Evento tradicional na Praça dos Três Poderes fez parte das comemorações do aniversário de Brasília
Embaixadores entre outros diplomatas participaram, neste domingo (23), da solenidade da Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento fez parte da programação festiva do 63º aniversário da capital.
Os secretários de Turismo, Cristiano Araújo e de Relações Internacionais, Paco Britto, representaram o Governo do Distrito Federal e receberam os diplomatas que prestigiaram a solenidade cívica. Eles fizeram um tour com os diplomatas pela praça, um dos cartões postais da cidade.
O evento, que acontece, tradicionalmente, nos primeiros domingos de cada mês, no mês de abril, lembrou o aniversário de Brasília, reunindo além do corpo diplomático, centenas de militares e autoridades.
A substituição da bandeira ocorre todo primeiro domingo do mês. Desta vez, a cerimônia foi comanda pela Marinha e ocorre de forma sincronizada. Ao som do Hino Nacional, e com uma salva de 21 tiros de canhão, uma Bandeira Nacional é hasteada. Somente após ela chegar ao topo do mastro, de 100 metros de altura, a antiga é arriada ao som do Hino da Bandeira.
A bandeira tem 286 metros quadrados e pesa mais de 90 quilos. A substituição ocorre mensalmente devido ao desgaste sofrido pelo sol e pelo vento. Após a substituição, ela é retirada da Praça dos Três Poderes e guardada para incineração no Dia da Bandeira. É o símbolo mais importante da Nação, a representação do patriotismo.
O mastro que sustenta a bandeira é formado por 24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência das unidades da Federação e dos três poderes da República. Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”. O comando da Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional ocorre em revezamento entre Marinha, Exército, Aeronáutica e o Governo do Distrito Federal.