Pentágono não ofereceu detalhes sobre operação
Notícias ao Minuto Brasil
O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (31) que o governo enviará mais membros das Forças Armadas para a fronteira com o México, além dos cerca de cinco mil já anunciados, para conter a caravana de cerca de sete mil migrantes centro-americanos e mexicanos que viaja desde o último dia 13 em direção aos Estados Unidos.
“Muito mais tropas estão a caminho. Nós NÃO deixaremos essas caravanas, que também são formadas por bandidos muito ruins e membros de organizações criminosas, entrarem nos EUA. A nossa fronteira é sagrada, e vocês devem entrar legalmente. DEEM MEIA-VOLTA!”, escreveu o presidente norte-americano em seu perfil no Twitter.
“As caravanas são compostas de alguns combatentes e pessoas muito fortes. Eles lutaram com força e agressividade contra o México na fronteira norte antes de atravessar. Os soldados mexicanos ficaram feridos e foram incapazes, ou não tiveram vontade, de deter as caravanas”, acrescentou o magnata republicano.
A caravana principal se encontra atualmente na cidade de Juchitán, no México, a cerca de dois mil quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Na segunda-feira (29) uma segunda caravana com outros dois mil migrantes cruzou a fronteira entre Guatemala e México, com o objetivo de se juntar ao grupo.