• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 18 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Trump ataca aliado que criticou fim de cidadania a filhos de imigrantes

1 de novembro de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 3 mins
0

“Você não pode acabar com o direito à cidadania com uma ordem executiva”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan

Notícias ao Minuto Brasil

A menos de uma semana das eleições legislativas, a intenção do presidente americano, Donald Trump, de acabar com o direito à cidadania de filhos de estrangeiros nascidos nos EUA não caiu bem nem no Partido Republicano.

O presidente pretende fazer isso com uma ordem executiva (decreto-lei), caminho mais simples que modificar a 14ª emenda da Constituição, que dá direito à cidadania a todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos EUA e “sujeitas a essa jurisdição.”

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, uma das lideranças republicanas, “você não pode acabar com o direito à cidadania com uma ordem executiva”. A declaração foi dada a uma rádio de Kentucky na terça-feira.

Apesar da crítica pontual, Ryan disse concordar “totalmente” com o presidente na questão da imigração ilegal. “Nós -republicanos na Câmara e esse presidente- estão em total acordo na necessidade de deter a imigração ilegal, proteger nossa fronteira e consertar nossas leis.”

Nesta quarta, Trump rebateu Ryan, que não tentará a reeleição na Câmara.

Em uma rede social, o presidente escreveu que o colega de partido “não sabe nada” sobre direito à cidadania por nascimento e “deveria dar prioridade a manter a maioria” republicana na Câmara dos Deputados, “em vez de dar suas opiniões” sobre o assunto.

“Nossa nova maioria republicana vai trabalhar nisso, fechando os buracos na imigração e protegendo nossa fronteira!”, acrescentou.

Nas eleições de meio mandato presidencial, na próxima terça (6), os republicanos tentam manter a maioria na Câmara e no Senado. Analistas indicam que o primeiro cenário é pouco provável, enquanto, no segundo, o risco de isso não ocorrer é baixíssimo.

Um porta-voz de Ryan não quis comentar sobre o tuíte de Trump.

Nesta quarta, o presidente voltou a dizer que acredita que pode acabar com o direito à cidadania por meio de uma ordem executiva, embora tenha acrescentado que preferiria que isso ocorresse por meio de uma legislação aprovada no Congresso e que eliminasse essa garantia constitucional.

“Eu preferia fazer isso pelo Congresso, porque é permanente, mas certamente poderemos fazer isso… eu realmente [acredito] que nós possamos fazer isso por uma ordem executiva”, afirmou o presidente, acrescentando que discutiu o assunto com especialistas em direito.

Advogados e defensores dos direitos de minorias avaliam que a medida daria início a uma batalha legal que pararia na Suprema Corte, onde dificilmente conseguiria a maioria de cinco dos nove juízes.

Trump, porém, acha que é possível. Ele fez referência ao Daca, programa que protegia jovens que migraram na infância para os EUA e que foi criado por ordem executiva assinada pelo ex-presidente Barack Obama -e encerrado pelo republicano.

O republicano sugeriu que se o democrata pôde emitir uma ordem sobre o tema, ele poderia eliminar o direito à cidadania pelo mesmo mecanismo. “Se o presidente Obama pôde aprovar o Daca…nós podemos fazer isso por ordem executiva”, disse.

Na época, porém, o próprio Trump e outros republicanos afirmaram que a medida adotada por Obama desafiava leis federais.

Pela proximidade da votação legislativa, muitos especialistas acham que a intenção é fazer um aceno a sua base e servir como uma espécie de incentivo para que os eleitores saiam para votar.

“Ele adora intimidar, sabe que joga bem com sua base e torna essas minorias seu alvo. Ele faz isso para inflamar seus apoiadores”, afirma Donald Kerwin, diretor-executivo do Centro para Estudos da Migração.

Notícia Anterior

Trump enviará mais tropas para conter caravanas

Próxima Notícia

Mais de um milhão de venezuelanos entraram na Colômbia em 2018

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Mais de um milhão de venezuelanos entraram na Colômbia em 2018

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In