públicos, numa altura em que a pandemia acentua a precariedade, alimenta uma deceção à altura das esperanças nascidas em 2011.

A 14 de janeiro desse ano, após várias semanas de tumultos desencadeados pela imolação pelo fogo de um vendedor ambulante no interior do país, uma multidão inédita concentra-se na avenida Bourguiba, diante do Ministério do Interior. A cólera contra a miséria vira-se contra o regime e a multidão grita “Rua”. Nessa mesma noite, Ben Ali foge para a Arábia Saudita, onde morreu em 2019.

A partida após 23 anos no poder foi seguida de levantamentos populares noutros países da região e da queda de outros autocratas, no que ficou conhecido como a Primavera Árabe.  A Tunísia foi o único país a continuar a sua democratização. “Podemos estar desiludidos, isso não significa que nos arrependemos: 10 anos é pouco para transformar um sistema que existe há décadas e podemos orgulhar-nos dos avanços”, disse Talbi.

“Instaurámos um novo sistema político, chegámos a acordo sobre uma Constituição, ainda que não esteja a ser posta em prática completamente, e respeitámos os prazos eleitorais”, explicou, adiantando: “Agora é necessária uma transição económica”.

A Tunísia, que depende largamente de doadores internacionais, concluiu na primavera um programa de apoio do Fundo Monetário Internacional sem ter relançado a sua economia.

Depois dos atentados em 2015, a pandemia voltou a fazer cair o turismo, deixando no desemprego dezenas de milhares de pessoas. A produção de fosfato e petróleo foi prejudicada por manifestações por emprego e infraestruturas nas regiões marginalizadas e a classe política, dividida e paralisada por lutas de poder, tem falhado na ação.

A falta de perspectivas tem feito aumentar as partidas clandestinas para a Europa, que registaram o ano passado um pico inédito desde 2011. De 2019 para 2020 aumentou cinco vezes o número de tunisinos a chegar às costas italianas. Mas “a juventude que cresceu numa Tunísia livre ainda acredita na revolução”, considera Talbi.

Tags: aniversárioBen AliRevoluãoTunísia
Notícia Anterior

Migrações: Grécia pede ajuda à UE para o regresso de migrantes à Turquia

Próxima Notícia

Confirmada pena de 20 anos de prisão para ex-presidente sul-coreana

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Confirmada pena de 20 anos de prisão para ex-presidente sul-coreana

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In